Estância Atamisque, o Primeiro Country Club de La Carrera

Por Jackie Javkin

A Bodega Atamisque é um dos projetos mais relevantes da província de Mendoza, devido ao seu perfil, que oferece um Wine Club, hípica, fazenda, pomares e trilhas ecológicas, entre outras atividades. Em constante crescimento, é uma das propostas mais inovadoras e se tornou o primeiro Country Club de montanha e o vinho, e o mais importante do Vale do Uco.

Quem está a frente desse projeto inovador é John Dumonceau, empresário de origem belga-francesa e proprietário da Bodega Atamisque. O empreendimento é outro dos grandes projetos deste empresário que se apaixonou pela região e a escolheu para morar com sua esposa Chantal.

Situada a uma altitude de 2.000 masl, a Estância Atamisque, o primeiro Country Club de montanha, é um empreendimento imobiliário que funde um estilo de vida baseado em desfrutar da natureza como premissa e costumes do país. Fica a apenas 95 km da cidade de Mendoza e pode ser acessada pelo sul, por Tupungato ou pelo norte, pela emblemática área de Luján de Cuyo.

A proposta imobiliária deste empreendimento é bastante abrangente. Ela oferece aos seus proprietários diferentes possibilidades como: casas que se estendem na superfície em que se adaptam às necessidades de cada cliente.  Elas foram pensadas e desenhadas levando em conta os diferentes lotes em seu entorno.

Além disso, há um Clube Hípico com um enorme estábulo, um espaço de arte e um Wine Club, que conta com adega, espaço de vinificação e outro espaço gastronômico dirigido pelo Chef Rodrigo Lucero.

Por outro lado, pode-se viver a experiência em Rincón Atamisque, onde a proposta gastronômica é uma fusão entre o gourmet e o regional. Com produtos mais frescos e saudáveis ​​da Finca Atamisque, o chef Rodrigo Lucero consegue um cardápio criativo que destaca a biodiversidade do lugar. Além disso, obtiveram a Medalha de Prata em gastronomia no Best Of 2012, Great WineCapitals.

Nos primeiros dias de fevereiro estive com o Recorriendo Sabores em La Carrera e na adega Atamisque, onde fomos recebidos pelo Enólogo Philippe Caraguel e equipe. O Engenheiro Agrônomo e Enólogo Philippe é o responsável pelos vinhos da vinícola que costuma ter reconhecimento nacional e internacional e está muito bem posicionada dentro da viticultura de Mendoza e da Argentina. Trabalha em conjunto com o enólogo Adrián Vargas e o diretor geral da vinícola Jean-Edouard de Rochebouët.

Além disso, a vinícola colabora em um projeto de seu proprietário Jean Etienne Beaune em conjunto com a Caraguel, denominado Clos Abanicos, que inclui a linha de espumantes. Recordemos que a premissa é produzir vinhos Premium. Eles têm ótimos vinhos com a marca Atamisque, todos passam por barricas francesas novas e são de alta complexidade. Também têm a linha Premium com a marca Catalpa, que são vinhos que passam parcialmente por barricas francesas e buscam resgatar a fruta da variedade com certa complexidade e potencial de envelhecimento. Depois temos a linha Serbal: todos os vinhos jovens, sem envelhecimento em barrica, que procuram esta fruta que nos dá prazer ao beber vinhos não envelhecidos. Além disso, em 2015 lançamos uma linha jovem de vinhos mais baratos, chamada Condeminal (sobrenome da esposa do presidente da empresa).

Muito em breve estabelecerão a indicação geográfica San José. Além disso, eles também estão em processo de inclusão de uma plantação de vinhedos em La Carrera (Tupungato). O desafio agronômico, para se ter uma boa produção é a irrigação, que tem um papel fundamental e o trabalho é extremamente detalhado.

Abaixo detalhamos alguns dos principais vinhos da linha vigente.

CATALPA CHARDONNAY: de cor amarelo dourado com reflexos verdes. Você pode perceber frutas brancas, maçã verde, abacaxi e frutas cítricas; sua passagem pela madeira fornece notas de mel. É elegante, untuoso, com grande equilíbrio entre fruta e madeira. Estágio de 10 meses em barricas novas de carvalho francês (30%) e em tanques de aço inoxidável (70%) e mais 6 meses em garrafa antes da comercialização. A fermentação alcoólica é 100% em barricas novas de origem francesa, durante 30 dias a uma temperatura de 15º. Fermentação maloláctica: natural e completa em barricas.

