Dia Internacional do Malbec: 10 Vinhos Argentinos para Comemorar

Olá!
O Malbec World Day foi comemorado no último dia 17. Entretanto, na Argentina, essa comemoração se estende por todo o mês de abril.
E para também continuarmos a comemorar a data, solicitei que nossa especialista em vinhos argentinos, a jornalista Jackie Javkin, de Buenos Aires, nos indicasse uma lista dos melhores vinhos varietais ou cortes de Malbec da atualidade, para todos gostos e bolsos. 
Abaixo uma lista com 10 vinhos na cepa para provar neste mês tão especial.
Eu já provei 5 deles e tenho 1 adegado!  Nos conte nos comentários qual vocês provaram!!

Por Jackie Javkin

Antes de mais nada, o que é o Dia Mundial do Malbec?

É uma data promovida pela Wines of Argentina, a associação de vinícolas que tem como objetivo divulgar o consumo de vinhos argentinos no exterior.

A Wines of Argentina, como mencionei no parágrafo anterior, é uma entidade que desde 1993 promove a marca e a cultura como país dos vinhos argentinos para o mundo, tornando conhecidas todas as regiões produtoras da República Argentina. Desde 2011, a Malbec é a cepa mais cultivada no território argentino, em diferentes geografias (algumas impensáveis) e se posicionou como líder em volume, qualidade e exportação internacional.

+ Malbec World Day – Curiosidades sobre o Malbec.

Meus escolhidos para continuar oferecendo grandes experiências no mês de Malbec:

Trapiche Terroir Series Malbec 2015 – Finca Coletto, Bodega Trapiche.

Finca Coletto 2015

Trapiche Terroir Series Malbec, é uma série de vinhos que expressa a riqueza da diversidade dos diferentes solos. Todos os anos, enólogos e agrônomos se reúnem e selecionam os três melhores vinhos Malbec feitos com uvas das vinhas de seus produtores independentes.
Lembre-se de que, em maio de 2019, em uma prova cega realizada na VINEXPO (Bordeaux, França), o Finca Coletto foi escolhido entre 1.000 vinhos de diferentes geografias do mundo e foi selecionado como o “Melhor Malbec” da série.
É um Malbec com uma cor vermelha arroxeada, extremamente elegante. É fresco e redondo, com taninos doces, onde dá lugar a suculência e amplitude na boca. Sem dúvida, é um Malbec incomum.

Localização da vinícola: Calle Nueva Mayorga s / n, M5513 Maipú, Mendoza
Site da vinícola: https://www.trapiche.com.ar/

Adriana Vineyard River Stone Malbec 2016, Bodega Catena Zapata.

River Stones 2016

Hoje, a quarta geração da família Catena lidera o renascimento da Malbec nos vinhedos de grande altitude da Argentina.
Em particular, esse rótulo é um vinho que recebeu o nome de um pequeno terreno coberto por pedras redondas brancas, que pertenciam ao leito de um rio antigo.
Você pode perceber neste Malbec aromas incríveis de amoras, terra úmida e é um pouco floral. Ele taninos encorpados e ultrafinos que se fundem no vinho. Um final longo, que sugere as sutilezas definidas pelo terroir. É um vinho que pode ser bebido hoje, ou pode ser guardado por décadas.

Localização da vinícola: Cobos S / N, M5509 Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina.
E-mail da vinícola: turismo@catenzapata.com
Site da vinícola: http://www.catenawines.com/

El Enemigo Malbec 2015, Bodega Aleanna.

A Bodega Aleanna é um projeto de Adrianna Catena e Alejandro Vigil. Eles fazem vinhos finos e de alta qualidade e realizam um projeto que representa um profundo respeito pela história, tradição e sua completa irreverência em relação ao status quo.

El Enemigo Malbec 2015

Esse Malbec é produzido com uvas de Gualtallary, em Tupungato – Mendoza, com uma pequena parcela de Cabernet Franc e Petit Verdot misturados no vinhedo. Aromas intensos, lembranças de ameixas e cerejas, com um toque levemente herbáceo. Sua suculência é surpreendente, envolvente e aveludada. Taninos cheios de sabor e expressão.

Localização da vinícola: Videla Aranda 7008, M5519 Maipú, Mendoza
E-mail da vinícola: constanzah@enemigowines.com
Site da vinícola: http://www.enemigowines.com/

Matervini Antes Andes Canota Malbec 2018, Bodega Matervini.

