In Vino Veritas

Feliz Ano Novo a todos!

Nosso primeiro Post de 2022 é bem curtinho, só uma curiosidade para aproveitar e desejar a todos um excelente 2022, repleto de muitos vinhos e amizades verdadeiras!

Provavelmente você já tenha lido em algum lugar, ou talvez escutado a expressão In Vino Veritas, mas você conhece o significado dessa expressão?

Caso não conheça ou queira relembrar, bora lá que eu te conto!

In vino veritas é uma frase em latim que significa “no vinho está a verdade”, utilizado como provérbio para expressar a sensação de “liberdade” provocada pelo álcool. Com esta expressão, os antigos romanos queriam dizer que quando as pessoas que estão sob o efeito do vinho (álcool), perdem a vergonha e fazem com que as verdades possam ser reveladas.

Para o historiador romano Tácito, as pessoas nunca conseguem mentir de forma eficaz quando estão bêbadas, levando a crer que aquilo que revelam quando estão sob o efeito da bebida alcoólica, seja de fato a verdade. Ele relata que os alemães se embriagavam em reuniões de discussões dos Conselhos Municipais, pois pensavam que sob o efeito do vinho seriam capazes de se expressar com maior sinceridade.

A expressão completa desta expressão em latim seria: in vino veritas, in aqua sanitas, que significa “no vinho está a verdade, na água está a saúde”.

Segundo a história, o provável autor deste provérbio para o latim seria o filosofo Caio Plínio Cecílio Segundo, mais conhecido por “Plínio, o Velho”. Entretanto alguns pesquisadores acreditam que a origem deste provérbio seja grego, e que tenha sido criado pelo poeta lírico Alceu de Mitilene, e que tenha sido apenas traduzido por Plínio, o Velho para o latim.

De acordo com Plínio, o vinho torna o homem expansivo e a verdade escapa-lhe involuntariamente dos lábios.

Heródoto em suas Histórias, Livro 1, afirmou que se os persas decidissem algo enquanto estavam bêbados, eles estabeleceram uma regra para reconsiderar quando sóbrios. Posteriormente, outros autores também acrescentaram que, se os persas tomaram uma decisão enquanto sóbrios, eles fizeram uma regra para reconsiderar quando estavam bêbados.

O filosofo Platão teria mencionado esta expressão em “O Banquete”, uma série de discursos de ideias platônicas sobre a natureza e o amor.

Outra Curiosidade

Ainda, InVinoVeritas é o nome da associação enológica do Institut d’études politiques de Paris (Sciences Po), conhecida por organizar o SciencesPo International Tasting (SPIT), considerado pela revista especializada em vinhos La Revue du vin de France como “o mais exigente” dos eventos estudantis voltados à degustação de vinhos.

Saúde a todos!!

4 comentários em “In Vino Veritas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s