Napa Valley

Amigos,
Aproveitando a proximidade de nossa nova colaboradora, Marilia, com Napa Valley, vamos publicar algumas postagens com dicas de visitas e vinícolas da região.
Boa leitura!

Por Marilia Fujiwara

Qualquer amante de vinho provavelmente já ouviu falar em Napa Valley, região ao norte da Califórnia, famosa pelos vinhos Merlot, Chardonnay, Pinot Noir e principalmente pelo Carbernet Sauvignon. Moro em Davis, a aproximadamente 90 minutos das vinícolas e, toda vez que recebemos visita, Napa Valley é uma parada obrigatória. Por causa disso a região se tornou uma das minhas queridinhas. E olha que a disputa é brava: temos por aqui Lake Tahoe, São Francisco, Yosemite… Cada um com sua proposta.

Turismo em Napa Valley

Napa é absolutamente divina para quem curte um bom vinho, uma boa comida e um passeio cheio de charme.  E caso você goste de vinho, e ainda não sabe muito sobre o condado de Napa, vou te contar um pouco sobre esse lugar encantador:

Considerada a capital do vinho californiano, a região de Napa possui aproximadamente 475 vinícolas físicas que produzem mais de 1.000 marcas diferentes, sendo que 95% dessas vinícolas são familiares. A NVV (Napa Valley Vintners), organização de vitivinicultores da região, possui 550 vinícolas associadas.

Além disso, a indústria do vinho de Napa Valley representa um impacto econômico anual de mais de USD 9,4 bilhões localmente e quase USD 34 bilhões nos EUA, criando 44.000 empregos no Condado de Napa e quase 190.000 em todo o país.

Mas se engana quem acha que a maioria da produção californiana de vinho vem da região.  Ela representa “apenas” 4% das uvas cultivadas para este fim no Estado e 0,4% da produção mundial em 2018.

Mais de 34 variedades diferentes de uvas viti viníferas crescem no condado de Napa, sendo 21% da área cultivada, de uvas brancas e 79% de uvas tintas. As principais variedades são: Cabernet Sauvignon (51%), Chardonnay (13%), Merlot (9%), Sauvignon Blanc  (6%), Pinot Noir  (6%) e Zinfandel (3%).

vinícolas Napa Valley

Mas o que faz Napa ser tão especial e reconhecida? O clima seco mediterrâneo ideal para o cultivo da uva ocupa apenas 2% do planeta Terra. E adivinha qual o clima da região? Bingo! Além disso, antigamente o local era um enorme glacial e, com a influência das águas do oceano e da temperatura (com considerável amplitude térmica durante as 24 horas do dia), Napa Valley se tornou globalmente reconhecida por produzir alguns dos melhores vinhos do mundo!

Parreira Napa valley

 

Agora que você já sabe algumas curiosidades da região, vamos ao que interessa!

Como chegar lá?

A cidade turística mais próxima de Napa é São Francisco e como não há transportes públicos que conectem as duas cidades, sugiro alugar um carro e ir dirigindo. Se você sair do aeroporto internacional (SFO), por exemplo, leva cerca de 90 minutos (podendo ser um pouco mais, dependendo do trânsito). Além das estradas serem ótimas, você ainda vai poder conhecer um pouco mais a região de Napa Valley. Se você tiver tempo e se programar bem, dá para visitar umas três vinícolas por dia, pelo menos… Mas se certifique que tenha alguém sóbrio para dirigir. Caso não tenha, melhor estender um pouco a estadia! As leis americanas em relação ao consumo de álcool não são tão rígidas como no Brasil e também não há blitz. A polícia só irá te abordar se receber alguma denúncia ou então se perceber que você está dirigindo de modo que ofereça algum risco. Em todo caso, se beber, melhor evitar dirigir e estragar a viagem, né?

Sugestões de Vinícolas.