Matervini é o projeto do renomado Santiago Achával, na direção, e Roberto Cipresso, na enologia. Eles partem da premissa da mesma variedade de uvas com diferentes geografias e produzem vinhos de caráter único. A filosofia da vinícola é sempre buscar inovação no que já é conhecido.

Matervini Antes Andes

Eles têm um vinhedo no sopé da Pré-Cordilheira mendoncina, no Pampa de Canota, de onde fazem esse Malbec em particular, que o diferencia. É profundo, com aromas expressivos de pimenta rosa e com presença de fruta intensa. É de corpo médio, fresco e com uma certa suculência. É um Malbec que sugere as sutilezas definidas pelo terroir.

Localização da vinícola: Calle Cobos 2142, Perdriel, Luján de Cuyo, Mendoza.
E-mail da vinícola: turismo@matervini.com
Exportar email: ventas@matervini.com
Site da vinícola: https://www.matervini.com/

Altar Uco Idade Média Vermelho 2016, Bodega Altar Uco.

Juan Pablo Michelini acredita que a passagem do tempo o ajuda a criar vinhos únicos, vinhos tranquilos. Isso é demonstrado por essa mistura de Malbec (50%), Cabernet Franc (30%) e Merlot (20%) feitos a partir de uvas da Gualtallary.

Edad Media 2015

Seu estágio por 12 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros o estrutura, enquanto a passagem por ânforas de cimento de 3.000 litros proporciona calma, tranquilidade e harmonia. Posteriormente, o corte fica por um ano em garrafas. É um vinho que contém vida e história, hoje e passado, e que permite vislumbrar o crescimento que terá ao longo dos anos devido à sua grande capacidade de guarda.

E-mail da vinícola: jpm@altaruco.com
Site da vinícola: http://altaruco.com/pr/

Rompecabezas Malbec 2017, Finca Beth.

O “Quebra-cabeças” é um vinho feito a partir de uvas selecionadas nos melhores quartéis da propriedade.
O enólogo do projeto é Felipe Stahlschmidt, que decidiu fazer um varietal puro do Malbec, junto com seu criador Enrique Sack e o engenheiro agrônomo Carlos Caggiati. Se nos referirmos a Rompecabezas, claramente provaremos um Malbec que sensibiliza, com uma visão diferente do terroir.

ROMPECABEZAS

É um vinho fácil de beber, elegante com taninos amigáveis e contém uma estrutura suave que dá origem ao poder das frutas maduras.

Localização da vinícola: San Carlos, Mendoza, Altamira, Mendoza.
E-mail da vinícola: yairlw@gmail.com
Exportar email: enriquesack@hotmail.com
Site da vinícola: https://www.fincabeth.com/

Callejón del Crimen Gran Reserva Malbec 2017, Vinos de La Luz.

Em cada uma das vinícolas, a Vinos de La Luz trabalha com a mesma filosofia: respeito pela terra, seus frutos e a qualidade dos vinhos.
A origem deste Malbec é em Vista Flores (Vale de Uco, Mendoza, Argentina). O diretor de enologia deste projeto é Pablo Navarrete.

CALLEJON DEL CRIMEN - Gran Reserva Malbec

É um Malbec de cor rubi profunda com notas violeta e azulada. É intenso e de grande densidade. Frutos vermelhos maduros, geléia de ameixa e notas herbáceas são percebidos. Notas sutis de café, chocolate e baunilha. É um vinho complexo, com uma boa estrutura, equilibrado, cremoso e com final persistente. O potencial de guarda é de aproximadamente 8 anos.

Endereço da vinícola: Armani, s / n Villa Seca – Tunuyan, Vale de Uco (5563) Mendoza.
E-mail da vinícola: info@vinosdelaluz.com
Exportar email: rmas@vinosdelaluz.com
Site da vinícola: https://www.vinosdelaluz.com/

4000 MALBEC 2017, Bodega Budeguer.

Federico Bizzotto é o enólogo-chefe da Budeguer e encarregado de interpretar o potencial e a personalidade de cada terroir que dá vida aos seus vinhos.
O rótulo 4000 é uma homenagem às suas origens (4000 é o código postal de Tucumán) e a terra que seus produtores escolheram para realizar o sonho do vinho. Após uma cuidadosa seleção de uvas, a linha Reserva é feita buscando preservar sua essência e identidade varietal, aprimorada por sua passagem pelos barris de carvalho francês e americano.

