Laava Smart Fingerprints® – Tecnologia Antifraude para Vinhos.

Amigos,

Quem já segue o blog há algum tempo, sabe das minhas preocupações em relação à falsificação de vinhos. Ao longo desse post vou deixar alguns links para que vocês possam recordar as inúmeras vezes que abordamos esse tema por aqui.

A falsificação não dói apenas no bolso. Dependendo do tipo de falsificação ela pode trazer sérios danos a sua saúde e, até mesmo, provocar a morte, como foi relatado em nosso post que mostrou cinco dos grandes escândalos do mundo dos vinhos (link abaixo).

5 Escândalos dos Vinhos.

O Vinho Falsificado e os Riscos à Saúde.

Já existem tecnologias antifraude no mercado mas o tema ainda é muito complexo. Para que a tecnologia seja de fato eficiente, ela além de conter os requisitos técnicos necessários (facilidade de implantação, rastreabilidade, confiabilidade, etc), ela precisa ter um baixo custo. Hoje em dia, devido ao grande volume de falsificações, vinhos “baratos” também são falsificados onde os criminosos buscam o ganho em escala, e uma solução “cara” inviabiliza a sua aplicação, na maioria dos casos. 

Vinho Barato Também é Falsificado!

Uma nova solução

Há algumas semanas fui procurado pelo Victor Silveira, que atualmente mora na Austrália, e é sócio da Zear Advisory, uma consultoria australiana com forte atuação em “brand protection”. O contato do Victor se deu devido às postagens do Blog que abordam o tema da fraude constante em vinhos e ele me apresentou a solução desenvolvida pela sua empresa para evitar a fraude em produtos (não somente em vinhos, mas que funciona perfeitamente para tanto).

O Victor é o responsável pela atividade da Zear na América do Sul e sabendo do crescimento do mercado de vinhos no Brasil e por consequência das constantes tentativas de falsificação, criou um projeto voltado ao combate de fraudes e proteção de marcas.  

Mitos e Verdades sobre Vinhos Falsificados.

Seu projeto traz ao Brasil diversas soluções de proteção de marca, sendo a Laava Smart Fingerprint® o sistema que eu achei mais apropriado para essa aplicação. 

laava

Como Funciona?

A Zear se associou a Laava, uma empresa australiana de tecnologia inovadora que desenvolveu uma marca de confiança no produto, segura e globalmente escalável (que eles afirmam ser a primeira nesse sentido).

A Laava é uma empresa que trouxe ao mercado uma tecnologia de autenticação de produto segura e online, através da qual impede a atividade global de falsificação e conecta diretamente marcas e consumidores por meio de experiências de produtos confiáveis e autênticas.

O sistema que foi desenvolvido em colaboração com as principais organizações científicas e de ciber-segurança da Austrália, CSIRO e AustCyber, a Laava Smart Fingerprint® utiliza tecnologia patenteada de impressão digital óptica de última geração. 

Sua utilização é muito fácil. Os consumidores simplesmente usam seus smartphones para escanear uma Smart Fingerprint® e verificar a autenticidade do produto. A autenticação ativa um gateway seguro, conectando os consumidores não somente com a segurança da compra do produto original, mas também com histórias exclusivas da marca, recompensas, promoções e link com plataformas de comércio eletrônico.

O link abaixo mostra rapidamente como funciona o produto, basta um scan das Smart Fingerprints® e você terá acesso a autenticidade do produto além de uma série de informações, registradas pelo  fabricante do vinho:

Conheça o sistema

Nas imagens abaixo, você pode acompanhar o rastreio da Smart Fingerprint® no modelo que é utilizado pela Vins de Bordeaux. Após o scan é possível visualizar os dados da autenticação, engajamento da marca, a origem dos vinhos, informações da vinícola, qual o tipo de vinho, etc.  Também podem ser vistas outras tecnologias no projeto: verificação na blockchain, proveniência, rastreamento por toda a jornada do produto, verificando dados (temperatura) e desempenho das cadeias de abastecimento. 

Outro ponto fundamental é que o sistema permite a rastreabilidade desde a vinícola até a prateleira do varejo, impedindo assim também a falsificação por descaminho ou roubo de carga. Também permite que decisões mais bem embasadas possam ser tomadas sobre a gestão de produtos e investimentos na cadeia de abastecimento.

Screenshot_20210808-204649

Faça um teste da tecnologia

Através do seu Smartphone acesse o site scan.laava.id e aponte a câmera para a Smart Fingerprint® abaixo: 

laava2

Você terá acesso aos mesmos dados divulgados anteriormente aqui no Post. Você também pode fazer o teste da Smart Fingerprint® da primeira imagem do post e verificar os diferentes tipos de informação que cada vinícola pode escolher divulgar.

Fácil não? 

Com certeza o sistema vai ajudar a evitar falsificações e fraudes! Mais segurança para nosso querido e valorizado vinho.

Para contatar o fabricante do sistema de segurança, os dados estão a seguir! 

Serviço:
website: www.laava.id
email: victor@zearadvisory.com
whatsapp: +61 0415 502 785

10 comentários em “Laava Smart Fingerprints® – Tecnologia Antifraude para Vinhos.

  1. Realmente é um problema sério. E o pior é que as fraudes, antes restrita aos grandes rótulos, está se espalhando por outras faixas de vinho. Por isso iniciativas como essa sua nesse post é mais do que relevante. Parabéns pela iniciativa, meu caro.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Isso vai ser ótimo, principalmente se tratando de vinhos da Argentina está complicado ter 100% de segurança do que se toma. As vezes temos más impressões de alguns vinhos que não nos surpreendem como deveriam, e na realidade não era ele que estávamos bebendo. Apenas complementando o Toni ali em cima, eu tomei um Gran Enemigo Blend 2016 que acreditava ser uma maravilha, sendo que na realidade não me surpreendeu em nada; logo após ter tomado um Chacayes (que estava excelente), passei realmente a acreditar que o blend era falso.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s