Quantos anos devemos guardar um vinho? Uma grande lição que assimilei.

“Uma boa companhia vale mais que 10 anos em garrafa! (Set/2017)”

Talvez essa frase tão significativa seja a melhor maneira de começar esse Post.

Agosto é um mês de muitas recordações pra mim. Além do dia dos pais, dia 17 de agosto seria aniversário do Seu Sitta. E não tem como falar nele sem lembrar da grande lição sobre vinhos e vida que ele me ensinou. Tenho certeza que você já conhece, mas se não conhece ou quiser lembrar, o link está a seguir: Quantos anos devemos guardar um vinho? Uma pequena lição que aprendi.

Hoje, 6 de agosto, foi um dia muito especial. Depois de muito tempo tive a oportunidade de almoçar com o Helio, aquele amigo que já falei aqui que vem vencendo uma difícil batalha contra um câncer agressivo.

A “Maldita” Expectativa!

Me lembro como se fosse hoje como a notícia do diagnóstico me abalou. E naquele momento difícil, ele me prometeu que se tudo desse certo, eu seria uma das primeiras pessoas com quem ele iria abrir uma garrafa de vinho, quando pudesse voltar a beber. E eu prometi que abriria um vinho especial pra ele.

Graças a Deus e graças ao esforço dele, ele vem vencendo essa guerra e, já faz algum tempo, nos acompanhando nos encontros virtuais, pois nesse meio tempo fomos surpreendidos pela pandemia e todos os desdobramentos que todos aqui já conhecem.

Finalmente hoje foi dia de “pagar” nossa promessa. Encontro marcado, obviamente e infelizmente restrito por inúmeras razões, mas finalmente deu certo nosso vinho. Que felicidade!

Mas cheguei até aqui pra falar da lição que aprendi. E principalmente que assimilei e venho colocando em prática.

Qual foi a garrafa de vinho prometida? Um Nicolas Catena Zapata 2010, o vinho do seu Sitta. Aquele que deu origem a lição (você leu o primeiro post, certo?). Coincidências da vida, até a mesma safra… Aliás ele comprou as duas garrafas no mesmo dia.

E não é só. Essa foi a última garrafa que eu tinha na adega que foi dada pelo Seu Sitta. Uma garrafa que eu queria guardar por uns 20 anos ainda (e juro que no primeiro gole tive certeza que isso seria possível). Mas a lição eu já tinha aprendido, e não teria melhor momento pra abrir a garrafa do que a companhia do Helio e para tamanha comemoração.

E tenho certeza que Seu Sitta brindou conosco! E ficou muito feliz!

Como é bom te ver bem, Helio!

Saudades pai!

E aproveito para parabenizar a todos os pais! E abram nesse domingo seus vinhos especiais! Pois, vale lembrar que uma boa companhia vale mais que 10 anos em garrafa!

52 comentários em “Quantos anos devemos guardar um vinho? Uma grande lição que assimilei.

  1. Querido amigo Sitta!

    Vou resumir tudo num enorme muito obrigado. Muito obrigado à você. E muito muito obrigado ao Seu Sitta, tanto pelo vinho tão especial como pelo filho idem!

    Baita abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lindo texto! Fiquei super feliz quando vi a foto no WhatsApp, e mais ainda agora quando vi os detalhes que tornaram o encontro ainda mais especial para todos. Não só para os que estavam presentes, mas também para quem vem acompanhando as notícias do Helio e torcendo pela recuperação.

    Um brinde aos nossos pais, em especial ao Helio e ao Seu Sitta (que infelizmente não tive a chance de conhecer).

    Saúde!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sensacional a oportunidade de vivenciar, em cada detalhe, as palavras do seu texto, muito bem escrito por sinal, acima.
    Foi um almoço realmente especial e cheio de significados. E, claro, regado a bons vinhos e companhia que dispensa comentários.