4000 Malbec

É um vinho tinto púrpura, no nariz apresenta boa intensidade com notas de frutos vermelhos maduros. Seus aromas lembram baunilha, pimenta preta, que conferem um caráter especial. Tem um palato médio amplo, com taninos redondos e doces. É um Malbec com um final longo, com uma boa acidez e uma potência contida.

Localização da vinícola: Rota Provincial 15 km 31,5, Mendoza
E-mail da vinícola: info@budeguer.com
E-mail de exportação: wdebossan@dolomitiwine.com.br
Site da vinícola: https://www.budeguer.com/

Malma Universo Malbec 2017, Bodega Malma.

A vinícola pertence à família Viola, pioneira e visionária da região vinícola de San Patricio del Chañar. Além disso, eles têm uma ótima equipe e o renomado enólogo Consulting Hans Vinding – Diers.
A filosofia da vinícola é encontrar a essência do terroir e trazer a Patagônia Argentina para o mundo como uma região que produz vinhos únicos.

Malma
Este Malbec é caracterizado por apresentar uma cor vermelha intensa com reflexos roxos. Aromas de frutas como ameixas maduras e amoras, acompanhados por um toque sutil de baunilha. Isso nos lembra sabores como compotas, especiarias e fumaça fornecidos pela passagem pelos barris de carvalho francês. É um vinho intenso, com final longo e persistente, com grande potencial de guarda.

Localização da vinícola: Añelo, Neuquén, Patagonia Argentina
E-mail da vinícola: visits@bodegamalma.com
Site da vinícola: http://www.bodegamalma.com/
Site de exportação: http://www.bodegamalma.com/pt-br/

Palo Domingo 2011, Bodega Domingo Molina.

Domingo Molina é uma vinícola familiar em Cafayate (Salta, Argentina). Sua filosofia é produzir vinhos de alta qualidade.

Palo Domingo

Este é o vinho ícone da vinícola e constitui a expressão máxima da geografia de Salta. O corte é composto por 80% de Malbec e Palo Domingo é feito apenas nos anos onde a uva atinge sua plenitude de qualidade e excelência. O seu envelhecimento em barricas novas de carvalho francês torna-o elegante, estruturado e com um potencial de guarda excepcional.

Localização da vinícola: Yacochuya Norte CP4427, Salta, Argentina
E-mail da vinícola: info@domingomolina.com.ar
Site da vinícola: http://domingomolina.com.ar/

Espero que gostem das dicas e Viva a Malbec!!

+ Malbec World Day – Degustação da Wines of Argentina.

Por Jackie Javkin
– Productora & Prensa Gastronómica.
– Conductora & Productora de Contenidos del Programa radial Recorriendo Sabores (Martes de 20 a 21hs por FM 89.7 Radio Porteña o sino bajando la app desde cualquier dispositivo desde Bs.As. al mundo).
– Organizadora de las Ediciones de la Wine Fest en Bs.As. – Argentina. (Festival de Vinos, Destilados & Gastronomía).
– Consultoría en Marketing & Comunicación.
– Asesoramiento & Diseño de Cartas a Restaurantes, Bares & Vinotecas.;
– Periodista Free Lance. 7 años Comunicando.
– Socia de la Asociación Argentina de Sommeliers.

110 comentários em “Dia Internacional do Malbec: 10 Vinhos Argentinos para Comemorar

  1. Muito interessante o relatório. Ótimo trabalho do jornalista e excelente site Rodrigo. Graças ao Instagram, eu o descobri. Ele escreveu várias cópias que eu não conheço. E onde posso comprar os vinhos da Callejón del Crimen em San Pablo?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Roberto.
      Infelizmente ainda não tem importação no Brasil. Tenho um amigo que tem apenas o Iluminado Malbec 2015, o Ícone. Se interessar me avise.

      Curtir

  2. Que agradable nota Jackie Javkin, felicidades por el Sitio Vaocubo. Gracias a la tecnología nos deja pasar mejor esta pandemia y disfrutar de los sensacionales vinos argentinos. Y con los ojo cerrados, me quedo con los vinos de materini y catena.

    Un fuerte abrazo a todos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Qué buen articulo Jackie. Excelente sitio Vaocubo y felicidades Rodrigo. Brindo por más comunicadoras como Jackie. Te escucho siempre en tu programa Recorriendo Sabores. Salud por nuestra Embajadora del Vino Aregntino. Saludos desde Palermo, Bs.As.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s