The Wine Independent

Amigos,

Notícia importante sobre os chamados “Wine Experts”. Uma nova publicação, que promete ser isenta, está chegando ao mercado.

A Master of Wine Lisa Perrotti-Brown, ex-editora chefe da Robert Parker Wine Advocate e o fotógrafo Johan Berglund, anunciaram o lançamento do The Wine Independent. Os co-fundadores se uniram para criar um novo site de revisão de vinhos, que promete ser visualmente atraente e imparcial nas avaliações de vinhos.

O thewineindependent.com será um site totalmente independente, sem publicidade, de volta ao modelo básico de publicação independente, sustentado somente por assinantes, com foco nas análises de especialistas, com fotojornalismo profissional e recursos de pesquisa sem precedentes.

Apoiado por um pequeno grupo de investidores suecos, apaixonados por vinho, onde nenhum deles tem qualquer ligação com o indústria do vinho, C e Berglund buscam o retorno aos altos padrões éticos, inicialmente defendidos e praticados por Robert M. Parker Jr. quando ele iniciou o The Wine Advocate, em 1978.

Alias, vale ler a publicação especial de nosso colaborador Carlos Mazon sobre Robert Parker. No artigo, ele comenta sobre Parker e a possível sucessão de Perrotti-Brown nopapel de crítica mais influente na indústria do vinho: Robert Parker: Vilão ou Mocinho?

“A crítica imparcial sobre os vinhos é importante para quem procuram navegar no mundo dos vinhos finos”, disse Perrotti-Brown. “Como metodologia, uma publicação sobre crítica de vinhos que seja respeitável não deveria aceitar dinheiro de quaisquer outras entidades vinculadas com o vinho. Muitos consumidores acreditam que exista essa relação inapropriada quando leem os comentários de críticos conhecidos”.

Numerosos conflitos de interesse surgiram à luz nos últimos anos, como a venda de ingressos de eventos para vinícolas e divulgação prévia de pontuação para varejistas através de assinaturas “ultra-premium”. Algumas publicações, supostamente respeitáveis, dentre aquelas que afirmam ser independentes, são usuárias de tais práticas. Como resultado, a fé nas avaliações de vinhos foi erodida a ponto de os compradores não saberem mais em quem podem confiar.

Embora a ética esteja no centro do The Wine Independent, ele promete aos consumidores muito mais do que comentários imparciais. Johan Berglund é o fotógrafo premiado por trás de numerosos livros sobre produtores icônicos, incluindo Chateau Pontet-Canet, Le Dôme e Troplong Mondot. Para perseguir seu sonho de lançar sua própria publicação de vinhos, ele não trabalha em nome de vinícolas, mas concentra seus talentos em contar visualmente as histórias de regiões e produtores para o The Wine Independent.

Wineind

“The Wine Independent irá informar e surpreender os amantes do vinho com um fluxo contínuo conteúdo original, envolvente e em constante evolução, que vai além das classificações”, disse Johan Berglund. “Estamos ansiosos para levar leitores à viagens emocionantes mostrando a vida das pessoas e das regiões que cobriremos, com recursos detalhados e narrativa visual. Quanto ao corpo editorial, cresceremos organicamente e a uma ritmo constante.”

Perrotti-Brown e Berglund são os acionistas e pretendem trazer mais críticos a bordo, oferecendo ações da empresa como parte do incentivo. “Na Robert Parker Wine Advocate, era meu trabalho encontrar e integrar talentos há mais de treze anos”, mencionou Perrotti-Brown. “No The Wine Independent, da mesma forma, planejamos cobrir o mundo dos vinhos finos usando uma equipe de especialistas regionais. Se há grandes vinhos que os colecionadores precisam conhecer, nós os cobriremos.”

Além da abrangência e expertise, Perrotti-Brown cita a pontualidade das revisões como outro fator crítico no atendimento ao consumidor. “Quando os vinhos com alta demanda e pouca oferta chegarem ao mercado, estaremos lá com todos os fatos e dicas, para que nossos leitores possam tomar decisões de compra bem informados.”

O site também promete novos e inovadores recursos de pesquisa, para ajudar os consumidores a encontrar vinhos que se adequam aos seus paladares e filosofias. “Estamos emergindo de uma era em que uma ênfase de quantidade desproporcional foi direcionada às pontuações de vinhos, em grande parte porque as pontuações eram a parte mais fácil e rápida de uma avaliação. Mas as pontuações são simplesmente uma indicação de qualidade relativa. Uma nota de degustação precisa, significativa e bem escrita pode oferecer mais informações sobre o estilo e o sabor do vinho e portanto, ser ainda mais valiosa para os consumidores. Com isso em mente, estamos adicionando uma ampla gama de filtros para nossa função de pesquisa de vinhos, alguns dos quais não são encontrados atualmente em nenhum outro site de vinhos. Isso ajudará os assinantes a navegar pelas notas de degustação com maior velocidade e facilidade.”

TheWineIndependent.com será lançado em maio de 2022, mas um site provisório está disponível desde de 17 de janeiro de 2022.

Vale conhecer!

Sobre:
Website: thewineindependent.com
Instagram: @thewineindependent
Facebook: thewineindependent
Twitter: @thewineind

5 comentários em “The Wine Independent

  1. Excelente notícia e iniciativa. O público amante do vinho precisa de um contraponto à mídia tradicional que se dedica à crítica do vinho. Já subscrevi. Grande abraço Rodrigo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Achei o “lançamento” dessa publicação um tanto quanto polêmica. Principalmente por eles ressaltarem a independência e imparcialidade, o que eles querem dizer com isso, que a WA recebe dinheiro e age com parcialidade?? Agora, a Cobos já sai beneficiada logo de começo, visto que praticamente se apropriaram do logo hahahahaha

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s