3° Aniversário do Blog – Um Agradecimento a Comunidade do Vinho!

Amigos,

Hoje, 15 de junho de 2020, é um dia muito especial! É o aniversário do Vaocubo e estamos celebrando nossos 3 anos de vida!

E antes de mais nada preciso agradecer a vocês, amigos e seguidores, que nos acessam sempre ou esporadicamente, e possibilitaram que chegássemos até aqui. Muito obrigado de coração! Sem vocês, nada disso seria possível.

Esse último ano foi muito especial para o Blog e foi, sem dúvida alguma, o ano de maior crescimento e quando conseguimos alcançar um maior número de colaboradores para engrandecer nosso conteúdo. Hoje, o Vaocubo não é mais uma página do Rodrigo Sitta, ele tem pessoas altamente qualificadas que colaboram regularmente com conteúdos técnicos ou apenas curiosos, mais informativos ou mais despretensiosos, mais amplos ou mais restritos, sempre buscando possibilitar aos leitores uma experiência de leitura agradável e ampliação do conhecimento no mundo dos vinhos!

Hoje temos entre os colaboradores que escrevem com regularidade, Renato Nahas (nosso mestre em vinhos franceses), Carlos Mazon e Ivan Ribeiro com conteúdos técnicos, a jornalista argentina Jackie Javkin com seus artigos sobre os vinhos argentinos,  Fernando Procópio com suas histórias do vinho, Ana Sitta e suas receitas, Marilia Fujiwara com dicas sobre Napa Valley, Homero Gac com os vinhos do Chile e tantos outros que já colaboraram com o Blog. Fica registrado aqui um agradecimento muito especial a eles, que tornaram o Blog mais conhecido pelo Brasil e pelo mundo afora.

Sim, pelo mundo afora. Somente esse ano fomos lidos em mais de 100 países e nossos acessos externos representam quase 30% do total, principalmente Estados Unidos, Portugal, Argentina, Peru, Chile, Costa Rica, Uruguai e Canadá.

Outro fator muito especial nesse último ano de vida, principalmente nessa fase de isolamento social, foi o GIGANTESCO aumento do nosso relacionamento e proximidade com os produtores de vinho. Isso possibilitou gerar aos seguidores mais assíduos do Blog uma experiência diferenciada de degustações online com alguns dos mais renomados enólogos e produtores de vinho do mundo. Entre eles podemos destacar: Roberto Cipresso, Marcelo Pelleritti, Tomás Roquette (Quinta do Crasto), Santiago Achaval, Adolfo Lona, Andrea Marchiori, Gerardo Michelini, Santiago Deicas, Karim Mussi, Léo Kades, Felipe Bebber entre tantos outros que nos honraram com suas informações e simplicidade em eventos marcantes para nossa página.

Eventos esses que com certeza seguirão por muito tempo, mesmo no pós-pandemia.

E pra concluir esse Post, quero abordar um último assunto, que inclusive já foi tratado no post do 2° aniversário, que vale a pena ser lido novamente ((link aqui)

Como já disse anteriormente, eu nunca quis ser um “Wine Influencer” (e continuo não querendo). Aliás, por todo respeito que tenho pelo vinho, isso continua me incomodando. Alguns conteúdos, nas redes sociais principalmente, deixam o vinho em segundo plano, com pouco ou nenhum conteúdo sobre o rótulo, tornando o vinho um mero figurante.

Esse termo Influencer me incomoda tanto que orientei a pessoa que cuida do Marketing do Blog a aboli-lo, principalmente do cartão de visitas. Eu prefiro o termo Wine Blogger, ou seja, alguém que escreve sobre vinhos em um Blog. Minha intenção sempre será divulgar o vinho!

O primeiro ponto de porque tanto incomodo com o termo, está ligado ao mercado de vinhos e nossa responsabilidade com o consumidor em ressaltar os vinhos de qualidade, não por interesse pessoal.

O segundo ponto é que o foco do Blog, principalmente nos meus textos, sempre será uma comunicação feita por quem bebe vinhos para quem bebe vinhos. De maneira leve e descontraída, buscando comunicar e apresentar ao invés de influenciar.

E o terceiro e principal ponto é que como eu posso ser um “Wine Influencer” se eu tenho meu gosto pessoal bastante direcionado a um certo perfil de vinhos? Não seria justo com quem tem outros perfis. O que eu procuro fazer é mostrar tudo aquilo que gosto e tentar ser imparcial naquilo que não é meu perfil, dando a oportunidade dos seguidores conhecerem os mais diversos estilos. Vale registrar que meu perfil favorito de vinhos  são os mais potentes e encorpados.

