Os Vinhos e as Amizades nos Fazem Superar Dificuldades

Amigos,

Já faz algum tempo que queria escrever este post. Na verdade, a ideia surgiu logo após a primeira confraria virtual (pelo Zoom Rooms) que fizemos logo no início da quarentena, mas acabei demorando e perdi o “timing”.

Depois de ontem (que já explico o que houve), me senti obrigado a retomar o assunto.

Como todos devem acompanhar, o Blog costuma realizar eventos com algumas degustações especiais, a maioria delas está publicada aqui. Com a necessidade de quarentena devido ao Covid-19, tanto esses eventos como os encontros das confrarias que participo, tiveram que ser adiados por tempo indeterminado. E, devido minha grande ligação com vinhos e ao ciclo de amizades que ele me trouxe, fato que eu já comentei muitas vezes por aqui, confesso que o impacto inicial foi grande.

Como Ajudar a Comunidade Vinícola Durante o COVID-19.

A pergunta era: como fazer para manter ativo os ciclos de amizade, as degustações, as confrarias, os eventos do blog e até o próprio blog? Afinal, sem degustações, encontros, viagens e visitas à vinícolas, os temas ficam limitados, falta inspiração.

E a solução foi SE REINVENTAR!

Não, não descobri a roda e nem criei uma ferramenta mágica. Eu apenas procurei me adaptar às soluções que vinham sendo mostradas no início da quarentena com um pouquinho de criatividade. Mas não estou aqui pra falar de soluções, estou aqui apenas para descrever como pode ser melhor aproveitada a experiência dessa nova realidade temporária.

Eu nunca fui favorável as degustações online. E olha que fui convidado para várias! Nunca me agradou a sistemática através do Whatsapp. Só que quando fizemos a primeira pelo Zoom Rooms, com áudio e vídeo e outros recursos, a experiência foi completamente diferente. Muito mais interação somada a uma necessidade de um mínimo contato social tornaram essa experiência muito melhor!

E se, por um lado, a quarentena tem trazido todas as dificuldades, preocupações e prejuízos que todos temos vivido, por um outro lado ela tem me trazido oportunidades únicas.

E se você chegou até aqui, peço que leia até o final!

O primeiro evento virtual do Blog foi uma degustação de grandes vinhos uruguaios. E para torná-lo um pouco mais especial, consegui com meus queridos amigos do Uruguai que eles fizessem um vídeo, explicando sobre seus principais vinhos, seus vinhedos e seus processos. O objetivo era aproximar os participantes das vinícolas, nesse momento de isolamento. O evento foi dividido em dois dias e também contou com a presença da Mariana Cerutti, da Viñedo de Los Vientos no segundo dia, tornado o encontro ainda mais especial. Esses vídeos, dos enólogos e proprietários de bodegas uruguaias, que gentilmente dedicaram seu tempo para produzi-lo, podem ser vistos no link a seguir:
https://www.instagram.com/vaocubo/channel/?hl=pt-br

 

Na semana seguinte, programamos uma degustação de vinhos de Salta (vinhos de Autor), com a participação dos enólogos Paco Puga, da El Porvenir e Rafael Domingo, da Domingo Molina. Eles pessoas queridas e grandes profissionais que conheci em Cafayate, e que foram extremamente atenciosos conosco. Foi uma grande emoção e um marco na história do Blog ter enólogos de tamanho prestigio e reconhecimento explicando seus vinhos durante a nossa degustação. Sem palavras para agradece-los!

 

E ontem um evento inesquecível pra mim. Uma degustação de vinhos da Cobos, uma das minhas bodegas preferidas, com um vídeo de saudação do Andrés Vignoni, enólogo da Cobos, que tive o prazer de conhecer em Mendoza e a participação dos fundadores da Cobos, Andrea Marchiori e Luis Barraud, falando da história da bodega e de seu novo empreendimento, a bodega Marchiori & Barraud, junto com um jantar harmonizado especialmente preparado pela @cozinhaduted, e entregue a todos somente para finalizar o prato em casa. Momentos realmente especiais.

E pra que tudo isso desse certo, teve uma lista de pessoas que ajudaram e que eu preciso agradecer. E sei que todos fizeram somente para ajudar a amenizar esse momento e, provavelmente, pelo carinho que eles tem com o Blog. Obrigado de coração!

Mas isso não é o mais importante. Não é o que foi feito o X da questão. Relatar tudo isso só foi necessário para descrever o que eu quero comentar a seguir.

A grande maioria das vezes que o Blog visitou vinícolas, vivemos oportunidades únicas, para aprender e estreitar laços de amizade. Mas, quando é que eu poderia imaginar reunir dois enólogos tão prestigiados, os fundadores da Cobos ou a proprietária da Viñedo de Los Vientos, em conjunto com 15, 20 confrades para conversar e aprender juntos, provando seus vinhos?

E quando é que eu poderia imaginar juntar amigos da Bahia, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e até do Canadá, junto com a turma de São Paulo, semanalmente, pra conversar, beber bons vinhos e aprender com eles?

