Finca La Igriega – Uma Constante Conversa com o Lugar

Por Jackie Javkin

Finca la Igriega é um projeto que nasceu de um sonho familiar. Conhecendo o lugar pela primeira vez em 2000, se apaixonaram por Paraje Altamira, Valle de Uco.  Então, em 2006, Marcelo Goldberg, um empresário de expressão na indústria têxtil argentina, comprou o vinhedo, com a visão de deixar um legado familiar para as gerações futuras. Lembrando que foi Nicolas, filho de Marcelo Goldberg, que nos contou como foi o processo dessa “paixão” que continua até hoje no local: desde a primeira visita houve uma queda pela identidade do lugar, pela paisagem e por tudo que cercava o que hoje é a vinícola. Há um compromisso entre todos em deixar um legado para as gerações futuras da família.

Lembre-se que a Paraje Altamira representa uma das primeiras e mais importantes  Indicações Geográficas da América Latina, localizada no coração do cone aluvional do rio Tunuyán, nos sopés dos Andes, dentro do distrito de La Consulta, no sul do Vale Uco, da província de Mendoza. O sítio altamira possui uma área de 3660 hectares no total, dos quais aproximadamente 1900 hectares são cultivados e desde 2013 foi oficialmente reconhecido como o IG Paraje Altamira pelo Instituto Nacional de Viticultura da Argentina (INV). É o primeiro IG com características únicas, com solos pobres com uma altitude de mais de 1.000 metros acima do nível do mar, irrigação com água de geleiras pura e a amplitude térmica comum no vale. Possui uma grande presença de carbonato de cálcio e a característica calcaria da área é uma das características representativas da região fundidas com a selvageria de sua geografia, o clima temperado e suas noites mais frias onde vinhos com estrutura, suculência, expressão, tanino envolvente e elegância são alcançados em cada uma das garrafas que produzem.

Finca La Igriega é um projeto de uma jovem fazenda boutique, onde Nicolas Goldberg se comunica honestamente e promove essa paixão pelo lugar. Há uma busca constante para alcançar o consumidor de forma mais próxima do público e com um movimento constante para continuar evoluindo ao longo do caminho. É assim que eles fazem jus ao seu nome LA IGRIEGA significa “y” em espanhol, equivalente a “e” em inglês, e simboliza a estrutura genética deste projeto. Faz alusão ao vínculo, união, nexo, soma de todas as partes do projeto.

Sua equipe é vital para alcançar essa evolução constante. É formado pelo engenheiro agrónomo Carlos Luis Caggiati e pelo enólogo Felipe Stahlschmidt. Carlos é uma instituição na área, na gestão de perfis de solo no Vale do Uco, especialista em viticultura de precisão. Felipe é responsável principalmente pela área enológica, trabalhou na Catena Zapata e Pascual Toso, entre outros projetos. Há um feedback contínuo ao longo do processo com o objetivo de se superar ano após ano.

8-FINCA CAMINO

Atualmente, podemos encontrar os seguintes vinhos na linha da Finca la Igriega:

  • La Igriega Rose: uvas 100% Malbec. Eles definem o ponto de colheita para esta variedade três semanas antes da colheita habitual da uva. Buscam alcançar a acidez certa, com aromas intensos, notas de ervas e sabores de frutas, como cerejas e com taninos macios e sedosos.
  • La Igriega Cabernet Franc: é uma das mais recentes adições da Finca La Igriega com grande aceitação e repercussão entre os consumidores. Há uma expressão de frescor, destaca-se por sua grande intensidade aromática com notas de frutas negras e vermelhas, com acidez envolvente e taninos marcados típicos de Paraje Altamira.
  • La Igriega Malbec: delicado e equilibrado. Com notas picantes, taninos redondos, frutas vermelhas que lhe dão uma grande expressão e personalidade onde reflete o poder e a força do lugar.
  • La Igriega Blend:  corte de 68% Malbec, 25% Cabernet Sauvignon, 4% Cabernet Franc e 3% Petit Verdot.  É um vinho vibrante, com caráter único, textura, onde diferentes camadas de sabores são abertas com notas defumadas, a mineralidade do solo e um acabamento envolvente na boca.
  • La Igriega Malbec Superior: é o reflexo da identidade e expressão de Paraje Altamira. Malbec de parcelas selecionadas, com uma acidez marcante, textura, frutas negras, notas picantes e sutis notas defumadas, típicas de seu estágio de 18 meses em carvalho francês. Um vinho que convida você a descobrir e pensar no terroir.

9-LAIGRIEGAWINES

Todos os seus vinhos são vinhedos únicos, feitos da mesmo vinhedo onde refletem a expressão do local e seu ambiente. Eles partem do capital humano, do terroir e da paixão de fazer vinhos genuínos demonstrando o potencial do lugar, seu caráter e elegância.

Serviço:
Site: https://www.laigriegawines.com/
Endereço: Constantini s/n Altamira. (5567) La Consulta, Valle de Uco. Mendoza, Argentina.
e-mail de exportação: nicolas@fincalaigriega.com
Por Jackie Javkin
Jornalista & Produtor de Conteúdo
Maestro & Produtor de Conteúdo da Recorriendo Sabores.
Consultoria de Marketing & Comunicação.
Organizador das edições do Wine Fest em Bs.As. – Argentina.
8 anos se comunicando. Membro da Associação Argentina de Sommeliers.

10 comentários em “Finca La Igriega – Uma Constante Conversa com o Lugar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s