Amigos,
Aproveitando a proximidade de nossa nova colaboradora, Marilia, com Napa Valley, vamos publicar algumas postagens com dicas de visitas e vinícolas da região.
Boa leitura!
Por Marilia Fujiwara
Qualquer amante de vinho provavelmente já ouviu falar em Napa Valley, região ao norte da Califórnia, famosa pelos vinhos Merlot, Chardonnay, Pinot Noir e principalmente pelo Carbernet Sauvignon. Moro em Davis, a aproximadamente 90 minutos das vinícolas e, toda vez que recebemos visita, Napa Valley é uma parada obrigatória. Por causa disso a região se tornou uma das minhas queridinhas. E olha que a disputa é brava: temos por aqui Lake Tahoe, São Francisco, Yosemite… Cada um com sua proposta.
Napa é absolutamente divina para quem curte um bom vinho, uma boa comida e um passeio cheio de charme. E caso você goste de vinho, e ainda não sabe muito sobre o condado de Napa, vou te contar um pouco sobre esse lugar encantador:
Considerada a capital do vinho californiano, a região de Napa possui aproximadamente 475 vinícolas físicas que produzem mais de 1.000 marcas diferentes, sendo que 95% dessas vinícolas são familiares. A NVV (Napa Valley Vintners), organização de vitivinicultores da região, possui 550 vinícolas associadas.
Além disso, a indústria do vinho de Napa Valley representa um impacto econômico anual de mais de USD 9,4 bilhões localmente e quase USD 34 bilhões nos EUA, criando 44.000 empregos no Condado de Napa e quase 190.000 em todo o país.
Mas se engana quem acha que a maioria da produção californiana de vinho vem da região. Ela representa “apenas” 4% das uvas cultivadas para este fim no Estado e 0,4% da produção mundial em 2018.
Mais de 34 variedades diferentes de uvas viti viníferas crescem no condado de Napa, sendo 21% da área cultivada, de uvas brancas e 79% de uvas tintas. As principais variedades são: Cabernet Sauvignon (51%), Chardonnay (13%), Merlot (9%), Sauvignon Blanc (6%), Pinot Noir (6%) e Zinfandel (3%).
Mas o que faz Napa ser tão especial e reconhecida? O clima seco mediterrâneo ideal para o cultivo da uva ocupa apenas 2% do planeta Terra. E adivinha qual o clima da região? Bingo! Além disso, antigamente o local era um enorme glacial e, com a influência das águas do oceano e da temperatura (com considerável amplitude térmica durante as 24 horas do dia), Napa Valley se tornou globalmente reconhecida por produzir alguns dos melhores vinhos do mundo!
Agora que você já sabe algumas curiosidades da região, vamos ao que interessa!
Como chegar lá?
A cidade turística mais próxima de Napa é São Francisco e como não há transportes públicos que conectem as duas cidades, sugiro alugar um carro e ir dirigindo. Se você sair do aeroporto internacional (SFO), por exemplo, leva cerca de 90 minutos (podendo ser um pouco mais, dependendo do trânsito). Além das estradas serem ótimas, você ainda vai poder conhecer um pouco mais a região de Napa Valley. Se você tiver tempo e se programar bem, dá para visitar umas três vinícolas por dia, pelo menos… Mas se certifique que tenha alguém sóbrio para dirigir. Caso não tenha, melhor estender um pouco a estadia! As leis americanas em relação ao consumo de álcool não são tão rígidas como no Brasil e também não há blitz. A polícia só irá te abordar se receber alguma denúncia ou então se perceber que você está dirigindo de modo que ofereça algum risco. Em todo caso, se beber, melhor evitar dirigir e estragar a viagem, né?
Sugestões de Vinícolas.
Entre as famosas, Mondavi é uma das minhas preferidas, mas falarei sobre ela em um outro post. A Sterling tem um bondinho que te leva até o topo da montanha, onde a vinícola está localizada, e tem diversas opções de tours. Já fiz um auto guiado com diversas degustações no caminho e você ainda ganha uma taça de brinde. E sim, a vista lá de cima é linda! Tem também a maravilhosa Inglenook, que pertence a Francis Ford Coppola. Antes era possível apenas visitar o local – belíssimo – mas atualmente é preciso fazer a degustação para poder curtir o ambiente. Caso contrário não abrem nem os portões.





Tem também a famosa Castello di Amorosa e a desejada Opus One. Se quiser ir nessa última, é preciso reservar com antecedência e pagar $75 dólares por um flight de 3 vinhos (2 safras do Opus One e 1 safra do Overture). Se quiser provar outras safras, se prepare para desembolsar algumas centenas de dólares. Além das grandes vinícolas, há várias pequenas e encantadoras que aceitam visita e oferecem degustação e tour. Vale a pena dar uma pesquisada para conhece-las, lembrando que elas geralmente pedem para agendar com antecedência.
Wine Train.
Por fim, tem o Wine Train, um passeio de trem que te leva de um lado a outro de Napa, passando por várias vinícolas. São tantas as opções de passeios com degustações e refeições, que indico você pesquisar no site deles. Mas opte pelo tour diurno, pois o noturno apesar de charmoso, não te permite apreciar a vista.
Enfim, Napa Valley é um verdadeiro paraíso para os amantes dos vinhos e também para aqueles que querem apenas curtir um dia ou um final de semana tranquilo em um local lindo e interessante. Se Napa não estava nos seus planos e depois de ler esse blog você decidir ir, tenho certeza que irá lembrar de mim e vai me agradecer! Não tem como se arrepender!
DICA EXTRA:
Em Napa tem uma grande variedade de restaurantes, inclusive alguns com estrelas do Guia Michelin. Mas, se a sua prioridade é investir nos tours das vinícolas ao invés de gastar com alimentação, tenho uma ótima dica. Eu particularmente amo comer em uma mercearia local super charmosa com preço mais acessível e sanduíches deliciosos, a Oakville Grocery. Um amigo argentino que trabalha com vinhos e conhece Napa na palma da mão que sugeriu e virou parada obrigatória para a gente!
Olhando assim ninguém dá nada, né?
Lá tem um pátio externo muito gostoso onde você pode comer e beber enquanto curte um solzinho… Embora o preço dos vinhos não seja dos melhores, vale a pena pedir para acompanhar as pizzas e sanduíches feitos na hora ou então alguns queijos e embutidos artesanais, doces e uma vasta quantidade de antepastos, azeites e vinagres. Tudo feito com produtos cultivados na região.
Ótimo post. Completo. Já conheço a região mas deu mutia vontade de ir novamente. Parabéns.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada, Marcos! Napa Valley é demais, né?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótimo Post. Já visitei algumas regiões Vinícolas e lógico está no meu radar California. A leitura é ótima, as dicas também, e é exatamente o que pensava em fazer sem ter ainda um roteiro. Voltarei a ele logo quando for monta-lo. Parabéns pela colaboração.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Que post animal!! EUA é tudo de bom, quem sabe um dia..
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada, Marcéu! Nem a quarentena e nem o dólar estão ajudando, mas vale a pena se programar para vir um dia. Tenho certeza de que não irá se arrepender!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente post. Mesmo conhecendo tem ótimas dicas e lendo vem uma vontade de retornar.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada, Jair! Volte sim, volte sempre! A região é muito linda mesmo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que belo post, sou doido para conhecer essa região, adorei as fotos, preciso organizar logo essa visita! Parabéns Marilia!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada, Alan! Vale a pena se programar para vir… Napa é linda e proporciona experiências incríveis para quem aprecia vinho e até para quem não é grande fã. Se precisar de mais dicas, é só falar!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Boas dicas dessa região que eu adoro. Parabéns Marília e Sitta.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada, Valéria! Como não adorar Napa, né? rsrs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei o post! Napa Valley já está na minha wish list 💕
CurtirCurtido por 2 pessoas
Vem, Nas!! Aproveita que a sua vinda terá até guia de graça! hahaha!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bacanas as dicas, Marília! Valeu muito a leitura. Muito obrigado!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada pelo carinho, Carlos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótimas dicas! Ainda bem que quando eu for, terei a melhor guia!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Simmm, vc vai amar!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns pelo post!!! Quando fomos depois de atendimentos um pouco frios em algumas gigantes, mas que valem ir de qualquer maneira (Domaine Carneros, Hall, Château Montelena) resolvemos ir em pequenas e a recepção foi totalmente diferente!!! Frog’s Leap, Turnbull, Rutherford e Robert Sinskey.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Valeu pelas dicas. Saúde
CurtirCurtir
Obrigada, Tommy! Gosto das grandes porque acho os tours completos, com ótima infra estrutura. E confesso que sempre fui bem tratada…. Mas pequenas são super charmosas e mais intimistas, né?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente matéria. Vale conhecer a história de Robert Mondavi, o grande estimulador da região. Um mito.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada, Fernando! A vinícola Mondavi será o tema do meu próximo post! Espero que goste!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Fiquei com muita vontade de conhecer. Adorei a matéria. Obrigada!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Vale a pena se programar para vir… Não tem como não gostar!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Belo post. Ainda um sonho pra mim. Mas antes de morrer quero passar por lá…. Kkkkkkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom o post, parabéns!
Ainda não conheço Napa está na minha lista de viagens !
Obrigada pelas dicas
CurtirCurtido por 2 pessoas
Parabéns Marília pelo seu post! Napa é a minha Disney! Adoro demais! Lendo suas linhas só me deu vontade de voltar em breve! Cheers!
CurtirCurtir