    Curtir

  4. Emocionante!!!
    Fiquei muito feliz em vê-los reunidos, brindado a amizade e a vida! Que alegria ver o Helião feliz, curtindo esse momento. Logo estaremos juntos, reunidos e ouvindo o Helião contar as suas histórias incríveis! Ah, e brindando com uma uma taça de vinho muito especial!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Lindíssimo e emocionante artigo Sitta!
    Fez-me a remeter e recordar um passado, não tão remoto, de maravilhosos momentos e boas lembranças com o meu velho!
    Grato pela partilha!
    Um feliz dia dos pais para todos!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Sensacional a segunda parte desta tua história de vida e a dedicatória ao confrade Hélio! Teu pai te deixou um legado recheado de bons valores éticos. E vejo que tu incorporaste todos eles. Sou teu leitor assíduo! Fazemos parte do mesmo grupo de WhatsApp ( Confraria Adega Taninos )! Parabéns e um grande abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Belíssimo texto! Emocionante poder vivenciar com vocês toda emoção que compõe essa narrativa! Que felicidade em ver a recuperação e superação desse jovem guerreiro!

    Saúde sempre Hélio!
    Um brinde a Seu Sitta!

    Parabéns a todos os pais e vamos abrir bons rótulos domingo! 🍷

    Curtido por 1 pessoa

  8. Belo artigo, Sitta!! Realmente os momentos especiais são os que estamos vivendo no agora. Feliz dia dos Pais para todos. Plena recuperação ao Hélio!! Forte abraço!!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Parabéns meu amigo, conheço seu caso, e a emoção é compartilhada
    Inclusive com o Sr. Zveibil e família, que tive o prazer de degustar alguns rótulos em diversos eventos
    Abraços e saúde para todos os Pais
    #meteosacarolha

    Curtido por 1 pessoa

  10. Emocionante Sitta, parabéns não só pelo texto mas por tudo que ele representa.
    Grande abraço Hélio Zveibil, feliz em saber da sua recuperação (Hélio também era o nome de meu saudoso pai).
    Parabéns a todos os pais!!!

    Curtido por 1 pessoa

  11. Caracas Sitta, li a matéria e me emocionei muito! Que demais amigo! É isso mesmo, vinho é muito mais do que um líquido, do que uma guarda, vinho é o momento! E que venham muitos e muitos momentos com o Hélio, que é um cara fantástico! 👏👏👏🍷🍷🍷

    Curtido por 1 pessoa

  12. Rodrigo, fiquei emocionado de ler o seu post, mesmo tantos anos depois da publicação. Lembro bem uma noite de sábado, na época da faculdade, que chegamos na sua casa e enquanto vc se arrumava para sairmos com nossa turma de amigos, Seu Sitta sentou conosco, com seu Scotch, claro, e conversamos bastante, super inteligente, tiradas memoráveis e divertidissimo! Com certeza ele esta orgulhoso de vc! Um abraço !

    Curtido por 1 pessoa

  13. Parabéns ao “seu Sitta”, pela educação e valores passados ao seu filho! Parabéns ao seu Hélio, a quem ainda não conheci, pela garra e força e fé na vida! Parabéns, Sitta, pelo emocionante texto e pelos ensinamentos diários sobre esse mundo do vinho, que apaixona a todos nós!
    Confio em Deus que muito em breve poderemos realizar um novo encontro como o do ano passado e todos juntos iremos brindar à VIDA e “meter o saca-rolhas”!!!
    Fraterno abraço a todos!!!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Caramba que texto bonito, cheio de sentimentos verdadeiros, simplesmente EMOCIONANTE. Acho que trás a tona o verdadeiro sentimento que o vinho pode nos trazer, o de unir as pessoas que amamos e compartilhar um bom momento. O Hélio (quem não conheço mas desejo de todo coração que se recupere cada dia mais) deve ter ficado muito feliz com esse encontro!

    Um grande abraço

    Curtir

  15. Muito legal esses encontros e emoções que o mundo do vinho proporciona né?

    Parabéns pelo texto Sitta e muita saúde ao Helião que sempre acompanhei no Vivino e que parece ter o paladar 99,9% igual ao meu.

    Abraço a todos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s