Bodega La Azul

Olá,

Tive a oportunidade de visitar a Bodega La Azul em Maio de 2017, pouco antes de iniciar as atividades do Vaocubo. Nessa próxima quarta-feira, 26 de agosto, vou recordar um pouco da visita em mais uma das degustações virtuais do Blog, desta vez com a La Azul, e achei que seria o momento apropriado para contar um pouco mais a vocês dessa aconchegante bodega.

História

A Bodega La Azul é uma pequena propriedade localizada ao pé do imponente Cordón del Plata, parte da Cordilheira dos Andes, no Vale de Uco, coração da província de Mendoza. Desde a chegada de Francisco Hinojosa a estas terras, há mais de sessenta anos, eles praticam o cultivo da uva para a produção de vinhos de alta qualidade, mas somente neste século o sonho de várias gerações se transformou em realidade com a criação da Bodega La Azul. Foi em 2003 que viram o fruto engarrafado de sua primeira colheita, porém, a tradição do cultivo da vinha irriga suas veias desde que seus avós chegaram ao Vale de Uco e perceberam que neste solo de pedra poderiam ser produzidas excelentes uvas. Hoje, neste vale repleto de espaldeiras e máquinas de última geração, é difícil imaginar o tempo em que não havia mais do que pedras, areia e a foz de um rio seco no inverno. É muito difícil imaginar o árduo trabalho que tiveram experimentando e avaliando cultivos, chácaras, oliveiras, nogueiras…e até as próprias videiras.

Azul1

Produzindo pequenas quantidades, eles possuem um máximo controle tanto nos tanques de aço inox quanto em cada uma das barricas.  Neles armazenam os vinhos nas suas diferentes etapas, enquanto a equipe da vinícola controla a temperatura, remove os denominados sombreros que se formam nos tanques e degustam os vinhos nas diferentes barricas à procura do melhor corte.  Excelente matéria prima, tecnologia na produção e paixão no cuidado diário são os três pilares fundamentais que eles consideram na hora de produzir um bom vinho.

As principais uvas plantadas são Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah e Cabernet Franc entre as tintas e a branca Sauvignon Blanc.

Os Vinhos

A vinícola tem capacidade de produção de 59.000 litros em tanques de aço inox.  Os vinhos são divididos nas linhas Varietal, Reserva e Gran Reserva, além de edições especias. São eles:

Azul Malbec: proveniente de uvas 100% Malbec de vinhedos plantados em 1991 / 1998 em Vista Flores, Tunuyan, e Água Amarga Tupungato, com altitudes de 1.100 e 1.200 msnm respectivamente, fermentado em tanques de aço inoxidável e sem passagem por madeira.

Azul Cabernet Sauvignon: proveniente de uvas 100% Cabernet Sauvignon de vinhedos plantados em 1993 em Tupungato, a uma altitude de 1.200 msnm, fermentado em tanques de aço inoxidável e sem passagem por madeira.

Azul Sauvignon Blanc: proveniente de uvas 100% Sauvignon Blanc de vinhedos plantados em 2003 / 2005 em Água, Amarga, Tupungato, a uma altitude de 1.200 msnm, fermentado em tanques de aço inoxidável e sem passagem por madeira.

Azul Reserva Cabernet-Malbec: corte de 60% Malbec e 40% Cabernet Sauvignon provenientes de Água Amarga, Tupungato, com passagem de 15 meses em carvalho (70% francês e 30% americano).

Azul Gran Reserva Cabernet-Malbec: corte de 60% Malbec e 40% Cabernet Sauvignon provenientes de Água Amarga, Tupungato, com passagem de 24 meses em carvalho (65% francês e 35% americano). Um vinho espetacular!

Azul Gran Syrah: uvas 100% Syrah provenientes de vinhedos plantados em 1970 em Vista Flores, Tunuyan, com passagem de 18 meses em carvalho (70% francês e 30% americano). Na safra 2015 foram produzidas apenas 1800 garrafas.

Magnólia Sauvignon Blanc – Consecha Tardia: Magnolia é um vinho branco de colheita tardia da variedade Sauvignon Blanc. As uvas foram colhidas por amigos e familiares no dia da apresentação de Magnólia, filha de Ezequiel e Laureana e a primeira membro da quarta geração de viticultores da família.

Além destes vinhos, 2 edições especiais engrandecem o portifólio da Bodega.

Gran Magnólia: vinho de pequena produção (cerca de 1.000 garrafas por edição), uvas 100% Malbec, o Gran Magnólia tem cor rubí brilhante com grande intensidade e persistência na boca. Estagia 12 meses em barricas de carvalho 30% americano e 70% francês.

Gran Matilda: outro vinho de pequena produção, uvas 100% Cabernet Franc, estagia 12 meses em barricas de carvalho 30% americano e 70% francês.

O Restaurante

Um dos grandes destaques da Bodega. Foi por ele que conhecemos a La Azul em 2017, quando a pessoa que organizou nosso tour, Emiliana Martinez, indicou o restaurante da La Azul como umas das melhores opções para almoço no Vale do Uco. E olha que na época apenas o Gran Reserva que fazia parte dos principais vinhos e hoje a muitas outras grandes opções.

Com suas portas abertas desde 2011, o Restó de La Azul, converteu-se numa parte essencial da Bodega, um lugar para experimentar a melhor carne argentina, degustar bons vinhos e, “por supuesto”, sentar-se para observar o Cordón del Plata.   Por estar localizado na rota 89, o Caminho do Vinho, que percorre diferentes vinícolas do Vale de Uco, é uma ótima opção para parada no almoço antes de continuar a desfrutar o passeio ao pé da Cordilheira.

Recomendo que vocês provem os vinhos e visitem a vinícola. E depois nos contem suas experiências!!

Saúde amigos.

Serviço
Website: https://bodegalaazul.com
Reservas: administracion@bodegalaazul.com

7 comentários em “Bodega La Azul

  1. Caro Rodrigo, parabéns pela matéria, deve ser talvez a que melhor descreve a historia desta pequena bodega. Sou o importador desses vinhos aqui no Brasil e fico a disposição para quaisquer outras informações pra vc e teus seguidores .Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigado Pedro. Estivemos a poucos dias em uma live com o Ezequiel. Todos ficaram ainda mais encantados com a história. Também fico a sua disposição. Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s