Sherry Week 2020 – Semana Mundial do Jerez

Por Renato Nahas

Desde 2014, em novembro, é realizada a Sherry Week, ou a Semana do Jerez, onde acontecem vários eventos ao redor do mundo dedicados a esse vinho único e singular. E como não poderia deixar de ser, nesse tempo maluco de pandemia que vivemos, a edição desse ano privilegiará eventos on-line e em rede sociais. Ainda assim, teremos alguns poucos eventos presenciais no Brasil.

Conheça aqui o que está por trás de um evento como esse e algum dos eventos que acontecerão no Brasil esse ano.

A ORIGEM DA SHERRY WEEK

Gráficos complicados combinam mais com publicações de Finanças e Economia do que um post sobre vinhos, mas esse apresentado a seguir é fundamental para retratar o que aconteceu com Jerez nas últimas décadas. Até o início da década de 1980, a trajetória dos vinhos de Jerez era de crescimento. Porém, a partir de 1984 a curva se inverteu radicalmente. O gráfico abaixo fala por si:

A a queda de volume foi dramática. Em 2018 o volume total foi de apenas 25% do verificado em 1983. Esses dados foram obtidos nos Relatórios Anuais de atividade do Consejo Regulador del Vinos de Jerez, entidade formada pelos produtores e vinícolas da região e que foi consolidado pelo site www.sherrynotes.com  (evolução das vendas da região em milhões de litros, de 1975 a 2018).

Não é o escopo desse artigo detalhar os motivos dessa queda. Para quem tiver interesse em aprofundar-se no tema, sugiro acessar a publicação que fiz no site http://www.loucosporjerez.com.br/blog/ , um site criado por um grupo de apaixonados pelos vinhos de Jerez e que se propõe a divulga-lo no Brasil.

Tornando curta uma longa estória, a queda se deu nos vinhos doces de Jerez, cujo volume é fortemente concentrado no mercado externo, principalmente na Inglaterra e países do norte da Europa. E essa queda foi oriunda de mudanças no hábito do consumidor e a uma desastrosa política comercial de um grupo espanhol empresarial que dominava as vendas para a Inglaterra.

Nesse contexto foi concebido um evento internacional com objetivo de posicionar os vinhos da Denominação de Origem e reposiciona-los no mercado internacional.

O FORMATO DA SHERRY WEEK

A semana é composta por múltiplos eventos ao redor do mundo. Em 2019, a Sherry Week aconteceu em mais de 40 países. O Consejo Regulador do Jerez lidera a iniciativa e cria uma plataforma para divulgar os eventos, além de fornecer material de divulgação e conteúdo para serem replicados pelos participantes.

Restaurantes organizam menus e oferecem cartas especiais com os diversos vinhos de Jerez servidos em taças. Além disso, bares investem em coquetéis e diversas degustações são promovidas sobre o tema.

A PROGRAMAÇÃO 2020 NO BRASIL

A Pandemia do Covid-19 impôs severas restrições à realização de eventos presenciais. Ainda assim acontecerão alguns poucos eventos no Brasil. Mas o forte desse ano serão os eventos on-line e pelas redes sociais.

Todos eventos estão registrados no site do Consejo Regulador, que pode ser acessado através do link: https://www.sherry.wine/sherryweek/events . É interessante observar que acessar a página, há um mapa do mundo indicando a quantidade de eventos que acontecerão em cada país. Basta clicar sobre o país e saber quantos e quais serão os eventos, com data, horário e escopo.

Para além das Lives e eventos on-line, destacamos os seguintes eventos presenciais que acontecerão no Brasil. Para maiores detalhes sobre cada um deles, recomendamos que acessem o link acima.

Dia 03/11, em Curitiba, o Bar de Vinhos Balbino&Martins promoverá uma degustação com vários estilos de Jerez com o sugestivo tema: “Jerez De La Puerra Toda.

Dia 03/11, em Porto Alegre, haverá um jantar harmonizado em 5 etapas com vinhos de Jerez organizados pelos perfis do Instagram @milandgraf e @vinimirago.

Dia 05/11, em Campinas, a ABS-Campinas promoverá uma degustação com 5 estilos que serão harmonizados com comidas típicas para ressaltar o potencial enograstronômico do Jerez. A condução dessa degustação estará a cargo “desse que vos escreve”.

Dia 07/11, em Belo Horizonte, a Confraria da Luluvinhas organizará um jantar com 3 etapas, harmonizados com 3 estilos de Jerez.

Dia 08/11, em São Carlos-SP, a Adega Spazio promoverá uma degustação com vários estilos de Jerez.

O Rio de Janeiro, esse ano, contará com muito poucos eventos da Sherry Week (eventos presenciais). Destaque para o Restaurante Bazzar que oferecerá um menu de pratos a serem harmonizados com Jerez e a ABS-RJ que fará uma apresentação, via a plataforma Zoom, com vinhos previamente entregues na casa dos participantes.

Em São Paulo é curioso observar que a Sherry Week se concentrará em eventos presenciais apenas em Bares e Restaurantes. Dentre eles vale destacar o Restaurante Jiquitaia, localizado no Paraíso, que servirá uma carta especial de Jerez em taças (vários estilos). O Bardega Wine Bar terá um menu especial durante toda a semana com pratos especialmente preparados para serem harmonizados com vários estilos de Jerez. O Huevo de Oro, um simpático botequim espanhol, localizado em Pinheiros, servirá todos estilos de Jerez com tapas e pintxos especialmente criados para a semana. Acessando o site do evento (link acima) é possível obter maiores informações desses e de todos outros eventos programados.

Enfim, por mais que seja um evento de marketing com o objetivo de promover um estilo de vinho, é interessante observar a tentativa de “virada de página” dos vinhos de Jerez que, do apogeu na década de 1970, mergulhou numa profunda queda de volume e busca se recuperar.  Os amantes desse vinho único e singular agradecem.

+ Jerez, um Vinho Muito Singular

Então que tal abrir uma garrafa de Jerez e brindar a Sherry Week 2020. Cheers !

Renato Nahas é um apaixonado por Jerez e, em setembro de 2019, foi certificado como Formador homologado de Jerez, pelo Consejo Regulador de Jerez. Sommelier formado pela ABS-SP é instrutor nessa instituição. Possui também as certificações WSET3, FWE e CWS.

2 comentários em “Sherry Week 2020 – Semana Mundial do Jerez

  1. Belíssimo texto, Mestre Renato! É nítido o encantamento que esses vinhos têm sobre os conhecedores e essa série de eventos ajuda muito a divulgar esses belíssimos vinhos para o público em geral. Parabéns e obrigado por compartilhar um pouco desse profundo conhecimento conosco, Mestre! Grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s