Bodega Vistalba – Vinhos com História para Contar

Por Jackie Javkin

A Bodega Vistalba foi construída em Mendoza e sua história remonta a 2003, quando Carlos Pulenta, terceira geração de uma tradicional família vinícola argentina, fundou a vinícola localizada em uma fazenda familiar na região de Vistalba (Luján de Cuyo, Mendoza) e é onde transferiu todas as suas experiências de várias adegas e estabeleceu a sua própria marca ao fundar a adega, a sua premissa é produzir vinhos elegantes e com personalidade em todas as suas linhas de vinhos.

A arquitetura da vinícola é inspirada na cultura crioula e a instalação possui tecnologia de vanguarda que, ao mesmo tempo, se funde com os métodos tradicionais de elaboração vinho (não há uso de bombas) e foram construídas tanques de fermentação de cimento com um sistema inventado por Carlos, pelo qual o controle computadorizado de temperatura funciona com tubulações de água quente e / ou fria, localizadas no centro das paredes. A inércia térmica e a microoxigenação são suas maiores virtudes.

Por outro lado, uma adega subterrânea é o coração da vinícola que atrai todos os olhares. Com uma humidade constante de 80% e uma temperatura média de 15ºC mantêm os vinhos em estágio em barricas de carvalho francês.

Atualmente, Paula Pulenta faz parte da quarta geração e está no comando junto com uma equipe de profissionais, atuando em conjunto com uma forte presença no mercado interno e externo. Neste último, eles estiveram presentes em mais de 20 países ao redor do mundo.

Este ano de 2020, sem dúvida, foi influenciado Covid-19 e a pandemia global. A Bodega Vistalba não só soube se adaptar ao mercado com sua loja virtual, atendendo às necessidades de diferentes consumidores, como também lançou um projeto beneficente que consistiu no lançamento de uma linha especial chamada Tomero Cuarentena. Paula e sua equipe criaram uma caixa de vinhos varietais para beneficiar a Fundación Infant – uma organização sem fins lucrativos da Argentina. Em sua missão de investigar as causas das doenças respiratórias que afetam as crianças, eles estão atualmente trabalhando para encontrar a cura para Covid-19 através do plasma com anticorpos de pacientes recuperados. Este projeto de caridade incluiu seis variedades e cada uma carrega um rótulo que expressa um sentimento diferente: Otimismo, Serenidade, Aprendizagem, Solidariedade, Introspecção e Generosidade.

Atualmente, a vinícola também possui diferentes linhas que detalharei a seguir:

Os vinhos da linha TOMERO provêm da Quinta “Los Álamos” situada na região do Vale do Uco. Seus 400 hectares de treliça com cordão pitonado bilateral produzem variedades como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Semillon, Malbec, Petit Verdot, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Syrah e Viognier.

2-BODEGA VISTALBA

A linha VISTALBA é composta por vinhos cortados feitos com uvas como Malbec, Cabernet Sauvignon, Bonarda e Cabernet Franc cultivadas em pequenas parcelas da Fazenda em Luján de Cuyo, Mendoza. Caracteriza-se por expressar e manifestar a autenticidade do terroir nos seus diferentes recortes.

1-BODEGA VISTALBA

VISTALBA CORTE A: 66% MALBEC, 18% CABERNET SAUVIGNON E 16% BONARDA.
• Malbec do quartel N ° 4 com uma profundidade de cerca de 60 cm.
• Bonarda do Quartel N ° 2 com uma profundidade de cerca de 40 cm.
• Cabernet Sauvignon do Quartel N ° 7 com 40 cm de profundidade e maior porcentagem de argila do que nas variedades anteriores.
Destacam-se as notas de ameixas vermelhas maduras e pêssegos. Presença de notas picantes como noz-moscada e pimenta. Notas de baunilha e cacau podem ser percebidas por sua passagem pela madeira. A estrutura, o volume são muito bons. A fruta vermelha destaca-se com um final agradável e persistente.

VISTALBA CORTE B: 68% MALBEC, 18% CABERNET SAUVIGNON E 14% BONARDA.
• Malbec do Quartel N ° 3 e N ° 4 com uma profundidade da camada superior de cerca de 60 cm.
• Bonarda do Quartel N ° 2 com uma profundidade da camada superior de cerca de 40 cm.
• Cabernet Sauvignon do Quartel nº 7 com 40 cm de profundidade e maior porcentagem de argila.
Neste Corte B destacam-se as notas de ameixas vermelhas maduras e os frutos secos. Tem uma entrada doce, com boa estrutura e acidez, taninos aveludados, final longo e persistente que convida a outro copo.

VISTALBA CORTE C: 85% MALBEC E 15% CABERNET SAUVIGNON
São identificadas notas de frutas vermelhas maduras e especiarias como cravo e páprica. Com ataque doce e aveludado, redondo no centro da boca. Boa estrutura e final longo.

Continuando com esta viagem pelo atual portfólio de vinhos, não podemos deixar de mencionar a linha de espumantes, ideais para brindar as próximas festas que se avizinham.

PROGENIE: Vem do latim e refere-se à geração da qual uma pessoa descende.

PROGENIE I BRUT NATURE: Corte de 60% Pinot Noir e 40% Chardonnay. Foi feito com as melhores uvas do Vale do Uco. É um vinho espumante elaborado com o método tradicional (champenoise). Envelheceu sobre suas borras por 36 meses e permaneceu em estiba por mais 3 meses antes de se iniciar sua comercialização. Foi desenhado em homenagem aos 90 anos de Dom Antonio Pulenta.

9-BODEGA VISTALBA

Com grande complexidade aromática devido ao seu longo envelhecimento sobre as borras, surgem as notas clássicas de panificação e nozes, com amêndoas e pistache. Com grande acidez, gera na boca uma sensação de profundidade e cremosidade devido ao tempo de envelhecimento.

PROGENIE II EXTRA BRUT: Corte de 50% Pinot Noir e 50% Chardonnay. Nesse caso, 20% do vinho é envelhecido em barricas de carvalho de primeiro e segundo uso por 8 meses, após isso, é colocado em tanques para iniciar a segunda fermentação, e permanece em contato com suas borras por 4 meses antes de ser fracionado. Segue em estiba por mais 3 meses e depois e liberado para comercialização. De delicada cor amarelo dourado, com notas de flores brancas e frutos secos. Percebe-se uma acidez bem equilibrada.

PROGENIE III EXTRA BRUT: Corte de 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir. Após o inverno, é colocado em tanques para iniciar a segunda fermentação, permanecendo em contato com suas borras por 2 meses antes de ser fracionado, além disso, é deixado em armazenamento por mais dois meses para então iniciar a comercialização. Devido ao seu método de produção, é possível desfrutar das delicadas bolhas e de uma jovial cor amarela. Na boca é fresco e versátil, sem dúvida um espumante gastronómico para partilhar.

As características dos vinhos da Bodega Vistalba são diferenciadas por contar uma história em cada garrafa onde há personalidade, identidade e a busca constante pela representação do terroir com elegância que nos faz viajar em cada taça.

Mais informação: • Localização da vinícola: Roque Sáenz Peña 3531, Vistalba, Luján de Cuyo, Mendoza – Argentina • Website: https://bodegavistalba.com/ • E-mail de exportação: info@bodegavistalba.com • No Instagram: @bodegavistalba
Por Jackie Javkin – Productora & Prensa Gastronómica. – Conductora & Productora de Contenidos del Programa radial Recorriendo Sabores (martes de 20 a 21hs por FM 89.7 Radio Porteña o sino baja la app desde cualquier dispositivo desde Bs.As. al mundo). – Organizadora de las Ediciones de la Wine Fest en Bs.As. – Argentina. (Feria de Vinos, Destilados & Gastronomía). – Consultoría en Marketing & Comunicación. – Asesoramiento & Diseño de Cartas a Restaurantes, Bares & Vinotecas. – Periodista Free Lance. 8 años Comunicando. – Socia de la Asociación Argentina de Sommeliers.

37 comentários em “Bodega Vistalba – Vinhos com História para Contar

  1. Que grande el trabajo que hacen, una gran historia llena de compromiso social. Hace falta mas proyectos así y encima maravillosos los vinos que proceden.

    Un deleite de nota, gracias Jackie querida por compartir. Felicidades

    Curtido por 1 pessoa

  2. La vitivinicultura argentina tiene un terruño muy diverso de norte a sur, que te dejan con la boca abierta. Sin duda, hay un gran trabajo en cada proyecto argentino.

    Felicidades por la nota Jackie, Cheers.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gran bodega vistalba y que interesante su proyecto solidario. He probado todos sus vinos y son maravillosos.
    Gracias por acercamos tan lindos artículos Jackie , felicidades por el trabajo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário