Produção Mundial de Vinhos x Consumo Global em 2020

Amigos,

No dia 20 deste mês, a OIV divulgou o relatório com as estimativas da produção e do consumo mundial de vinhos em 2020. Os dados foram apresentados pelo Diretor Geral da entidade, Pau Roca, diretamente da sede da OIV em Paris, por conferência na web.

De acordo com os dados do relatório, após a produção excepcionalmente alta de 2018, pelo segundo ano consecutivo, o volume da produção mundial de vinho, em 2020, deverá ficar abaixo da média histórica. 

Entre os principais produtores mundiais, Pau Roca destacou que:

  • Volume de produção inferior à média na UE, onde as medidas para reduzir o volume da safra tiveram impacto significativo na Itália, França e Espanha, apesar das condições climáticas favoráveis.
  • As primeiras projeções da safra nos EUA indicam volumes em linha com 2019, mas incerteza devido aos impactos causados por incêndios florestais, o que podem levar a novas revisões.
  • Queda na produção de vinho da América do Sul, especialmente na Argentina e no Chile, devido às condições climáticas desfavoráveis.
  • A África do Sul finalmente voltou à “normalidade” após vários anos de estiagem.
  • Austrália registra safra baixa devido aos incêndios florestais, enquanto a Nova Zelândia mostra um recorde no volume de colheita em 2020.

Produção Mundial

Com base em informações coletadas em 30 países, que representaram 84% da produção mundial em 2019, a produção mundial de vinho em 2020 (excluindo sucos e mostos) é estimada em 260 mhl. A produção de 2020 parece estar em linha com a ano anterior: + 1% em relação a 2019 ( que atingiu cerca de 257 mhl).

Vale ressaltar que a produção abaixo da média histórica, não é necessariamente uma má notícia para o setor vitivinícola, principalmente levando-se em conta o contexto atual onde tensões geopolíticas, mudanças climáticas e pandemia covid-19 estão gerando um alto grau de volatilidade e incerteza no mercado global de vinho.

OIV2

Vale lembrar que um hectolitro representa 100 litros ou o equivalente a pouco mais de 133 garrafas padrão de 750 ml. Transformando em garrafas, a produção mundial média estimada é de 34,6 bilhões de garrafas.

Na sequência, a tabela completa dos maiores produtores mundiais.

OIV9

A Itália (49,1 mhl, + 3%), França (46,6 mhl, +11%) e Espanha (40,7 mhl, +21%), juntas representam praticamente 53% da produção mundial de vinho em 2020.  Se considerarmos toda a UE (165 mhl, + 8%), a representatividade frente a produção mundial atinge 63% do total.

Os maiores impactos na produção mundial de vinho foram registrados nos principais países produtores do hemisfério Sul (49 mhl, – 8%). Tanto Argentina (10,8 mhl, -17%), como Chile (10,3 mhl, – 13%) e a Austrália (10,6 mhl, -11%), que figuram entre os 10 maiores produtores do mundo, tiveram quedas superiores a 10% na produção. Aliás, já havíamos sinalizado aqui no blog a queda de produção no Chile: Produção Chile 2020; Menor mas Melhor.

OIV4

Outro dado estatístico importante é que os 8 maiores produtores mundiais de vinho, representaram 77% do vinho vinificado em 2020. 

Consumo Global

Já, em relação ao consumo mundial de vinho, em 2020 é estimado um volume de 234 mhl, indicando uma redução significativa de 3% em relação a 2019.

Esta queda anual de 7 mhl é análoga à observada durante a crise financeira global de 2008-09. O primeiro ano da pandemia da COVID-19 mostrou comportamentos assimétricos de consumo em diferentes países do mundo.

OIV5

O consumo de vinho continua sendo bastante regionalizado. Apesar do vinho ser consumido em 200 países, os 5 primeiros representam quase 50% do consumo no mundo, enquanto os 10 principais países representam 70% desse consumo em 2020.

OIV10

O país que mais impactou a queda mundial do consumo de vinho em 2020 foi a China, caindo de 5° para 6° maior consumidor mundial (12,4 mhl, – 17%). 

Na União Europeia, destaque para a Itália que cresceu 8% chegando a 24,5 mhl, quase ultrapassando a França no 2° lugar da tabela.

Os EUA confirmam sua posição como a maior país consumidor de vinho do mundo também em 2020 com mhl, sem variação em relação a 2019 e o país com maior crescimento no consumo de vinhos no mundo foi o Brasil (4,3 mhl, + 18%).

Na América do Sul, o consumo geral de vinho aumentou em 2020, com Brasil e Argentina (9,4 mhl, + 7%)  puxando o aumento do consumo no continente.

Em relação ao consumo per capita, Portugal continua sendo o maior consumidor mundial com 51,9 litros/ano por habitante com idade legal para consumir álcool. Vale ressaltar que a idade legal varia de acordo com o país. No link abaixo você pode consultar as idades legais ao redor do mundo.

Idade Mínima Legal para Comprar ou Beber Vinho ao Redor do Mundo

Outro ponto de destaque é que os 5 maiores consumidores mundiais de vinho, na relação per capita, são da UE. Também vale destacar que o maior consumidor mundial de vinhos em litros totais é apenas o 17° colocado nesse critério.

OIV7

Produção e Consumo no Brasil

O Brasil registrou nova queda na sua produção de vinho (1,9mhl, – 5%). O país manteve a 18ª posição no ranking dos maiores produtores do mundo, segundo dados da OIV. Vale ressaltar que o Brasil, em 2018, era o 15º do ranking, mas acumula uma queda de produção de mais de 40% nos últimos 2 anos.

Em relação ao consumo de vinhos, conforme falamos acima, o Brasil foi o país que mais cresceu no mundo, com um aumento de 18% e pulando da 17° posição geral para o 13º lugar no ranking. Já em relação ao consumo per capita, ainda somos somente o 21° do ranking.

No próximo Post, vamos falar das importações e exportações de vinho em 2020.

Até lá!

Fontes: OIV

4 comentários em “Produção Mundial de Vinhos x Consumo Global em 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s