Entre as famosas, Mondavi é uma das minhas preferidas, mas falarei sobre ela em um outro post. A Sterling tem um bondinho que te leva até o topo da montanha, onde a vinícola está localizada, e tem diversas opções de tours. Já fiz um auto guiado com diversas degustações no caminho e você ainda ganha uma taça de brinde. E sim, a vista lá de cima é linda! Tem também a maravilhosa Inglenook, que pertence a Francis Ford Coppola. Antes era possível apenas visitar o local – belíssimo – mas atualmente é preciso fazer a degustação para poder curtir o ambiente. Caso contrário não abrem nem os portões.

casa da vinicola inglenook em Napa
Casa Principal da Vinícola Inglenook
Entrada da Coppola Winery
Entrada da Vinícola Coppola em Napa Valley
Dentro da Vinícola Coppola em Napa Valley
Algumas estatuetas e prêmios do diretor
Vinícola Coppola mesa do Poderoso Chefão
Sim, é isso mesmo que você está pensando. Essa é A mesa daquele poderoso!
Napa Valley Castello di Amorosa
Chegando no Castello di Amorosa

Tem também a famosa Castello di Amorosa e a desejada Opus One. Se quiser ir nessa última, é preciso reservar com antecedência e pagar $75 dólares por um flight de 3 vinhos (2 safras do Opus One e 1 safra do Overture). Se quiser provar outras safras, se prepare para desembolsar algumas centenas de dólares. Além das grandes vinícolas, há várias pequenas e encantadoras que aceitam visita e oferecem degustação e tour. Vale a pena dar uma pesquisada para conhece-las, lembrando que elas geralmente pedem para agendar com antecedência.

Wine Train.

Por fim, tem o Wine Train, um passeio de trem que te leva de um lado a outro de Napa, passando por várias vinícolas. São tantas as opções de passeios com degustações e refeições, que indico você pesquisar no site deles. Mas opte pelo tour diurno, pois o noturno apesar de charmoso, não te permite apreciar a vista.

Enfim, Napa Valley é um verdadeiro paraíso para os amantes dos vinhos e também para aqueles que querem apenas curtir um dia ou um final de semana tranquilo em um local lindo e interessante. Se Napa não estava nos seus planos e depois de ler esse blog você decidir ir, tenho certeza que irá lembrar de mim e vai me agradecer! Não tem como se arrepender!

 

DICA EXTRA:

Em Napa tem uma grande variedade de restaurantes, inclusive alguns com estrelas do Guia Michelin. Mas, se a sua prioridade é investir nos tours das vinícolas ao invés de gastar com alimentação, tenho uma ótima dica. Eu particularmente amo comer em uma mercearia local super charmosa com preço mais acessível e sanduíches deliciosos, a Oakville Grocery. Um amigo argentino que trabalha com vinhos e conhece Napa na palma da mão que sugeriu e virou parada obrigatória para a gente!

Olhando assim ninguém dá nada, né?

Local para comer em Napa Valley

Lá tem um pátio externo muito gostoso onde você pode comer e beber enquanto curte um solzinho… Embora o preço dos vinhos não seja dos melhores, vale a pena pedir para acompanhar as pizzas e sanduíches feitos na hora ou então alguns queijos e embutidos artesanais, doces e uma vasta quantidade de antepastos, azeites e vinagres. Tudo feito com produtos cultivados na região.

 

Oakville Grocery queijos Napa

Bon Voyage, ou neste caso, have a nice trip!

Marilia Fujiwara
Instagram @mariliafujiwara 
Fontes:
https://napavintners.com/

26 comentários em “Napa Valley

      1. Ótimo Post. Já visitei algumas regiões Vinícolas e lógico está no meu radar California. A leitura é ótima, as dicas também, e é exatamente o que pensava em fazer sem ter ainda um roteiro. Voltarei a ele logo quando for monta-lo. Parabéns pela colaboração.

        Curtido por 2 pessoas

    1. Obrigada, Alan! Vale a pena se programar para vir… Napa é linda e proporciona experiências incríveis para quem aprecia vinho e até para quem não é grande fã. Se precisar de mais dicas, é só falar!

      Curtido por 2 pessoas

  1. Parabéns pelo post!!! Quando fomos depois de atendimentos um pouco frios em algumas gigantes, mas que valem ir de qualquer maneira (Domaine Carneros, Hall, Château Montelena) resolvemos ir em pequenas e a recepção foi totalmente diferente!!! Frog’s Leap, Turnbull, Rutherford e Robert Sinskey.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Obrigada, Tommy! Gosto das grandes porque acho os tours completos, com ótima infra estrutura. E confesso que sempre fui bem tratada…. Mas pequenas são super charmosas e mais intimistas, né?

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s