Novamente muito obrigado a todos vocês, amigos, leitores, colaboradores, produtores, enfim a toda Comunidade do Vinho e espero continuar vê-los por aqui por muitos e muitos anos! Vocês fazem essa página, é por vocês que estamos aqui!

Saúde a todos!!

 

71 comentários em “3° Aniversário do Blog – Um Agradecimento a Comunidade do Vinho!

    1. Leitor assíduo a pelo menos um ano, parte do meu ainda primário aprendizado está sendo desenvolvido com a leitura do blog V³, são inúmeras as vezes que recorro as buscas do blog para pesquisar assuntos que não havia lido.
      Parabenizo ao Sitta, mentor, que movido a paixão pelo vinho, trouxe não só seu conhecimento, mas também a sua verdade sobre os inúmeros prazeres e valores que rodeiam o mundo do vinho tais como família e amizade. Obrigado Sitta .
      Felicito também os demais colaboradores do blog sempre acrescentando e enriquecendo o conteúdo do blog.
      E por fim parabéns ao V³, que os anos vinDOUROs, sejam repletos de bons vinhos, bons conteúdo e bons seguidores .

      O trocadilho com o DOURO, foi só pq gosto da região kkkkkk

      Curtido por 1 pessoa

      1. Meus parabéns, mermão! Vi essa criança ser concebida e é muito legal ver onde chegou. Concordo com você que às vezes o vinho é secundário em alguns ditos “Wine influencers”, o que acaba também tornando a cultura do vinho supostamente vaidosa, pomposa e cara.
        Um abraço e meus parabéns!

        Curtido por 1 pessoa

  1. Sitta, agradeço em muito ter conhecido este Blog, e interessante hoje marca também um ano de sua preciosa contribuição a minha visita a Cobos! Fora outras que me orientou e abriu a portas lá em Mendoza. Neste último ano mais amigos encontrei e mais leituras ricas e descontraídas tive a oportunidade de ler. Os encontros também foram ótimos e mais me aproximou deste mundo, sem citar um ou outro todos sempre enriqueceram meu conhecimento. Seu blog é uma referência pra mim pela diversidade e honestidade de quem contribui. Talvez não queira ser um wine influencer mas conhecemos seu estilo, e sou um entusiasta deste estilo sem perder minha paixão pelos brancos, e esta isenção é bem clara pra mim. Assim esperamos que seu blog vá anos a fio contribuindo com informações e conhecimento tão úteis nesta diversidade que é o mundo dos vinhos, não esquecendo das viagens e na vida sobretudo ..

    Curtido por 1 pessoa

    1. Descobri o vaocubo a pouco tempo, se não me engano no final do ano passado, mas já li quase todos os posts. Kkkkk Talvez pela qualidade, talvez pelos temas, talvez pela forma clara e simples como são abordados ou talvez, simplesmente, por dividir a mesma paixão pelo vinho que todos do blog têm. Parabéns Sitta e toda sua equipe por esses 3 anos. Espero continuar aprendendo sobre vinho com o vaocubo por muitos anos. Abraços

      Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns Rodrigo pela criação e expansão do blog, sem dúvidas os novos escritores estão contribuindo bastante também. Aqui tem sido acima de tudo uma ferramenta “tipo vivino”, sempre que vou viajar ou pretendo adquirir um vinho venho aqui ver a sua opinião (as vezes até por whatsapp), já li todas as matérias e releio muitas vezes para reaprender. Com certeza o blog de vocês nada de braçadas e pelo menos um oceano a frente do segundo colocado. Muito sucesso nesse próximo ano que se inicia!

    OBS: Cadê o sorteio esse ano? Adega está secando na quarentena…

    Abraços

    Curtir

  3. Muito bom estar desde o começo lendo as matérias interessantes que o blog apresenta, sem se disvirtuar do principal objetivo.
    Aplaudo a coerência do Vao Cubo, que aborda com verdade os projetos e seus criadores, isento de patrocínio.
    Parabéns Rodrigo, à você, aos confrades que compartilham suas experiências e ao público cativo conquistado!
    Longa vida ao blog! Tim-tim!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns Sitta, pela ideia, que preencheu uma necessidade que todo enófilo sempre sentia de um lugar onde pudesse encontrar estudo e conhecimento sobre vinhos, e que também não se apresentasse tendencioso; um lugar que vc encontrasse informações sobre vinhos, castas, terroirs, mercado, tendências, etc…
    Sempre que posso estou zapeando suas matérias! Espero continuar lendo por muitos e muitos anos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s