Vinho Argentino Atinge Novamente 100 Pontos

Amigos,

Uma semana especial para o vinho Argentino.

Primeiramente, o crítico inglês James Suckling, anunciou algumas das pontuações que comporão seu reporte de 2022, sobre a Argentina, com um vinho atingindo a pontuação máxima.

Os 100 Melhores Vinhos Argentinos de 2021 por James Suckling

Na prévia, o crítico informou que o Cobos Malbec 2019 obteve 100 pontos, a pontuação perfeita, seguido de perto por um vinho branco, o Catena Zapata White Bones Chardonnay 2020, que obteve 99 pontos, e foi comparado por Suckling com os melhores vinhos brancos franceses da Borgonha.

Esta será a terceira vez que o Cobos Malbec obtém a pontuação perfeita. “Tenho que me perguntar se Cobos Malbec é o melhor vinho da Argentina. Classifiquei três safras, incluindo 2019, em 100 pontos na última década, tornando-o o vinho mais bem avaliado da Argentina desde que jamessuckling.com começou em dezembro de 2010”, comentou James Suckling.

Cobos

Cobos Malbec é hoje um dos vinhos mais caros da Argentina, junto com o Estiba Reservada): 80.000 pesos (no mercado internacional US$ 400). A safra 2019 só estará à venda em setembro deste ano.

Foi informado também que a Catena Zapata obteve 10 vinhos com 95 ou mais pontos, incluindo Chardonnay White Bones com 99. “White Bones continua a surpreender-nos a cada safra, e 2020 não é exceção. Eu ainda digo que é o Montrachet da América do Sul, e compete facilmente com os Chardonnays que são produzidos na Cote d’Or da França”, escreveu Suckling.

“O White Bones mudou a história para nós”, disse Laura Catena, diretora da vinícola Catena Zapata. Quando fomos para a Borgonha na década de 1980 com meu pai, tínhamos um sonho, que era fazer um grande Chardonnay na Argentina. Chardonnay é o grande vinho branco que pode ser envelhecido, como Cabernet Sauvignon nos tintos. E ao longo dos anos descobrimos que o clima extremamente frio do Vinhedo Adrianna, em Gualtallary, nos permite fazer um Chardonnay envelhecido com um sabor único e à altura dos grandes Chardonnays do mundo. Hoje é o Chardonnay mais premiado do hemisfério sul.”

White

Ao mesmo tempo, o The New York Times publicou uma lista de 6 vinhos argentinos recomendados, algo inusitado já que os vinhos sul-americanos não costumam ocupar espaço em suas sugestões.

“Por muitos anos, raramente encontrei uma conexão emocional com os vinhos sul-americanos”, escreveu Eric Asimov, colunista de vinhos do The New York Times. Não porque fossem ruins. Os vinhos pareciam-me genéricos, bem feitos mas raramente distintos. Parecia que eles estavam sendo moldados pelos desejos percebidos do mercado, em vez de oferecer seus próprios caracteres distintivos. No entanto, nos últimos seis ou sete anos, comecei a ver uma mudança. Cada vez mais, eu encontrava vinhos com alma que quebravam estereótipos, ou pelo menos meus estereótipos. Esses vinhos me atraíram”.

Em sua coluna, Asimov recomenda os seguintes vinhos argentinos: Carasur 2018, Carmelo Patti Malbec 2017, Concreto 2019, Altos Las Hormigas Appellation Gualtallary Malbec 2018, Chacra Cincuenta y Cinco 2020 e Catena Zapata White Bones 2019.

Sobre os vinicultores argentinos, Asimov escreveu: “Alguns dos melhores produtores, não satisfeitos em fazer vinhos frutados e de carvalho para o grande público, foram explorar, buscando vinhedos com altitudes maiores e ricos em solos rochosos, com a esperança de fazer vinhos mais frescos que expressam mais de seu terroir. Muitas vezes exageraram (de propósito), criando exemplares magníficos que quebram a noção convencional do Malbec argentino e demonstram o potencial de outras uvas como Chardonnay e Pinot Noir.”

Tão logo seja publicado, divulgaremos o reporte completo de 2022 de James Suckling para a Argentina.

Novo Vinho da Argentina com 100 Pontos de Robert Parker

Bons Vinhos a Todos.

Fontes:

https://www.jamessuckling.com/

7 comentários em “Vinho Argentino Atinge Novamente 100 Pontos

  1. Admirável a conquista deles, a pena é como isso reflete nos preços. Os cobos malbec na Argentina beiram o absuro de 90 mil pesos..sendo que há menos de 1 anos se encontrava por 24 mil, e há menos de 2 anos por 18 mil….

    Curtido por 3 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s