Argentina – Respirando a Colheita 2021

Por Jackie Javkin

A “Vindima” (colheita) é um momento de alegria onde, após meses de cuidado, trabalho exaustivo e dedicação, a natureza se expressa e dá os seus frutos para uma safra tão especial como a de 2021. Sem dúvida, é uma safra diferente, marcada por protocolos da Covid-19, onde as diferentes vinícolas desenvolveram e aperfeiçoaram os protocolos usados ​​no ano anterior.

Por outro lado, de acordo com os números fornecidos pelo Instituto Nacional de Viticultura (INV), em termos de quilos de uvas colhidas, até 14 de fevereiro (semana 11 de colheita) havia um total de 147,2 milhões quilos na Argentina, ou seja, um aumento de 37% em relação ao ano anterior.

A Argentina tem alguns dos vinhedos mais altos e mais ao sul do mundo. Com uma diversidade de microclimas, com solos pobres e grande quantidade de radiação solar. É assim que se consegue a diversidade de castas e estilos de vinhos.

O momento da colheita é vital para a elaboração de um bom vinho, pois condiciona as características sensoriais do futuro vinho a ser feito. O enólogo ou viticultor tem a difícil tarefa de determinar o ponto de maturação com base na concepção do vinho, onde a maturidade da uva é vital e é um fenómeno assíncrono. Por outras palavras, uvas de várias castas do mesmo vinhedo, cachos da mesma uva e grãos do mesmo cacho amadurecem em épocas diferentes. Da mesma forma, os momentos e mecanismos que levam ao amadurecimento da polpa, da casca ou pele e da semente são diferentes. Isso faz com que os enólogos fiquem atentos de forma exaustiva, através de vários estudos, até o ponto ótimo do momento de realizar a colheita.

Crédito das Fotos: @gisellejav – Fevereiro 2021

Tive a oportunidade de consultar várias vozes do mundo do vinho de diferentes regiões da Argentina, onde descrevem as expectativas e sensações para a safra de 2021:

De Pampa, el Cepillo, no Vale de Uco, o enólogo Germán Paez, da Alfa Crux, disse-nos: “na primavera a brotação era normal, não tivemos geadas tardias. Portanto, não apresentamos deriva de cluster. As temperaturas eram médias, não havia dificuldades climáticas, nem pedras ou granizo. Quanto ao mês de dezembro, as temperaturas foram médias, muito próximas da média histórica e as chuvas começaram no final de janeiro e início de fevereiro, com um mês mais chuvoso do que o normal com um clima muito nublado. Foram 15 a 20 dias nublados, com temperaturas em torno de 7 graus, consequência de um vento sudeste que afetou todo o Vale do Uco e que afetou também o resto do país, próximo da colheita. Por sua vez, colhi os brancos em duas etapas: Sauvignon Blanc e Chardonnay, há uma diferença de 5 ou 6 dias em relação ao ano anterior (colhi uma parte em 17 de fevereiro e a segunda em 23 de fevereiro) . Em geral, o ano apresenta maturidade fenólica dos taninos. É preciso ter cuidado, cuidado com essa safra de 2021, pode ser parecida com 2016 com um clima nublado e chuvoso. Em relação à uva em quilos, o rendimento é muito semelhante ao histórico. Trata-se de uma qualidade excelente, onde os teores de polifenóis, taninos (que não existem taninos verdes) são tidos em conta e a sanidade até agora é perfeita ”.

Da Bodega Atamisque, o Enólogo Adrián Vargas nos trouxe sua reflexão: “Em relação às condições de colheita, no início o ano foi muito quente, pôde-se fazer um paralelo com a colheita de 2019 e com o tempo começou a baixar a temperatura e uma grande quantidade de precipitação foi registrada. A seguir, ao longo dos meses, não é como a vindima de 2015, mas existem alguns problemas de sanidade na vinha. Uma analogia poderia ser feita com um mês de janeiro como o ano de 2019, um mês de janeiro como o 2016 e um março como o chuvoso 2016, com uma colheita fria. Se março nos ajudar, com chuvas normais teremos uma excelente safra em 2021 ”.

Cristian Allamand, da Bodega Luminis, enólogo e engenheiro agrônomo concorda com seus colegas: “Quanto à média geral de chuvas em Mendoza, em fevereiro choveu muito, superando a média geral histórica, isso fez com que na Província de Mendoza houvesse alguns pequenos focos de botrytis em algumas variedades mais sensíveis, como uvas brancas, no entanto, há bons rendimentos, também a parte organoléptica e analítica da uva é útil. Já na região de Luján de Cuyo e Valle de Uco, a colheita do tinto ainda não começou. Os dias estabilizaram, os dias quentes com boas temperaturas não muito quente, muito fresco à noite. Com uma acidez muito boa, o pouco que introduzi tem uma acidez ótima, portanto estimo que se continuar assim teremos uma colheita muito boa. Não tivemos geada, nesse sentido perdemos muito pouco. Estimo um ano muito bom e o mês de março é o mês mais interessante da região do Vale do Uco ”.

German Masera, vive a colheita plena em diferentes projetos e nos disse: “tivemos um início de brotação até aproximadamente 10 de janeiro com muito calor, parecia um ano quente e seco. Com temperaturas mais altas do que no ano anterior e muito seco como o de 2018. A partir da época do inverno, tudo mudou. Alguns eventos climáticos de granizo começaram, em alguns vinhedos muito específicos, nas áreas altas. Em Paraje Altamira e Gualtallary não tivemos problemas com solos com bom índice de drenagem. Portanto, não há doenças e problemas de podridão. Na Finca Beth, é um luxo em termos de saúde e qualidade. Em 25 de fevereiro, colhemos o Chardonnay e o Pinot Noir. Clareza, nitidez, fruta e uma acidez muito boa já se manifestam nos vinhos. Outra é a realidade dos oásis, produtos do rio Mendoza para a nota. A partir de 10 de janeiro, foram registradas muitas chuvas, a partir de 24 de janeiro choveu cerca de 250 milímetros em média, sendo o regime de chuvas de Mendoza o que chove um ano inteiro. Com esta situação de chuvas abundantes, iniciaram-se alguns surtos de botrytis e decidimos colher algumas variedades mais sensíveis um pouco mais cedo, com películas mais finas como as mudas. Em relação ao meu projeto Escala Humana Wines, chegamos muito bem com a Semillón, que é uma uva com uma complexidade brilhante. Posso fazer uma analogia com o ano de 2016, de acidez, de elegância já que depois dessas chuvas as temperaturas altíssimas não voltaram e havia muitas nuvens intermitentes que faziam uma marcha climática de um ano frio, chuvoso como Borgonha. No vale temos pedras, terreno pedregoso onde a água escoa muito rapidamente. Temos conseguido entrar com algumas ações preventivas, alguma retirada de folhas e com algum produto orgânico em nossas fazendas orgânicas. A vindima de 2021 é para os enólogos passearem pelos vinhedos e estarem muito presentes nas épocas da colheita e estar de mãos dadas com o que dizem as previsões. É um ano semelhante a 2016 em termos de vinhos. É muito cedo para falar, mas vamos ter aquela elegância dos anos frescos, uma uva não tão extrativa, é também parecida com o ano de 2019, que foram duas grandes safras. O ano de 2021 é caracterizado por uma safra mais curta que os anos de seca, até porque a maturidade vem acompanhada, é preciso estar atento ao que a vinha expressa e ser muito preciso na hora da colheita. Para nós, entre 20 ou 25 de março terminaremos a colheita”.

Da bodega Clos de Los Siete, em Cuvelier Los Andes, o gerente e enólogo Adrián Manchon afirma: “Em fevereiro registramos 170 milímetros de chuva. Mas lembre-se, quando a chuva toma um vinhedo que está bem desfolhado e com o ralo correto, com uma fruta saudável à mostra, depois a fruta começa a secar com o ar e o sol do Vale do Uco. Posso comparar esta safra com a safra de 2017, 2021 é perfeita para nós ”.

Rodolfo Vallebella, diretor e enólogo da bodega Rolland afirma: “temos uma distribuição muito boa dos cachos para que não se toquem e a quantidade regulada de uvas com práticas de desbaste. Com esta distribuição nunca tivemos problemas de botrytis. A colheita está dentro dos parâmetros normais, no ano passado foi muito cedo, devido às altas temperaturas de dezembro e janeiro. Poderíamos dizer que é uma colheita dentro dos períodos normais, onde já colhemos a Sauvignon Blanc e a Pinot Noir. O ano chega com uma acidez equilibrada, bons taninos e os vinhos serão seguramente muito elegantes. Ele concorda com os colegas e será uma grande safra em 2021 ”.

Da Bodega Diamandes, o enólogo Ramiro Balliro comentou: “a vindima é boa, com um clima muito bom e amplitude térmica, pois não sofremos nenhuma onda de calor, o que ajuda a vinha a concentrar a parte aromática e a estrutura das uvas. No mês de fevereiro, o estado de sanidade dos vinhedos estava complicado, com as grandes chuvas registadas, mas como as vinhas foram bem tratadas durante o ano têm resistido bem. Portanto, estamos mais atrasados ​​do que nos anos anteriores em termos de colheita. Porém, a qualidade é muito boa e se tudo continuar nesses parâmetros será um ótimo ano ”.

Carlos Caggiati, engenheiro agrônomo e consultor de vários projetos da La Consulta, afirma: “O Vale do Uco está indo muito bem, colheita normal sem perdas. Quando as geadas ocorreram na província de Mendoza, a brotação das vinhas não havia ocorrido no vale de Uco. Com uma marcha climática, com um clima muito seco, sem chuvas e somente em meados de fevereiro foram 15 dias de chuvas que a tal ponto chegaram a 200 milímetros de chuva, tivemos a sorte de não registrar nenhum problema de sanidade. Eles começaram com as bases de espumante, Branco e Pinot. As uvas são muito saborosas, carecem de açúcar para poderem colher e amadurecer. Pode ser comparadas com a safra 2018 ”.

De Escorihuela Gascón, Matías Ciciani Soler, enólogo chefe nos disse: “Fazemos 4 semanas de colheita, com foco em vinhos espumantes e vinhos brancos. Além disso, já estamos colhendo algumas uvas vermelhas. É uma colheita quente em comparação com 2018, mas de repente esfriou no final de janeiro e ficou mais chuvoso em fevereiro. Vai ser uma colheita muito boa e de excelente qualidade, provavelmente semelhante à colheita de 2017 ”.

Da Pala Corazón, o enólogo Lucas Niven, que tem a vinificação de vinhos em diferentes latitudes, condições climáticas, fez a seguinte descrição: “na Patagônia Argentina, na província de Rio Negro, perto de Rocca sofremos uma geada, tivemos pouca quantidade de uva. Em Mendoza, apresentamos uma perda de 50% das uvas finas tintas e brancas, já para a Criolla Grande há uma perda de 30%. Além disso, antecipamos a colheita em 20 dias, devido a esta perda de uvas decorrente do clima. Tanto Mendoza, quanto em Rio Negro, ocorreram fortes geadas em novembro e, portanto, o trabalho foi focado na sanidade. Já no norte da Argentina, mais precisamente em Cafayate, graças a Pancho Lavaque, a fazenda funcionou muito bem, pois os vinhedos foram atingidos pelas chuvas. Ainda assim, existe uma qualidade muito boa. Quanto ao outro projeto, em La Quebrada de Humahuaca (fica no noroeste da Argentina, na província de Jujuy) no Vale Temperado há uma excelente produção, era também o clima super chuvoso, mas há um excelente qualidade onde já começamos com as bases dos vinhos espumantes, Pinot Noir. Foi difícil para nós formarmos os alicerces das tintas, mas graças à equipe técnica estamos indo bem, ainda falta colheita, esperamos terminar no final de março / início de abril. A expectativa para a Safra 2021 é a melhor, há esperança de que façamos bons vinhos porque há qualidade ”.

