Bodega Budeguer – Vinhos que Honram o Legado da Família

Por Jackie Javkin

A família Budeguer, está em constante busca de novos desafios e foi assim que entraram nas terras de Mendoza em 2005. Sua premissa era e é fazer vinhos que os representem como uma família. Dessa forma, eles escolheram comprar seus primeiros 100 hectares em Maipú, Mendoza.

O projeto nasceu originalmente como uma ideia pura de produção de vinho, a partir da aquisição de 100 hectares não cultivados em Maipú, onde a construção da própria vinícola foi incluída. O solo da propriedade é de origem aluvial, razão pela qual apresenta características muito heterogêneas.

Esses primeiros hectares sem plantações, dois anos depois, deram sua primeira colheita, e em 2010 foram adicionados 20 hectares em Agrelo, onde iniciaram a construção da vinícola e a instalação de máquinas de última geração. Posteriormente, começaram a plantar as variedades Malbec, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Ancellotta.

A colheita é realizada manualmente, os vinhedos estão plantados em um sistema de espaldero alto, o que permite rastreabilidade ao longo do processo, obtendo qualidade e cuidado com as uvas desde o momento da colheita até a chegada à própria vinícola. Toda a superfície possui irrigação por gotejamento que permite o controle exaustivo da água de acordo com as necessidades de cada planta. Esse recurso natural, como a água, provém do derretimento da Cordilheira dos Andes, que está contido em uma magnífica barragem onde o sol de Mendoza se reflete e atrai todos os olhos.

FOTO4

A família Budeguer é caracterizada por possuir um portfólio amplo e dinâmico. Por exemplo, se nos referirmos à linha Tucumen Reserva (o nome é a união entre a província de Tucumán e Mendoza da República Argentina), podemos encontrar vários varietais como Chardonnay, Malbec, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon e Zinfandel. O Pinot Noir será adicionado em breve a esta linha de Reserva. Os rótulos da linha são caracterizados por terem muita cor e serem criativos.

Por outro lado, na linha Gran Reserva estão os vinhos da série 4000. Seu nome refere-se ao código postal de Tucumán. Budeguer caracteriza-se por ter as raízes de Tucumán em todas as linhas de seus vinhos, embora a vinícola esteja sediada na província de Mendoza, especificamente em Agrelo.

FOTO5

A linha Budegeur 4000 é composta pelas variedades Malbec, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Black Blend, sendo a última a combinação das melhores uvas dessas três variedades da linha, fabricadas pelo Enólogo Chefe da Bodega Federico Bizzotto. Como filosofia, oferece qualidade e continuidade em todas as linhas dos vinhos da vinícola. Federico é responsável por interpretar o potencial e a personalidade de cada terroir.

Atualmente, eles apresentam uma linha de partidas limitadas de Chardonnay, Sauvignon Blanc, Ancellotta e novas variedades serão adicionadas em breve.

Por outro lado, a vinícola possui uma impressionante sala de arte, de diferentes artistas da província de Mendoza. As amostras são rotativas e são substituídas a cada dois ou três meses.

FOTO8

Os vinhos da Bodega Budeguer, caracterizam-se pela identidade, versatilidade e equilíbrio que apresentam nas suas diferentes linhas, onde há um vinho para cada momento.

Aproveitem. Saúde!

Serviço:
Endereço da vinícola: Ruta Provincial 15 km 31,5, Mendoza
E-mail da vinícola: info@budeguer.com
Site da vinícola: www.budeguer.com
Onde Comprar no Brasil:
Wine Mania: www.winemania.com.br
WhatsApp: (11) 98527-5010

 

Por Jackie Javkin
– Productora & Prensa Gastronómica.
– Conductora & Productora de Contenidos del Programa radial Recorriendo Sabores (Martes de 20 a 21hs por FM 89.7 Radio Porteña o sino bajando la app desde cualquier dispositivo desde Bs.As. al mundo).
– Organizadora de las Ediciones de la Wine Fest en Bs.As. – Argentina. (Festival de Vinos, Destilados & Gastronomía).
– Consultoría en Marketing & Comunicación.
– Asesoramiento & Diseño de Cartas a Restaurantes, Bares & Vinotecas.;
– Periodista Free Lance. 7 años Comunicando.
– Socia de la Asociación Argentina de Sommeliers.

31 comentários em “Bodega Budeguer – Vinhos que Honram o Legado da Família

  1. Muy buenos los vinos de Budeguer. Toda la porpuesta enoturistica que brinda es excelente.
    Impecable la reseña Jackie, excelente sitio vaocubo. Que bueno conocer vinos del mundo.
    Saludos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Gracias Jackie por ser la embajadora de vinos argentinos.
    Sos una grossa, te sigo desde tu programa anterior La mesa esta servida.
    Que sigan los éxitos, Saluteee!

    Curtir

  3. Que emoción los vinos de Budegeur, son toda una tradición en mi mesa los domingos.
    Un fuerte abrazo a la comunidad vitivinicultora. Felicidades Jackie por el articulo!

    Curtir

  4. Son muy buenos los vinos de partidas limitadas de Budeguer
    Muy buen artículo Jackie Javkin, gran difusión de la vitivinicultura Argentina.Un viaje en cada nota!!
    Saludos desde Buenos Aires!

    Curtir

  5. Rodrigo gosto muito dos vinhos dessa Bodega!! Parabéns pelo artigo e agora fiquei sabendo onde é possível encontrá-los aqui apesar da grande diferença de preços! Obrigada amigo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s