E tem muito mais. Tem um amigo que nunca tive a oportunidade de encontrar pessoalmente, o Damián Maskin de Santa Catarina. Meu hermano argentino conhece como poucos os vinhos de lá e, como apaixonado que é por esse mundo, ele é bem relacionado com os enólogos e jornalistas de lá e abriu muitas portas ao Blog e ao Rodrigo Sitta (como CPF). Nosso contato sempre foi constante mas nunca havíamos degustado um vinho juntos e durante essa quarentena nos reunimos semanalmente nos encontros do blog e aprendemos um pouquinho com ele também.

E teria muito mais para citar, como as lives, onde temos aprendido bastante (eu mesmo participei de uma com o Bob Junior, da Confraria do Bob) e os grupos de vinhos no Whatsapp que estão muito mais ativos, mas o texto ficaria muito longo.

Óbvio que eu não vejo a hora de acabar a quarentena e retomarmos os encontros presenciais, as degustações, os eventos do Blog, as viagens e visitas e principalmente abraçar os amigos queridos. Lógico que eu também prefiro poder provar os vinhos dos amigos e que eles provem o meu, carinhosamente separado para a confraria. Mas, quando isso acontecer, não será igual, será diferente e provavelmente melhor!

Algumas novidades vieram para ficar. Descobrimos que não precisamos ficar muito tempo sem nos reunir com nossos amigos mais distantes, com pessoas que agregam conhecimento no mundo dos vinhos, mesmo que esse encontro ocorra virtualmente.

E talvez tenhamos descoberto que podemos fazer mais com menos. Dai vem o título do Post: Os Vinhos e as Amizades nos Fazem Superar Dificuldades!!!

Uma das provas disso é que já foi constatado um grande aumento no consumo mundial de vinhos.

Então meus amigos, é hora de parar de reclamar e de se reinventar. Hora de tirar o máximo de proveito desse período de isolamento social que se faz necessário pela saúde de todos!

Bons vinhos e nos vemos em breve!!!

 

 

 

25 comentários em “Os Vinhos e as Amizades nos Fazem Superar Dificuldades

  1. Sitta, participei de dois desses acima, e a experiência foi fantástica, além de rever amigos próximos e de confrarias, conheci pessoas de outros estados e países. Teve ainda todo o material que vc apresentou, a presença ao vivo dos Enólogos que fizeram os vinhos que estávamos tomando. Juro, vc viu, eu fiquei muito emocionado. Fantástico é a palavra mais apropriada para o que aconteceu amigo. Vida longa ao Vaocubo, sempre com novidades que nos encantam! Meus parabéns!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns Sitta! Que belo texto que saiu da sua alma amigo! Agradeço por estar fazendo parte desse grupo de amigos tão especiais cujo conhecimento, a maioria veio através de você Sitta! Continue na sua trilha! Muitas frutos bons serão colhidos amigo! Receba um abraço amigo!!

    Curtido por 3 pessoas

  3. Parabéns por se reinventar e pelo Post, que traduz muito nossos sentimentos e emoções
    Nós da confraria Niterói, temos feitos alguns eventos virtuais, e têm sido muito legal
    Sucesso sempre e Saúde
    Abs

    Curtido por 4 pessoas

  4. Tinha pra mim que Confraria on-line não seria proveitosa, principalmente por não poder partilhar dos vinhos como fazemos na presencial, mas a experiência é ímpar com a forma que VaoCubo/Sitta tem proporcionado.
    Só tenho a agradecer por essa experiência e desejar todo sucesso sempre.

    Curtido por 2 pessoas

  5. Sitta, esses eventos e esses momentos que temos nos reunido tem sido o ponto alto desses dias chatos e intermináveis da quarentena.
    Parabéns pela iniciativa, e que venham os próximos!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Parabéns, Rodrigo! Bonito texto e com abordagem muito adequada para a situação. De fato, a tecnologia vem cumprindo seu papel principal de facilitar e melhorar a vida das pessoas. Sem dúvidas, isso tem aberto novas possibilidades, em especial de acesso a pessoas muito distantes. Mas … não se esqueça de que foi a sua disposição de visitar esses enólogos, de confraternizar com esses amigos e a experiência que viveram juntos cada uma dessas oportunidades é que possibilitaram o afeto, o prestígio e a vibração positiva desses encontros virtuais. A tecnologia não substitui o que foi criado antes e isso é fundamental. Parabéns e faço votos que o sucesso, extremamente merecido, só se multiplique. Abraço.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Com certeza Mazon. Inclusive abrimos algumas portas juntos em Mendoza, foi uma experiência incrível. E como eu disse no texto, não vejo a hora de retomar os encontros presenciais mas ficou algo de positivo dessa lição,

      Curtir

  7. Vou resumir, Sitta!

    Só aplausos para você, sua capacidade e determinação. E, em particular, de sua gentileza para comigo.

    Olho em frente na expectativa de também, em breve, podermos participar dos eventos clássicos. Mas concordo que os virtuais nos conquistaram à todos e vieram para ficar e enriquecer o repertório.

    Grande abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Olá, caro, ótima reflexão.
    Na taça e na vida, reinventar-se é preciso e o aprendizado, permanente.
    Talvez a grande lição seja que, com ou sem pandemia, devemos ter uma postura de eternos aprendizes e que verdades não são absolutas.
    Grande abraço e ótimos goles sempre,
    Marco Merguizzo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s