CATALPA MERLOT: vinho 100% Merlot, de cor rubi intenso e brilhante. Na boca é sedoso, com taninos suaves e delicados e um final longo na boca. O envelhecimento em barricas confere elegância e complexidade, com notas de caramelo, cassis e trufas. É envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês 50% e 50% em tanques de aço inoxidável. Depois passa 6 meses em garrafa antes da venda.

ATAMISQUE MALBEC: é um vinho rubi escuro brilhante com intensos reflexos violáceos. No nariz apresenta notas de violetas típicas da variedade, frutas negras maduras como amoras e passas, notas de compota com um toque sutil de café e tabaco. Na boca tem uma excelente concentração, volume, compota de amora e ameixa, os taninos presentes conferem grande estrutura e equilíbrio com uma surpreendente untuosidade. Vinho intenso e elegante com grande potencial de envelhecimento. O processo de colheita é manual e em caixas de 18kg. Além disso, é vinificado em tanques de aço inoxidável, com rigoroso controle de temperatura (25ºC/28ºC). No final da fermentação, a temperatura é liberada em 30ºC. Incubado por 4 a 5 semanas. 100% envelhecimento em barricas francesas novas (Taransaud-Demptos) por 14 meses. Fermentação maloláctica natural e completa em barricas. 12 meses em garrafa antes da comercialização.

ATAMISQUE CABERNET SAUVIGNON: vinho rubi intenso e profundo. No nariz compota de frutas vermelhas combinada com notas de pimenta e uma mineralidade marcante. Na boca é corpulento, muito estruturado, com taninos agradáveis; Caracteriza-se pelo reencontro muito amável na boca de uma paleta de frutas vermelhas e especiarias, o longo envelhecimento em barricas confere-lhe complexidade com descritores como baunilha, cacau e chocolate. Possui um estágio de 14 meses em barricas novas de carvalho francês e um grande potencial de envelhecimento (aproximadamente 15 anos).

ATAMISQUE ASSEMBLAGE: vinho rubi intenso com reflexos roxos e reflexos violáceos sutis. É um corte de 50% Malbec, 25% Cabernet Sauvignon, 18% Merlot e 7% Petit Verdot. Delicado e intenso ao mesmo tempo, notas florais como violetas e geleia de frutas vermelhas, especiarias e algo herbal podem ser percebidas.
A boca é impressionante, equilibrada e elegante. Destacando os frutos vermelhos (morangos, bagas) em compota, também a pimenta preta em equilíbrio com os descritores proporcionados pelo envelhecimento em barricas (café, avelãs), taninos untuosos de textura aveludada com final longo e persistente. Além disso, a colheita manual é de caixas de 18 kgs. A fermentação é em tanques de aço inoxidável, com rigoroso controle de temperatura (25°C / 28°C), no final da fermentação a temperatura é liberada a 30°C. A fermentação malolática é natural e completa com barricas. O envelhecimento é de 14 meses em barricas novas de carvalho francês e tem um potencial de envelhecimento de aproximadamente 15 anos.

IMG-20220308-WA0088

Hoje a premissa é levar os mesmos rótulos para todos os cantos do mundo. Atualmente são encontrados em mais de 35 países, com Estados Unidos e China, principalmente.

Serviço:
Vinícola, visitas e degustações: visitbodega@atamsique.com, contacto@atasmique.com
Estancia Atamsique, La Carrera: german@estanciaatamisque.com
Exportação: E-mail: cristiane.lopes@worldwine.com.br
Onde comprar: www.worldwine.com.br
Por Jackie Javkin
Periodista y Productora de Contenidos
Conductora y Productora de Contenidos en Recorriendo Sabores.
Consultoría de Marketing y Comunicación.
Organizador de ediciones Wine Fest en Bs.As. -Argentina.
9 años comunicando. Miembro de la Asociación Argentina de Sommeliers.

5 comentários em “Estância Atamisque, o Primeiro Country Club de La Carrera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s