De Las Compuertas, Matías Scudeletti, representante da Lamadrid Wines, disse-nos: “vivemos a colheita no mês de março, a qualidade da uva que foi analisada para ver o quão madura está é muito boa. Onde estamos com qualidade ascendente em relação aos últimos quatro anos. Existe um bom volume controlado com muito boa qualidade. Além disso, visualizamos que em alguns vinhedos o cacho tem um peso menor, mais leve em comparação com outros anos. Percebemos que há um pouco menos de concentração, ou seja, menos quilos. Se as condições climáticas forem boas, teremos uvas de muito boa qualidade ”.

Nesta colheita de 2021, é evidente o papel fundamental que o clima desempenhou na determinação da qualidade dos vinhos. Já na província de Mendoza, em linhas gerais teve uma primavera mais seca que ajudou as chuvas que se registraram nos meses de janeiro, fevereiro e parte do mês de março, onde estes dois últimos meses também foram mais frios que os últimos dois anos. e em alguns casos variaram as épocas de colheita.

Da Província de Córdoba, da Terra Camiare o enólogo Gabriel Campana, registra as chuvas abundantes em relação ao ano anterior, mas ele diz: “a qualidade é incrível. Já comecei a colheita no norte de Córdoba. Em termos de clima, depois das chuvas, o vento e o sol apareceram. Onde há mais dias de sol, estamos uma semana atrasados ​​em relação ao ano de 2020. Os outros vinhedos que o Terra Camiare apresenta, como o Caroya, começamos com o Chardonnay, quase a 22 ° Bx (Brix é a escala que nos permite medir o grau de açúcar em um mosto ou vinho). Eles estão em perfeita saúde e para o resto da colheita ainda há muito a fazer ”.

Da província de San Luis, o enólogo Gustavo Agostini da bodega Los Coros comentou: “É uma safra rara, foi colhida mais cedo em San Luis devido às fortes chuvas registradas. Já entramos no Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier. Os brancos são muito bons, onde o Viognier 2021 já o temos pronto. Em meados de fevereiro colhemos Cabernet Sauvignon e Syrah para roses. No dia 22 de fevereiro terminamos o Cabernet Sauvignon com atraso de 10 dias, para o Cabernet Franc estimamos que faremos a colheita no dia 5 de março (já conteceu). Em relação às condições em Mendoza, não houve grandes problemas de botrytis, fizemos as curas adequadas. As mudas foram colhidas para o espumante, onde as uvas brancas estão mais adiantadas e as tintas mais atrasadas, mas há grande expectativa para o que está por vir ”.

Para Rafael Domingo, enólogo da Domingo Hermanos, com sede em Cafayate, a situação é a seguinte: “tudo vai bem até agora na colheita, onde em fevereiro colhemos brancos, alguns tintos e o grosso da produção é no mês de março. A saúde está muito boa devido à gestão dos vinhedos, em termos de clima as chuvas foram mais concentradas no final de janeiro e parte de fevereiro, vai ser um grande ano ”.

Da Patagônia Argentina, mais precisamente na Província de Neuquén, San Patricio del Chañar Julio Viola da vinícola Malma comentou: “A colheita está indo muito bem. As condições climáticas são excelentes, com muito boa sanidade e acidez. Esperamos muita qualidade em todas as linhas, pois todos os quadros vêm naturalmente com poucos quilos. Já colhemos algum branco e algumas tintas, e já podemos ver muita intensidade e cor aromática ”.

