Amigos,
Todos temos a clara impressão de que o consumo de vinhos no Mundo e também no Brasil, cresceu durante a pandemia.
Vou apresentar na sequência alguns dados e gráficos do levantamento da Ideal Consulting, apresentados durante a Webinar do lançamento da ProWine São Paulo 2020 (que será, a princípio, o primeiro grande evento presencial pós-pandemia), que confirmam essa expectativa.
Produção Mundial de Vinhos x Consumo Global em 2019
De acordo com o destino
O maior crescimento registrado foi o da importação de vinhos destinados as redes de supermercados (que permaneceram abertos durante a pandemia, seguidos pelos vinhos importados para o e-commerce e tele-vendas. Entretanto, algumas importadoras que atendem principalmente restaurantes e lojas físicas registraram algumas perdas.
Já em relação a comercialização de vinhos brasileiros e importados, no primeiro semestre da pandemia, após os meses de janeiro e fevereiro seguirem os padrões históricos, a partir de março e até junho, o crescimento das vendas foi extremamente significativo se comparado a 2019 (27,8% entre os primeiros semestres), que já havia sido um bom ano, conforme mostra o gráfico abaixo:
Consumo per Capita
O consumo per capita em litros, como era de se esperar visto que houve aumento nas vendas, também subiu 11% no comparativo do mesmo período. Os dados detalhados estão no gráfico a seguir:
Dados de Importação em litros
A importação em litros, apesar do significativo aumento do dólar, também apresentou alta de 7,4% entre o primeiro semestre de 2020 comparado a 2019. Os números totais estão no gráfico a seguir:
Em Relação a Preços
Os dados apresentados mostram que houve um significativo aumento nas importações em reais que não se refletem no preço em dólar.
Isso mostra que houve uma mudança no mix dos vinhos importados, dando preferência a vinhos mais baratos, principalmente da Argentina e Chile, pela proximidade, e a Portugal pelo custo.
O consumidor, por sua vez, foi fortemente impactado pelo aumento do preço FOB, de quase 44% de 2017 a 2020 e 15,3% de 2019 a 2020. Esse aumento, segundo a Ideal Consulting, provocou uma alteração no perfil de consumo fazendo com que o consumidor final buscasse um vinho teoricamente inferior, pelo mesmo preço que ele estava habituado a pagar nos anos anteriores.

Importação por País
Abaixo um comparativo da importação de vinhos por país, tanto em volume, como em valor financeiro (dólar).
Expectativas
Ainda conforme a Ideal Consulting, a expectativa para o segundo semestre de 2020 é manter os bons números do primeiro semestre, e possivelmente superar o recorde histórico do ano passado.
Em breve teremos o resultado!!
Muito interessante, Rodrigo! Os dados que você apresentou, realmente demonstram que o vinho é a bebida da pandemia, exceto pelos Espumantes, inclusive o Champagne, devido a seu caráter festivo. Parabéns pelo artigo!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
De fato. E isso explica a queda da França em valor. Saúde
CurtirCurtir
45% de aumento em 3 anos é de emputecer qualquer um…
CurtirCurtido por 1 pessoa
É nossa triste realidade
CurtirCurtir
artigo apropriado para a melhor análise do mercado consumidor de vinhos, obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns ,pela Matéria ,Rodrigo sucesso a você sempre amigo !!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeu!!
CurtirCurtir
Parabéns, sempre informando a verdade!
CurtirCurtido por 1 pessoa