Vivino – Principais Funcionalidades e Dicas de Utilização

Este post contém material publicitário.

Amigos,

Quem acompanha o Blog sabe que eu sou um crítico contumaz do aplicativo Vivino. Somente aqui no Blog já foram três postagens mostrando os problemas desse aplicativo que na verdade se tornou uma rede social do vinho.

Mas é bem verdade que ainda uso o aplicativo, mesmo que somente para meu próprio arquivo pessoal ou para consultar a opinião de amigos sobre algum determinado vinho. E ainda tenho muitos amigos que seguem firmes no aplicativo.

Acredito que a “culpa” pela perda de confiança no aplicativo deva ser dividida em duas partes: no próprio aplicativo e/ou em parte de seus usuários.

No que diz respeito ao aplicativo, a criação e manutenção do ranking por país é o maior problema. Isso gera uma série de comportamentos inadequados por parte de usuários (assuntos que já relatei com detalhes nos posts anteriores e não irei retomar aqui), numa busca incessante pelas primeiras posições do ranking. Também a formação do preço precisa ser melhorada, isso atrapalha demais quem trabalha com a venda de vinhos, inclusive a própria loja on-line do aplicativo.

Vivino: Aprecie com (MUITA) Moderação

Porque eu ainda utilizo o Vivino.

No que diz respeito aos usuários, vamos separar entre aqueles que citei acima (psicopatas sociais) e aqueles que de fato não sabem utilizar o aplicativo da maneira correta, apesar de ter boas intenções, cometendo erros na classificação dos vinhos (rótulo correto ou safra, por exemplo) e com isso distorcendo a média real das avaliações.

E isto é muito mais comum do que você pensa!

Outro dia fui pesquisar um determinado vinho, o Zuccardi Aluvional Vista Flores. Procurei pela safra 2013, que hoje tem 2016 classificações no aplicativo e média 4,0 estrelas. Só tem um problema: essa safra não existe!! Sim, são mais de duzentas avalições erradas no Vivino e eu entrei em foto por foto pra conferir, ou era outro vinho (vários misturados) ou era outra safra. Ou seja, isso depõe contra a confiabilidade do aplicativo. Tem muito vinho classificado errado. Eu mesmo já fui alertado por colegas por um vinho errado meu.

Como melhorar o aplicativo?

Isso passa pelo aprendizado do próprio usuário, que precisa conhecer e utilizar melhor os recursos do aplicativo, apesar de não resolver todos os problemas. Mas , acredito que irá melhorar a experiência.

Agora, também já é possível denunciar os usuários fakes.

Pra ajudar aqueles que gostariam de utilizar o aplicativo da melhor forma, meu confrade Daniel Dalzochio, criou um ebook com 72 páginas, que permite ao usuário aprender a utilizar todas a funcionalidades do aplicativo, mesmo aquelas que você nem imagina que exista.

E vamos ser honestos, os números do aplicativo impressionam.

Fora isso alguns recursos do aplicativo são de fato muito úteis. Um deles que continuo utilizando é a adega virtual e apesar de não utilizar mais, a lista de desejos também pode ajudar bastante.

A palavra do autor

“O objetivo principal do livro não é só te ensinar a mexer no aplicativo, isso qualquer um consegue com algum tempo de experiência e não foi pra isso que eu escrevi esse livro. Foi pra te ensinar a dominar a maior rede social de vinhos do mundo, diretamente da palma da sua mão, no seu celular.

Pra resumir, você nunca mais precisará perguntar pra alguém se aquele vinho é bom, vai controlar sua adega da palma da sua mão, vai construir uma lista de desejos dos vinhos que você sonha tomar… vou te mostrar como planejo minhas viagens com o aplicativo, te mostro meu sistema de classificação e avaliação de vinhos, além de várias outras dicas, inclusive a mais importante: como construir a sua rede de amigos dentro do aplicativo.”

Para comprar o ebook

Se você quiser adquirir o ebook que vai te ajudar a aprimorar sua experiência no Vivino, basta clicar no link abaixo. O valor do ebook é R$ 19,70:

Vivino: A Comunidade do Vinho Explicada – ebook

Bons vinhos a todos!

Serviço
https://dalzochio.media/recommends/vaocubo

11 comentários em “Vivino – Principais Funcionalidades e Dicas de Utilização

  1. Acho o aplicativo interessante exatamente nos 2 pontos que você comentou (adega e Lista desejo) e também registrar os vinhos que você bebeu. Com isso, você deixa registrado o que gostou ou não. Duas coisas que não deveria ter é ranking e a outra é deixar próprio usuário excluir pessoas que seguem na hora que quiser.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Por aí mesmo Rodrigo. Muitos usuários não cuidam de refinar as informações, fazendo as devidas correções no aplicativo. É algo que faço sempre. Há o mesmo vinho classificado com vários nomes diferentes. O E-Book pode ajudar os novos usuários a lidarem melhor com as funcionalidades do aplicativo. Grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Quanto aos preços, eu nem sei aonde colocar quanto paguei..hahahaha..

    Acho a ferramenta útil como qualquer rede social (que foi o que ela virou), com moderação. Vale “seguir mentores”, e na hora de selecionar um vinho para compra ver o que eles acharam. Porém não vejo que deva ser de forma bitolada, você mesmo tomou 2 Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2007, cujo cada garrafa apresentou uma qualidade. como base de dados e lista de desejos acho sensacional!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Foi muito bom o uso do vivino para aprender, trocar ideias e conhecer muitas pessoas interessantes, que se tornaram grandes amigos … inclusive com os muitos “encontros do Vivino”.
    Pena que O aplicativo descambou para um ranking e curte/ curte de rede social, não tenho tempo mais paciência para manter com o uso …
    Migrei para o Instagram e tenho feito minhas postagens lá para que os amigos possam comentar e discutir : @vinhosviagensegastronomia
    Será um prazer encontrar os que ainda não seguem lá !!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s