Amigos,
Ontem, saiu a publicação de Luiz Gutierrez, o avaliador dos vinhos sul-americanos da The Wine Advocate, concedendo a pontuação máxima a dois novos vinhos argentinos.
Com isso, agora são cinco os vinhos argentinos que receberam a tão sonhada pontuação da prestigiada revista.
Argentina e os 100 Pontos Robert Parker.
Com o lançamento do relatório 2020-2021 da Parker, dois novos rótulos alcançaram a pontuação mais alta: o Finca Piedra Infinita Gravascal 2018, um Malbec da Bodega Zuccardi, e o Per Se La Craie 2018, uma corte de Malbec e Cabernet Franc da vinícola familiar Per Se Wines. Ambos são tintos do Vale do Uco, em Mendoza, região que nos últimos anos se tornou sinônimo de vinhos argentinos de alta qualidade.
Em seu relatório 2020-2021 sobre a Argentina, Gutiérrez destaca a particularidade de sua degustação anual em tempos de pandemia. Em vez de visitar as vinícolas e provar os vinhos in loco, teve de o fazer isolado e à distância. Nesse contexto, provou 1.084 rótulos das safras 2017, 2018, 2019 e 2020.
Para o enólogo Sebastian Zuccardi, é a segunda vez que um vinho seu obtém a maior pontuação, mas ele festeja como se fosse a primeira vez. “Este é um reconhecimento do que está acontecendo na Argentina, e especificamente no Vale do Uco, onde os vinhedos estão mostrando o potencial para produzir vinhos nos mais altos níveis”, diz ele em diálogo com a Clarion. E acrescenta: “Hoje temos que receber este prêmio e é por isso que nos honramos, mas sabemos e entendemos que fazemos parte de um grupo de muitas pessoas que trabalham na região”.
Novo Vinho da Argentina com 100 Pontos de Robert Parker
O segundo vinho com 100 pontos é uma revelação da Per Se Wines, o projeto pessoal dos enólogos David Bonomi e Edy del Pópolo (enólogos, além disso, das Bodegas Norton e Susana Balbo Wines respectivamente).
“Ainda não caiu a ficha, isso é muito bom. “Estou feliz por mim mesmo, mas acima de tudo pela Argentina, continuar a ter vinhos de 100 pontos nos faz muito bem como país produtor”. Ele também disse: “Não é fácil fazer com que essas pessoas que degustam tantos vinhos de todo o mundo dêem essa pontuação todos os anos ”, completa.
Nenhum dos dois vinhos de 100 pontos foi lançado para venda ainda, mas eles estarão disponíveis na Argentina ainda este ano. Por serem rótulos de alta gama e produções limitadas, em ambos os casos estimam que o preço ao público fique em torno de 25 mil pesos.
Parabéns aos premiados!!
Beleza amigo Sitta. Fiquei curioso p ver quais vinhos argentinos já conseguiram 100 pontos. Tens essa lista completa?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tem o link na publicação
CurtirCurtir
Obrigado por nos manter informados, sempre em primeira mão!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito legal esse reconhecimento!! Parabéns por trazer isso rapidamente pra gente, Rodrigo!! Nota 10!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito legal.
E sabe onde se pode encontrar os vinhos da PerSe por aqui?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu tenho o Inseparable pra vender
CurtirCurtir
Que maravilloso reconocimiento a los vinos argentinos. Salud!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom saber que lós ermanos estão fazendo vinhos cada dia melhores!! Agora é tentar prová-los! Abraço Sitta!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pois é amigo. Bora correr atrás
CurtirCurtir
Muito bom, Sitta! Agora é aguardar pra ver se conseguimos provar algum desses néctares!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Felicitacions a los ganadores! Ahora está esperando saborearlos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Felicitacions a los ganadores!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho um volare del camino em casa. Esse corte deve estar fantástico, o Zuccardi é sempre uma “incógnita”, sendo que muita gente não concorda nem de longe com as altas pontuações.
O que mais me intriga é como esse avaliador ainda não deu 100 pontos para nenhum vinho chileno. E tampouco a WA deu 100 pontos para qualquer tinto Português.
CurtirCurtido por 1 pessoa