Também de San Patricio del Chañar, Nicolas Navio, enólogo da bodega Patritti disse: “Acho que será um ano muito bom, com um bom pH e boa concentração de açúcar. Quanto ao tempo, em linhas gerais foi normal onde tivemos alguns dias frios e outros bastante quentes. É uma safra parecida com a de 2019 marcada pela pandemia ”.

Não posso deixar de citar a nova Indicação Geográfica que ampliou o mapa da viticultura argentina, os vinhedos que se localizam no Vale do Trevelin, no departamento de Futalefu, no noroeste da província de Chubut, onde vinícolas Casa Yagüe, Contra Corriente e Viñas del Nant e Fall estão localizadas. Coexistem com geadas, chuvas e nevascas concentradas entre os meses de abril e agosto, que costumam atingir a média de 1.000 mm por ano, e na primavera os ventos que predominam da cordilheira e da fronteira com o Chile. Por estas características muito particulares, é uma das regiões que se colhe mais tarde. Em média do final de abril a meados de maio realizam a colheita.

Ainda há um longo caminho a percorrer, para concluir a colheita de 2021, mas de acordo com o que foi discutido, podemos concluir que é uma safra mais fria. Isso foi consequência das geadas ocorridas em 5 de outubro (época de brotação em algumas variedades ou pré-brotação em outras). Além disso, foram registrados 28 episódios de tempestades de granizo na Província de Mendoza, nos períodos de novembro e janeiro, afetando os diferentes níveis de colheita). Esta safra 2021 poderá ser comparada com as safras 2013 ou 2016, onde os vinhos são mais verticais, com maior frescura e excelente qualidade.

Seguimos na expectativa pelo que está por vir, felicidades!

Por Jackie Javkin
Productora & Prensa Gastronómica
–          Conductora & Productora de Contenidos de Recorriendo Sabores.
–          Consultoría en Marketing & Comunicación.
–          Organizadora de las Ediciones de la Wine Fest en Bs.As. – Argentina.
–          8 años Comunicando. Socia de la Asociación Argentina de Sommeliers.

42 comentários em “Argentina – Respirando a Colheita 2021

    1. Parabéns Rodrigo!
      Mendoza está atualmente com a colheita de uva tinta. Apesar de termos tido vários dias de chuva, muitos cachos podem ser removidos das plantas permitindo que o sol e nutrientes do solo fortaleçam as uvas restantes e conseguir um produto muito bom para nossos vinhos.
      Mendoza é a cidade do sol e do bom vinho!
      Estou ansioso para recebê-lo em breve aqui em nossa linda província!
      Saudade !

      Curtido por 1 pessoa

    2. Parabéns Rodrigo!
      Mendoza está atualmente com a colheita de uva tinta. Apesar de termos tido vários dias de chuva, muitos cachos podem ser removidos das plantas permitindo que o sol e nutrientes do solo fortaleçam as uvas restantes e conseguir um produto muito bom para nossos vinhos.
      Mendoza é a cidade do sol e do bom vinho!
      Estou ansioso para recebê-lo em breve aqui em nossa linda província!
      Saudade !

      Curtido por 1 pessoa

      1. artigo muito bom. Sempre Jackie trazendo novidades sobre a qualidade do vinho argentino, que grande contribuição para o site. Parabéns Rodrigo pelo site.

        Curtido por 1 pessoa

  1. É uma notícia muito boa, tanto para os Mendocinos que produzirão mais vinho e isto recompensa todo esforço na maré contra o momento que passamos, bem como também para que terá a oportunidade de ter vinhos desta safra em suas mesas e adegas. Não esquecerei dos que tiver oportunidade de comprar. Apenas gostaria de estar lá nesta época o que não é possível.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Me encantó el artículo Jackie, que gran visión sobre la vitivinicultura argentina y sus grandes enologos.
    Sin duda, la Argentina va por un gran camino y hay más que Malbec.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Hay un cambio de paradigma en los vinos argentinos y eso se ve reflejado en los últimos años. Muchas gracias por acercar el artículo Jackie y seguir difundiendo el trabajo que hay detrás.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário