As Marcas de Vinho Mais Admiradas no Mercado Brasileiro.

Atualizado 11/04/2020

Amigos,

Há menos de uma semana publiquei a lista da 50 Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo pela pesquisa da Drinks International (link aqui). Entre os comentários e feedbacks que recebi, tanto aqui no Blog como nos grupos de whatsapp e nas redes sociais, alguns leitores questionaram a relevância da publicação e outros estranharam a ascensão meteórica da primeira colocada da lista, a Catena Zapata, que não fazia parte da lista anterior.

Respondendo inicialmente a segunda questão, contatei o responsável pela publicação, Martin Green, editor da Drinks International, que gentilmente respondeu com as considerações a seguir: “No que diz respeito à nossa votação, com a ajuda da Wine Intelligence, temos crescido nossa academia global e melhorado nosso alcance, isso inevitavelmente significa que novas marcas serão introduzidas na lista. Isso é positivo do nosso ponto de vista, pois sentimos que isso fornece uma representação ainda melhor dos mercados globais”.

Em relação a relevância, entendo que possa ter um valor subjetivo, assim como inúmeras outras pesquisas em diversos setores de mercado, não apenas em vinhos. Mas, tanto a Catena Zapata como outras vinícolas citadas na lista, divulgaram em redes sociais o resultado da votação e com certeza farão uso do resultado dessa publicação para divulgar ainda mais seus produtos. A própria Concha y Toro, primeira colocada do ano passado, já se intitulou como a Marca de Vinhos Mais Poderosa do Mundo, nos anos onde recebeu essa premiação ou semelhante. Nas fotos abaixo e acima, temos exemplos dessa divulgação por parte dos elegidos.

Martin Green, o editor da publicação, também nos informou alguns critérios utilizados pelos membros da academia para eleger seus votos, através dos comentários mencionados por eles:

“Consistente ano após ano na entrega de qualidade e valor aos consumidores”.

“Produtores orientados para a qualidade (para onde o mercado está indo) comprovando excelência de suas respectivas regiões, com inovação.”

“Várias razões; a conscientização ambiental e as práticas sustentáveis são essenciais, fundamentais para estabelecer um exemplo internacional para a grande maioria dos produtores de vinho desinclinados; melhoria do produto ou extensão da marca que foi memorável”.

“Eu selecionei marcas que entendem seu setor de mercado e trabalharam para se tornarem as melhores nesse setor”

“Todas as boas marcas com bons preços e distribuição internacional.”

 

As Marcas de Vinho Mais Admiradas no Brasil.

Aproveitando o embalo da publicação, faço o seguinte questionamento aos leitores: na sua opinião, quais são as três marcas de vinhos comercializadas no mercado brasileiro, independente do país ou região de origem que são mais admiradas pelo público em geral?

A resposta deve levar em conta não somente seu gosto pessoal, mas também a sua percepção em relação ao público consumidor de vinhos em geral, baseado-se se possível, como orientação para essa avaliação, em algum(ns) dos critérios acima citados.

Essa pesquisa não tem nenhum valor estatístico, apenas uma enquete. O objetivo é conhecer as marcas de vinho mais importantes na opinião dos seguidores do blog. Em teoria, seriam as marcas que praticamente se vendem sozinhas.

Peço que deixem seu voto nos comentários, enviem por Whatsapp ou pelas redes sociais. Em breve divulgo o resultado por aqui.

Aproveito para deixar minha opinião:

1° Catena Zapata.
2° Concha y Toro
3° Cartuxa

E deixo uma menção honrosa para a Valdivieso e seu Caballo Loco e para a Viña Cobos.

Justificativa: todas tem uma extensa linha de produtos, dos vinhos de entrada aos mais renomados, atingindo todas as faixas de clientes, forte poder de divulgação da marca e reconhecimento do público em geral.

Caballo Loco – História, Curiosidades e Degustação.

Resultado da Pesquisa:

A pesquisa contou com o voto de 79 participantes através dos comentários no post e dos votos por WhatsApp e Facebook. Cada participante votou em 3 marcas e 48 marcas diferentes receberam ao menos 1 voto.

Vou apresentar o resultado de duas maneiras diferentes, para aprimorar a análise:

A primeira leva em conta a posição da marca no voto (primeiro, segundo ou terceiro lugar), sendo que o voto em primeiro lugar vale 3 pontos, em segundo lugar vale 2 pontos e em terceiro lugar vale 1 ponto. As doze mais votadas estão no gráfico abaixo.

Marcas 1

A segunda leva em conta apenas o número de votos que cada uma das marcas recebeu, independente de sua posição (primeiro, segundo ou terceiro). Nesse caso apresentamos as 16 mais votadas.

Marcas 2

Lembramos que a pesquisa não tem valor científico, apenas uma enquete entre os amantes dos vinhos.

Agradeço a todos que participaram!!

52 comentários em “As Marcas de Vinho Mais Admiradas no Mercado Brasileiro.

      1. Vinícolas mais lembradas no Brasil

        Creio que sejam

        Angelica Zapata

        Concha y Toro

        Miolo

        As minhas prediletas são:

        Biondi Santi

        Antinori

        Chateau Ducru-Beaucaillou

        Abraços

        Curtir

    1. Eu tenho dois formatos de analise, primeiro o baseado em vinhos de mais qualidade e outro de forma popular
      A primeira:
      1° Concha y Toro
      2° Catena Zapata.
      3° Cartuxa

      De forma popular (levando em consideração consumo de vinho em gôndulas de supermercado)
      1° Concha y Toro
      2° Goes
      3° Peterlongo

      Curtido por 1 pessoa

  1. 1 – Viña Cobos
    2 – Antinori
    3 – Concha y Toro

    É difícil levar em conta a percepção das pessoas outras que não as que convivo “enolicamente”…

    Quanto aos critérios mencionados, só posso observar que, para uma coisa séria, contrata-se empresa de pesquisa de opinião, que dispõe de metodologias adequadas para isso.,,

    Por perto, Catena Zapata, sim,
    e Zuccardi também, ambas com linhas de produtos muito expressivas.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Eu vou levar em consideração o aspecto popular mas vou ousar. Visto que a maior parte do consumo de vinhos no Brasil é de “vinhos suaves”, gostaria de pontuar esse tema em específico.

      Nesse caso, diria que:

      1 – Concha Y Toro
      2 – Aurora
      3 – Toro Loco

      Curtido por 1 pessoa

  2. Grande Post Sitta, brincadeira bacana. Evidentemente as escolhas levam em consideração o gosto pessoal e prá não ser injusto incluo aí uma por país:

    Cartuxa, Antinori e a Cobos. Vinhos para todos ps gostos e bolsos e um excelente trabalho de promoção e marketing.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito interessante essa enquete, Rodrigo. As minhas 3 preferidas seriam:

    – Krug
    – DRC
    – Gaja

    Mas esse universo é imenso e ficam de fora outras marcas excepcionais.

    Do Brasil, as 3 mais admiradas para mim seriam:

    – Geisse
    – Casa Valduga
    – Miolo

    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Grande Sitta , deixo aqui minha opinião nesse espaço maravilhoso que vc idealizou e que o Mazon e o Nahas sempre escrevem.
    Minha opinião é com base numa mescla pessoal com da reação das pessoas que seguem meu instagram ok ?

    1 – Catena
    2 – Cartuxa
    3 – Cave Geisse.

    Forte Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá, amigo!
    Entendo que as marcas nacionais mais admiradas no Brasil são:
    1- Miolo
    2- Valduga
    3 – Pizzato
    As três empresas produzem tanto vinhos de entrada assim como de alta gama com muita qualidade e muita constância.
    Respeito total aos pequenos produtores e que também fazem um trabalho que nos botam à frente de muitos grandes produtores, mas aqui o pensamento é sobre como o consumidor, de uma maneira geral, enxerga as marcas.
    Abraços e saúde!

    Curtido por 2 pessoas

  6. Para as internacionais, eu trocaria apenas Cartuxa pela José Maria da Fonseca (Periquita) ou Esporão. Das brasileiras, eu escolheria Miolo, Aurora e o terceiro lugar seria uma disputa de Salton com Valduga.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário