Zorzal Wines – Vinhos com Foco em Terroir

Por Jackie Javkin

Voltamos no tempo até 2008, é aí que começa a história da Zorzal Wines.  A bodega nasceu com o objetivo de tornar a região Gualtallary conhecida no mundo, dando voz ao terroir em cada garrafa que produz. Há uma busca constante para expressar a cultura de um lugar, seu povo e suas emoções.

Tive a oportunidade de visitar a vinícola no início de fevereiro de 2021, e pude observar que eles tem um estilo colonial como sua principal característica. A bodega está localizada no centro de Gualtallary, a 80 quilômetros da cidade de Mendoza. Você pode apreciar as diferentes expressões de um enredo para outro. Eles têm 64 hectares de solos adequado para vinhedos, dos quais 8 hectares foram plantados no período 2013-2016 (com Malbec, Cabernet Franc), 24 hectares plantados em 2019 (Malbec), 17 hectares plantados em 2020 (Cabernet Franc, Pinot Noir) e 15 hectares a serem plantados em um futuro próximo. ao longo de 2021.

O tratamento da uva faz parte da filosofia de refletir o mais possível o terroir, com uma enologia encabeçada por Juan Pablo Michellini, formando uma equipe com Noelia Juri Flores, o agrônomo Rafael Ruiz e toda a família Zorzal, que buscam intervir o mínimo possível dando como resultado vinhos com personalidade, austeros, de grande qualidade e admiração pela sua origem.

A adega foi concebida em quatro níveis para transportar uvas e vinhos por gravidade, reduzindo ao mínimo o uso de bombas. Na produção, incorporaram “roll fermentors”, ovos de cimento e ânforas, entre outros recipientes. Além disso, efetuam colheitas em épocas diferentes e microvinificação em barricas de carvalho. Atualmente, eles possuem uma área coberta de mais de 2.000 m², distribuídos em diferentes níveis.

Na busca de refletir a expressão máxima do terroir, buscam inovar constantemente com uma enologia de intervenções mínimas. O processo vai desde uma plataforma de inox onde a moagem é feita em altura, até à adega de fermentação malolática em barricas e à adega de barricas para envelhecimento. Além disso, a vinícola possui um sistema de controle automático de temperatura da Nova Zelândia que pode ser operado pela Internet de qualquer lugar do mundo.

O terroir do Zorzal tem a característica de possuir vinhedos situados a 1.350 metros acima do nível do mar, os solos têm um primeiro perfil arenoso e rochoso onde se encontra um grande teor de pedras rochosas, calcárias, com pedras manchadas a giz, e uma brisa andina fresca e saudável.

A Zorzal é pioneira na América do Sul no uso de ovos de cimento. E o que são ovos de cimento? São depósitos ovais devido à sua forma sem arestas e sem cantos, é aí por onde tudo o que está no seu interior flui e há um movimento constante do vinho sem intervenção de bombas ou electricidade, desta forma é possível arredondar o os taninos que se conjugam com as paredes do ovo enquanto as borras finas ficam em suspensão, obtendo maior caráter varietal. Além disso, a temperatura é a mesma em todos os seus pontos, o que é essencial para o envelhecimento. Juan Pablo nos disse que “ os ovos de concreto tem uma contribuição diferencial em relação a outros vasos em termos de expressão e estabilização. O ovo gera uma grande atração das energias das estrelas e desta forma conseguem-se vinhos que se expressam de forma mais intensa no sabor e na cor. Onde a intensidade aromática e a expressão varietal são realçadas, cresce a manifestação do terroir, mais a vindima, o solo, o clima. Tudo é aprimorado ”.

A Zorzal apresenta uma linha exclusiva de Single Vineyards, chamada EGGO. Partem da premissa da força e expressão viva do lugar, com a pureza de cada variedade. Eles são feitos exclusivamente em ovos de cimento.
Durante a minha visita à adega, tive a oportunidade de provar o Zorzal Eggo Tinto De Tiza Malbec das safras 2012, 2013, 2014, 2017, 2018 e 2019. A seguir, detalharei os seguintes vinhos:

• ZORZAL EGGO TINTO DE TIZA MALBEC 2012: viva um momento incrível, sinta a terra, o calcário e o giz. Gualtallary é apreciado no seu melhor.
• ZORZAL EGGO TINTO DE TIZA MALBEC 2013: é um vinho vibrante, com textura e ao mesmo tempo leve. Frutado, à base de ervas e refrescante na boca.
• ZORZAL EGGO TINTO DE TIZA MALBEC 2014: caracteriza-se por apresentar notas de menta, ervas. É um vinho austero, vibrante e mineral.
• ZORZAL EGGO TINTO DE TIZA MALBEC 2017: vindima marcada pela perda de uvas devido ao vento Zonda (característico da região de Cuyo, é um vento seco e quente) que gerou um vinho com maior concentração e redondo na boca.
• ZORZAL EGGO TINTO DE TIZA MALBEC 2018: é um vinho maduro e equilibrado que se assemelha à colheita de 2013 pela sua textura crocante, fruta e frescura na boca. Ideal para abrir um e guardar outro para ver a sua evolução. No último relatório de 2020 de James Suckling, ele recebeu 93 pontos. Por sua vez, na reportagem Descorchados 2021 da edição argentina, obteve 97 pontos no Ranking das categorias Melhores Tintos, Melhor Malbec e Melhor Gualtallary.
• ZORZAL EGGO TINTO DE TIZA MALBEC 2019: Tive uma antevisão de um vinho que ainda não está no mercado. Na boca é um Malbec leve com notas picantes, minerais e um tanto herbais. Parte de uma vindima fria onde apresenta grande potencial de envelhecimento.

A linha Eggo Tinto De Tiza Malbec caracteriza-se por produzir vinhos austeros, versáteis e gastronómicos que se aliam à frescura do local. São vinhos que te fazem salivar e que te convidam a partilhar outra taça.

Atualmente a Zorzal Wines possui linhas diferentes, que descreverei a seguir:

14- ZORZAL LINEAS

• TERROIR ÚNICO: com sotaque da terra. As uvas são colhidas manualmente em diferentes zonas do Gualtallary Alto. Em cada grão, a diversidade deste terroir particular é alcançada. Com solos calcários e de grande tipicidade mineral, dá origem a vinhos francos, honestos e austeros. São fermentados com leveduras autóctones e vinificados especificamente, com o claro propósito de obter vinhos honestos com ousadia.
• GRAN TERROIR: com solo pedregoso, com elevada presença de carbonato de cálcio e granito. O envelhecimento é de 12 meses em barricas de carvalho francês de terceiro uso, o que lhe confere a finesse e elegância do carvalho. Eles vêm de um único vinhedo, localizado no setor superior central de Gualtallary, denominado ALBO.
• PORFIADO: um Pinot Noir de surpreendente complexidade. O grafite mostra sua presença. É um vinho complexo na boca, com notas elegantes, de grande mineralidade.
• PIANTAO: é um blend composto por Cabernet Fran, Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah que varia em porcentagem a cada safra. A sua primeira vindima aconteceu em 2011, onde procuram expressar todo o seu carácter.
• EL BARBA: é o primeiro vinho elaborado com uvas cultivadas nas vinhas próprias do Zorzal. A vinha Malbec foi plantada em 2013, e a primeira colheita foi realizada em 2016, foi cultivada em dunas e calcário. Com um perfil aromático salgado e pungente de fruta preta. É um tinto austero com corpo médio. Em termos de pontos, a primeira colheita obteve 92 pontos para Robert Parker e 96 para Descorhados, enquanto a safra de 2017 obteve 91 pontos para Robert Parker e 95 pontos para Decanter.

A Zorzal Wines demonstra como através de um local se obtém a mais alta qualidade com uma personalidade única. Com uma enologia que tem como pilares o cuidado com o meio ambiente que os rodeia, destacando a fruta e a austeridade do terroir, onde em cada garrafa eles querem que se conectar com o lugar, suas pessoas e suas emoções.

Serviço:
• Localização da vinícola: Calle Estancia Silva sem número Gualtallary -Tupungato -Mendoza, Argentina.
• e-mail: alykhan.karim@sonoma.com.br
• Sonoma: telefone (11) 2619-1197 (11) 97198-7245
• Website: www.sonoma.com.br
Por Jackie Javkin
Productora & Prensa Gastronómica
  • Conductora & Productora de Contenidos del Programa Recorriendo Sabores.
    Consultoría en Marketing & Comunicación.
    Organizadora de las Ediciones de la Wine Fest en Bs.As. – Argentina.
    8 años Comunicando. Socia de la Asociación Argentina de Sommeliers.

21 comentários em “Zorzal Wines – Vinhos com Foco em Terroir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s