Siro Pacenti Brunello di Montalcino – História e Degustação Vertical

Meus amigos,

Hora de voltamos a falar sobre vinhos italianos aqui no Blog. Mais especificamente, falaremos sobre os Brunello di Montalcino, um dos estilos mais tradicionais da Itália.

Esse tema surgiu face a fantástica degustação vertical do Siro Pacenti Vecchie Vigne Brunello di Montalcino, safras 2010 a 2015 (sendo a 2015 pontuada com 100 pontos de James Suckling), promovida pelo confrade Antonio Nunes, no Vinheria Percussi, para comemorar mais um aniversário. E para abrilhantar a noite, provamos o PS Riserva Brunello di Montalcino da safra 2012, o grande vinho do jantar de comemoração.

Mas antes de falarmos mais sobre a degustação, vamos falar sobre a região e seus vinhos.

DOC Montalcino

O terroir de Montalcino oferece ótimas condições para a produção de vinho de alta qualidade. Achados arqueológicos que datam da era etrusca sugerem que o vinho é produzido aqui há mais de dois mil anos.

Toscana-center

Em 1966, Brunello tornou-se um vinho DOC e, um ano depois, o Brunello Consortium foi fundado. Em 1980, foi o primeiro vinho a se tornar DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), uma designação superior para vinhos selecionados na Itália com um selo específico do governo.

Essa denominação ocorreu através de um Decreto Presidencial (D.P.R. 1/7/1980) e várias modificações ocorreram posteriormente. As regras estabelecidas em vigor nos regulamentos disciplinares de acordo com o Decreto de 19/5/1998 são as seguintes:

Brunello

+ Desafio Bolgheri x Montalcino

A família Pacenti e sua História

A quinta Pacenti foi fundada em 1970, com a compra da propriedade a norte de Montalcino por Siro, que passou a plantar algumas vinhas importantes, que ainda hoje aí existem, nos solos argilosos e frescos do terreno sobranceiro a Siena. Em 1988, a gestão passou para as mãos de Giancarlo. Este foi o ano da vindima em que Rosso e Brunello di Montalcino Siro Pacenti foram engarrafados pela primeira vez.

No início dos anos noventa, a propriedade se expandiu para incluir terras ao sul de Montalcino.

Nesta região, em solos ricos em minerais, no final dos anos 60, o avô materno de Giancarlo plantou cinco hectares de vinhas que se revelaram particularmente importantes na determinação das características dos vinhos Siro Pacenti. É aqui que as mudas Sangiovese usadas nas novas plantações da propriedade são reproduzidas. A década de noventa foi marcada também pelo início da parceria com a Universidade de Bordeaux e pelas primeiras experiências de maturação fenólica aplicadas ao Sangiovese (Yves Glories). A nova adega foi construída entre 2001 e 2004, aliando tecnologia e experiência com respeito as uvas e a terra.

Fotos de Luis Felipe Calmon

Os Vinhos

O Brunello Vecchie Vigne tem uma produção anual de 25.000 garrafas de 750 ml. Produzido de uvas 100% Sangiovese de mais de 35 anos de idade, passa 24 meses em barris de carvalho francês de 225 litros e posterior descanso em garrafas. A graduação alcoólica varia de acordo com a safra mas esta entre os 14,5 e 15,5%, teor relativamente alto para os vinhos da região.

O Brunello PS Riserva tem uma produção de apenas 2.000 garrafas de 750 ml e 800 garrafas Magnum (1.500 ml). Produzido com uvas 100% Sangiovese de um vinhedo localizado em Pellagrilli com mais de 40 anos de idade, passa 24 meses em barris de carvalho francês de 225 litros e posterior descanso em garrafas com 14,5% de graduação alcoólica.

A Degustação Vertical

Todas as safras da degustação vertical foram servidas ao mesmo tempo e acompanharam o primeiro e segundo prato do jantar. Na sequência, com o terceiro prato, foi servido o PS Riserva.

Na sequência nossa impressão das safras degustadas:

Siro Pacenti Vecchie Vigne Brunello di Montalcino 2010: na minha opinião a melhor safra da vertical. Já mais evoluído, com notas de alcaçuz e cereja madura, taninos firmes e boa complexidade, final prolongado. Nota V3 – 95 pontos.

Siro Pacenti Vecchie Vigne Brunello di Montalcino 2011: vinho equilibrado e ainda jovem, tem bom potencial de evolução ainda. Taninos aveludados, ótimo equilíbrio e boa acidez. Nota V3 – 92 pontos.

Siro Pacenti Vecchie Vigne Brunello di Montalcino 2012: ótima safra, minha segunda opção ao lado da 2015. Muito potencial para envelhecer, taninos mais macios, final aveludado. Nota V3 – 94 pontos.

Siro Pacenti Vecchie Vigne Brunello di Montalcino 2013: safra que ainda precisa de uns bons anos em garrafa. Nota V3 – 91 pontos.

Siro Pacenti Vecchie Vigne Brunello di Montalcino 2014: não é a toa que muitos produtores da região de Montalcino não engarrafaram a safra 2014. Muito abaixo dos demais, desequilibrado, apenas regular. Nota V3 – 89 pontos.

Siro Pacenti Vecchie Vigne Brunello di Montalcino 2015: eleito por James Suckling como o Melhor Vinho do Mundo em 2019, tendo recebido os sonhados 100 pontos, o mais jovem da degustação impressionou e mostra que a safra 2015 tem enorme destaque praticamente em todos os países. Aromas de frutas vermelhas, cerejas e cassis. Em boca é elegante mas também potente, quente, com taninos macios e final prolongado. Deve evoluir nos próximos 5 anos. Nota V3 – 94 pontos.

Siro Pacenti PS Riserva Brunello di Montalcino 2012: que vinho sensacional. Já era esperado mas foi o melhor da noite, apesar de que merecia mais uns 5 anos em adega. Aromas de cereja madura, figo e cedro. Em boca é macio e equilibrado, taninos potentes, notas de cacau e tabaco e muita potência no final. Nota V3 – 97 pontos.

wp-1623626692181.jpg

Fica registrado nosso agradecimento ao confrade Antonio Nunes por essa maravilhosa experiência. Muitas felicidades e muitos anos de vida!

E que venham os próximos eventos! Saúde a todos!

Fontes:/
https://www.consorziobrunellodimontalcino.it/en/583/wines
http://www.siropacenti.it/en/home/home

7 comentários em “Siro Pacenti Brunello di Montalcino – História e Degustação Vertical

  1. O vecchie vigne 2015 foi eleito o melhor do mundo na lista de 2019. Interessante ele já estar mais “pronto”. O ponto é aonde essa evolução pode chegar e quanto tempo

    Curtido por 1 pessoa

    1. Descobri esse produtor quando estive hospedado em 2018, na pousada Barco Mediceo em Carmignano, uma B&B rústica, mas confortável e com uma vista maravilhosa! O proprietário, Lorenzo, é casado com Cássia Mara, uma dentista brasileira formada aqui em Ribeirão Preto. Além de ser guia turístico oficial na Toscana, Lorenzo tb é um ótimo chef, conhece quase todos os produtores da Toscana, e num jantar preparado por ele na pousada abriu um Siro Pacenti 2010 de sua adega particular para nos servir. Seu comentário naquela noite: hoje vcs vão degustar um dos melhores BdM da atualidade. Gostamos tanto que ao final do jantar o convenci a vender duas garrafas dessa safra! Uma delas ainda está adegada, mas por pouco tempo…

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário