5 Tendências para o Mundo dos Vinhos em 2021

Amigos,

A Covid-19 alterou todos os nossos hábitos de consumo de vinhos, mudando desde a forma como compramos (mais on-line do que nunca), passando pela maneira como o provamos e aprendemos (virtualmente), até onde acabamos bebendo (mais em casa e menos em festas, bares e restaurantes).

Felizmente, muitas cidades consideravam as lojas de vinho negócios essenciais. Vinho foi um grande conector ano passado, pois compartilhamos taças com amigos virtualmente e viajamos por “procuração” para regiões que não pudemos visitar.

Mas a pandemia não mudou muito o que colocamos em nossas taças. Os tintos da América do Sul continuam liderando as vendas no Brasil, apesar do preço médio da garrafa comprada ter caído um pouco, reflexos do dólar alto.

A colheita mais precoce de todos os tempos na Borgonha e os incêndios devastadores na região vinícola da Califórnia pelo quarto ano consecutivo lembraram as pessoas de que a mudança climática é um problema realmente sério e inspirou novas iniciativas de vinho para salvar o planeta.

Espere que muitas das tendências de 2020 evoluam em 2021. Vinho de regiões extremas, vinhos orgânicos e biodinâmicos e principalmente o desenvolvido dos novos países produtores, melhorando a qualidade do produto e aumentando o leque de opções.

A seguir, falamos de cinco tendências para 2021:

1) O acesso on-line ao vinho ficará muito melhor (vendas).

As vendas on-line estão crescendo em taxas na casa dos três dígitos. Rob McMillan, fundador da divisão de vinhos do Silicon Valley Bank, relata que, para pequenos produtores dos Estados Unidos, essa taxa é de 153%. Conte com sites de compras e mecanismos de pesquisa novos e expandidos em 2021.

Se falarmos de Brasil, uma simples pesquisa na internet escancara o novo e borbulhante mercado de vinhos. De imediato, o interessado é bombardeado por uma quantidade surpreendente de vendedores on-line: Wine, Vinci, Evino, World Wine, Sonoma, Verita Vino, Grand Cru e Mistral, entre muitas outras lojas. Todos os meios de comunicação informam aumento significativo nas vendas.

Números de Importação e Venda de Vinhos no Brasil durante a Pandemia

2) A região vinícola de 2021 será Portugal!

A sede de descoberta avança e Portugal está para tornar-se o mais recente hot spot.

É simples: relação qualidade-preço. Eles tem boa qualidade, são gastronômicos, baratos e valem o custo. Os tintos do Douro são ótima opção, mas para 2021 aposto também no Alentejo, com os seus brancos frescos, aromáticos e agradáveis e nos cortes tintos, alguns fermentados em ânfora. A região possui enólogos renomados, um programa de sustentabilidade fantástico e um terço das florestas de cortiça do mundo.

Vale lembrar, que em recente pesquisa com nossos leitores, os vinhos portugueses foram apontados como o melhor custo x benefício no Brasil. O link está a seguir: Qual País Tem Vinhos com Melhor Relação Preço x Qualidade no Brasil?

3) As degustações virtuais serão as novas vantagens das vinícolas.

As visitas às salas de degustação de vinícolas tiveram uma grande queda em 2020, e os produtores de vinho rapidamente mudaram para degustações virtuais que permitiram que os apreciadores se aproximassem das marcas que amam.

Nosso Blog, por exemplo, teve intensa programação de degustações virtuais com enólogos de diversas partes do mundo. Esse formato será mantido e já realizamos a primeira em 2021. Abaixo algumas fotos de eventos (Vina Odfjell e Alejandro Vigil).

4) Foco na sustentabilidade.

Antes apenas um termo sem sentido para o bem-estar na indústria do vinho, “sustentabilidade” está começando a refletir um sério compromisso com vinhas orgânicas, design de vinícola verde, neutralidade de carbono e muito mais. Mas as vinícolas também estão expandindo a sustentabilidade para significar responsabilidade econômica e social, o que inclui a promoção da diversidade racial e de gênero e o cuidado com os trabalhadores, preocupações especialmente importantes para os bebedores de vinho mais jovens.

Em 2021, mais vinícolas, incluindo gigantes do vinho de luxo, promoverão novas iniciativas de “vinho ético”, como o programa de cultivo regenerativo certificado, iniciado pela fabricante de roupas ecogeradora Patagonia Inc. Em 2020, a vinícola Tablas Creek da Califórnia se tornou a primeira vinícola a adotar seu princípios e obter a certificação. A International Wineries for Climate Action, fundada no ano passado pela família Torres da Espanha e pelos vinhos da família Jackson da Califórnia, também continuará sua missão.

O que são os Vinhos Naturais?

5) Transmitir experiências ao vivo será o novo enoturismo.

O enoturismo, agora fechado na maior parte das vinícolas, demorará um pouco para voltar. Desta forma o que será destaque são os passeios virtual por regiões vinícolas.

O empresário do Vale do Silício, Michael Baum, por exemplo, criou um centro de turismo inovador na Borgonha depois de comprar sua propriedade vinícola Château de Pommard. Agora ele está lançando o Vivant, uma plataforma que transmite experiências de vinho ao vivo de regiões vinícolas de todo o mundo, com valores de produção profissional e uma comunidade de produtores de vinho orgânico.

Agora, vamos acompanhar ao longo do ano os benefícios trazidos pelas vacinas para alívio da pandemia e verificar quais boas práticas, aprendidas durante a Covid-19, vieram para ficar.

Um grande ano a todos!

Fonte:
https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-12-28/eight-ways-wine-will-change-in-2021

2 comentários em “5 Tendências para o Mundo dos Vinhos em 2021

  1. Realmente Portugal entrega muito, desde os mais simples. E as degustações virtuais são incríveis, além de encontrar os amigos, temos uma verdadeira aula com os enólogos e proprietários.
    Demais amigo! Parabéns pelo post!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s