Polkura – Vinhos com Personalidade

Por Jackie Javkin

A Viña Polkura é um projeto vitivinícola que nasceu em 2002 através da união das famílias Bruchfeld e Muñoz durante um jantar no sul da França, com o objetivo de fazer um vinho inesquecível à base da uva Syrah, e eles procuravam pelo o melhor vinhedo que representasse essa variedade. Sven Bruchfeld é um dos fundadores do MOVI, Movimento de Viñateros Independientes, que reúne pequenos produtores de vinho artesanais.

Baseado na casta Syrah, foi escolhido um terroir em Marchigüe, no extremo oeste de Colchagua. Este vale no Chile foi escolhido como um destino de enoturismo ideal em todo o mundo, e mostrou um enorme potencial para produzir essa variedade. O local possui um serviço enoturístico, onde é feito um safári de caminhão, subindo a colina Colchagua,  de onde você pode ver toda a beleza da paisagem.

O vinhedo possui um mirante com vista de 360 ​​graus de todas as parcelas que compõem a vinícola, que fica de frente para a praia, no extremo oeste do vale de Colchagua. A cidade mais próxima é Santa Cruz, a apenas 45 minutos de carro.

FOTO 3-

Colchagua é provavelmente um dos vales mais diversos do Chile. Marchigüe está longe de tudo, no entanto, a Polkura faz parte da denominação de origem Colchagua, onde produzem vinhos modernos que já se tornaram um verdadeiro clássico e expoente da região.

A vinha tem a particularidade de produzir vinhos sem irrigação artificial, onde a fonte de água são as chuvas. O uso da água é otimizado, gerenciando-a devido à escassez dessa área geográfica, obtendo assim vinhos que apresentam as características do terroir .

POLKURA significa “Pedra Amarela” na língua mapuche, referindo-se à grande quantidade de granito amarelo distribuído pelos solos argilosos da região.

Por outro lado, posso destacar que o projeto está engajado ativamente no desenvolvimento de práticas sustentáveis, cuidando do terroir, consumo de água e intervenção humana. Outro ponto é que 100% da energia da bodega vem de fontes solares.

O portfólio enfatiza a casta Syrah, mas podem ser encontrados os seguintes rótulos: Block g + i (é um vinho elegante, 100% Syrah, de um vinhedo ao Sul), Polkura Syrah (vinho elegante com mineralidade, onde as argilas fornecem corpo e estrutura), Secano (100 % sem irrigação, é corte de Syrah com Grenache), Polkura Malbec (é também uma mistura com Syrah, atualmente engarrafada separadamente), GSM + T (iniciais das variedades Garnacha, Syrah e Mourvedre adicionadas a Tempranillo), Lote “d” ( vinhedo 100% orientado para o norte, mais presença de sol na uva) e Sauvignon Blanc  (não é plantado no vale, mas na zona costeira com forte caráter mineral).

Os rótulos possuem um design minimalista, onde os tons de amarelo se destacam. Seu nome Polkura é destacado em itálico, junto com o vale e sua origem.

No final de janeiro deste ano, tive a oportunidade de visitar a vinícola e fui recebida pelo  enólogo Ricardo Escandon e o engenheiro agrônomo Cristian González, juntamente com toda a equipe da Polkura, que nos falaram sobre a safra 2020. As principais características dela foram a escassez de água para irrigação. No entanto, destacaram a qualidade excepcional das uvas apresentadas no ano em curso.

FOTO 10

O processo de vinificação é realizado na vinícola, onde toda a colina foi parcelada, e cada parcela é levada para um tanque. Nos dias de colheita, eles tentam não exceder 10 toneladas de uvas por dia. Cada parcela da Syrah é fermentada separadamente. Estagia em barricas durante 12 meses, que vai para a linha Polkura Syrah e Malbec.

O denominador comum em todas as linhas da Polkura é fazer vinhos com caráter, estrutura e elegância, onde há um equilíbrio de várias camadas de sabores e perfis, o que confere profundidade e complexidade na boca. São vinhos com presença e surpresa.

Aproveite esta linda viagem ao vale de Colchagua com o copo na mão, um brinde!

Serviço:
Website: https://polkura.cl/home/
Importador no Brasil: Premium Wines
Por Jackie Javkin
– Productora & Prensa Gastronómica.
– Conductora & Productora de Contenidos del Programa radial Recorriendo Sabores (Martes de 20 a 21hs por FM 89.7 Radio Porteña o sino bajando la app desde cualquier dispositivo desde Bs.As. al mundo).
– Organizadora de las Ediciones de la Wine Fest en Bs.As. – Argentina. (Festival de Vinos, Destilados & Gastronomía).
– Consultoría en Marketing & Comunicación.
– Asesoramiento & Diseño de Cartas a Restaurantes, Bares & Vinotecas.;
– Periodista Free Lance. 7 años Comunicando.
– Socia de la Asociación Argentina de Sommeliers.

26 comentários em “Polkura – Vinhos com Personalidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s