Masi Tupungato: Vinhos com Sotaque Italo-Argentino

Por Jackie Javkin

Masi Tupungato é uma vinícola com foco na sustentabilidade e que se mistura com a paisagem de Mendoza e seus vinhedos. Seu principal valor é a expressão do terroir, combinando a utilização dos métodos clássicos da região com a constante inovação tecnológica.

O projeto vitivinícola desenvolvido na Argentina pela Masi Agrícola, empresa italiana com sede em Valpolicella desde 1772, produtora de valiosos vinhos venezianos e uma líder na produção de Amarone, está localizado na região do Vale de Tupungato, no distrito de La Arboleda, na província de Mendoza. A propriedade possui vinícola própria e 150 hectares de vinhedos plantados. A sua filosofia é o cuidado e o respeito com o meio ambiente e todos os seus vinhos são 100% orgânicos.

Vale esclarecer que, apesar de existirem diferentes certificações para vinhos orgânicos, são vinhos que não estiveram em contato com agroquímicos em toda a cadeia produtiva. Nos vinhedos orgânicos não são utilizados produtos sintéticos, ou seja, herbicidas, fungicidas e pesticidas, além dos fertilizantes serem preferencialmente de origem natural. Também há uma outra preferência por agentes de clarificação de origem natural e por menor uso de dióxido de enxofre. A gestão cuidadosa dos vinhedos Masi levou à certificação orgânica para as propriedades Masi Tupungato na Argentina. As principais práticas de sustentabilidade adotas pela Masi são: água da chuva para irrigação, substâncias naturais como fertilizantes, anti-parasitas naturais, práticas de cultivo que melhoram a relação vinhedo / ambiente, favorecendo a biodiversidade e a presença de organismos úteis ao controle natural dos parasitas da videira.

Os vinhos da vinícola Masi Tupungato são elaborados com a técnica de apassimento. É um procedimento muito utilizado na Itália, mais especificamente de Venezia, e Masi tem uma vasta experiência a nível internacional. A produção dos grandes Amarones, envolve a desidratação das uvas após a vindima durante um determinado período, o que resulta na concentração de açúcares, aromas e sabores. O resultado é um vinho estruturado, complexo, elegante e com uma concentração de sabor muito boa.

Atualmente Masi Tupungato tem três (3) rótulos em sua linha:

Masi Tupungato Passo Blanco: 60% Pinot Grigio (com apassimento) e 40% Torrontés. Tem a característica carga aromática do Torrontés Argentino combinada o Pinot Grigio com apassimento, o que lhe confere um efeito de vinho elegante com o estilo dos brancos da região do Veneto.

Masi Tupungato Paso Doble: 70% Malbec e 30% Corvina (com apassimento). Com grande intensidade aromática, picante, algo doce e com notas de cerejas. Muito boa persistência e taninos suaves. Sem dúvida, um expoente de Masi Tupungato que expressa o terroir e a elegância de Corvina Veronese.

Masi Tupungato Corbec: 70% Corvina e 30% Malbec. Neste caso, 100% do vinho é com a técnica de apassimiento. A corvina oferece aromas de cerejas e um amplo veludo, que complementam perfeitamente o caráter tânico do Malbec argentino. Um bom resultado para um vinho com intensidade, riqueza e elegância.

No Brasil, você pode encontrar os vinhos da Masi no link a seguir: Portus Cale by Carlos Mazon

A característica dos vinhos Masi Tupungato é a união entre o estilo italiano e a paixão argentina. O denominador comum em todos os seus vinhos é o frescor e a vivacidade da fruta aliada à mineralidade do local. São vinhos que nos fazem viajar tanto para a região do Vale do Tupungato, em Mendoza, quanto para a região do Vêneto, na Itália.

Serviço:
Localização da vinícola: Calle Luis Pizarro km 3, Bairro La Arboleda-Tupungato, Valle de Uco, Mendoza (Argentina).
Webste: http://www.masitupungato.com/
E-mail de exportação: info@masitupungato.com ou info@giowine.com
No Instagram: @masitupungato
Por Jackie Javkin
– Productora & Prensa Gastronómica.
– Conductora & Productora de Contenidos del Programa radial Recorriendo Sabores (martes de 20 a 21hs por FM 89.7 Radio Porteña o sino baja la app desde cualquier dispositivo desde Bs.As. al mundo).
– Organizadora de las Ediciones de la Wine Fest en Bs.As. – Argentina. (Feria de Vinos, Destilados & Gastronomía).
– Consultoría en Marketing & Comunicación.
– Asesoramiento & Diseño de Cartas a Restaurantes, Bares & Vinotecas.
– Periodista Free Lance. 7 años Comunicando.
– Socia de la Asociación Argentina de Sommeliers.

23 comentários em “Masi Tupungato: Vinhos com Sotaque Italo-Argentino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s