Enoturismo no Brasil – Parte 1

Por Ivan Ribeiro

Projeto VAM 2021 – Um Tour por Santa Catarina e muito mais.

Em novembro de 2021 dei início a uma jornada de vários dias pelo mundo do vinho nacional. Destino: Florianópolis-SC, de onde partiria o Projeto VAM (Vamos à Montanha) 2021, com a realização do Pré-VAM e do VAM. Começava ali uma verdadeira viagem pelo mundo dos vinhos nacionais. Uma imersão que jamais vivenciei com tanta proximidade e carinho recebido por onde passei.

+ Vamos à Montanha 2021 – Fórum Enológico.

Sob a coordenação perfeita do querido Alberto Cury e sua esposa Simone, e também do Gérman Alarcón-Martin e sua esposa Mariella, foi criado um roteiro espetacular, que envolvia: boa culinária, belíssimos vinhos, passeios encantadores, muito cuidado e zelo, muito carinho e muita entrega em tudo que fora planejado e executado. Que grande evento. Convido vocês à conhecer e fazer parte das próximas edições. Gratidão ao Alberto que me inseriu neste grupo seleto e especial.

Dentro do cronograma, a programação iniciava em 10 de Novembro, com a realização do Pré-VAM, que consistiu num Jantar (TSV – Traga seu vinho). Contudo, chegando em Florianópolis, no dia 09 de Novembro, fui convidado pelo querido Elisson Manfroi da Terrazos Manfroi para visitá-lo e degustar diversas preciosidades que estão sendo preparadas por ele. Vinhos com verdadeira assinatura de autor e gênio da enologia.

Assim surgia, ao acaso, um “Pré-Pré-VAM”, recheado de delicias enológicas que tivemos o prazer de desfrutar numa tarde inteira de trocas de conhecimentos dentro da Terrazos Manfroi (no coração de Florianópolis). Somente tenho a agradecer ao Elisson, que com todo carinho, paciência e atenção, nos recebeu em sua Vinícola (ainda em fase de conclusão do novo espaço), nos apresentando vinho por vinho, seus descritivos, modo de vinificação, origem das uvas e o que ele espera do processo final de cada um dos rótulos degustados. Destaques especiais para os Touriga Nacional, Marselan, Licoroso de Petit Manseng, Chardonnay que passou por batonagem e maceração carbônica, o Pinot Noir que teve dois métodos de vinificação em lotes separados, buscando equacionar a acidez e manter frutas vivas e com elegância, um espetáculo digno da genialidade do Elisson!

A viagem se dividia ali, Florianópolis, onde tive o imenso prazer de conhecer a Luisa Cousseau (uma querida amiga e conhecedora do mundo do vinho, com quem tive o prazer de estar junto na Terrazos Manfroi e desfrutar de uma tarde sensacional), o Elisson Manfroi, o Teddy Amattos (da Vinhos Indigenous, com quem tive o prazer de almoçar e trocar várias ideias do mundo do vinho, negócios, sonhos e conhecer a orla maravilhosa de Florianópolis. Finalizando a passagem em Florianópolis com o Jantar no Restaurante Rancho Açoriano, na Praia de Coqueiros, com o Jantar Traga Seu Vinho. Cada confrade participante do VAM levou uma amostra de sua adega pessoal para compartilhar com os demais membros do encontro. Uma grande reunião de confrades e confreiras do Brasil inteiro, num objetivo comum de degustar bons vinhos e trocar experiências.

No dia seguinte partimos para São Joaquim, passando antes pela elegante Vinícola Thera, em Bom Retiro, onde almoçamos e formos recepcionados pelo Sommelier Agustin Carabelli e equipe. Responsável por capitanear uma apresentação fantástica por dentro dos vinhedos da Vinícola, além de comandar, junto com o Chef Fernando Giusti, um almoço delicioso dentro do restaurante da Vinícola, com uma entrada, prato principal e sobremesa, regado aos grandes vinhos da Thera (Anima Brut Rose, Thera Sauvignon Blanc, Thera Chardonnay, Thera Madai. Thera Malbec e Thera Alguri Brut). Uma deliciosa viagem enogastronômica.

+ Vinícola Thera

A Vinícola Thera tem uma história que se interliga com a história da Villa Francioni, em São Joaquim. O nome da vinícola é uma homenagem à Therezinha Borges de Freitas, carinhosamente chamada de Thera pelo seu falecido marido Manoel Dilor de Freitas, que foi o grande visionário empreendedor, um dos pioneiros dos vinhos de altitude de Santa Catarina e responsável pela criação da Villa Francioni.

VAM – 2021:

Depois de uma visita fantástica na Thera, partimos para São Joaquim, onde iniciamos o VAM, tendo como a primeira atividade um coquetel de Queijos e Vinhos, com exposição de quadros da pintora Yolanda Bathke e livros do escritor Anselmo, ambos nascidos e residentes na região serrana de Santa Catarina. Muita cultura, histórias, queijos e vinhos reunidos no saguão do Hotel São Joaquim Park.

VAM5

Os queijos e geleias foram apresentados pela Mestre-Queijeira francesa, Elisabeth Schober, proprietária da empresa Queijo com Sotaque, na cidade de Paulo Lopes, em Santa Catarina, onde ocorre toda produção. Queijos e geleias harmonizados com os espumantes da Vinícola Serra do Sol Vinhos e Vinhedos, da querida Ana Roberta e da Vinícola Piccolla Fattoria, um projeto novo do Joelmir Grassi (um dos enólogos da Villaggio Bassetti) e sua esposa Taís, sequenciados de vinhos servidos pelas mesmas vinícolas e também pela Villaggio Conti, do querido Humberto Conti.

Uma degustação grandiosa, com ambiente maravilhoso, onde batemos papo sobre a Associação dos Vinhos de Altitude, com a presença do Presidente da Associação, Humberto Conti, que conversou com o grupo sobre a importância da Associação e da IP de Altitude conquistada pela região. Dessa forma, iniciava o VAM 2021.

À noite, seguimos para o Jantar harmonizado no Restaurante Português Pão Saloio, com a presença do Eduardo Bassetti, proprietário da Vinícola Villaggio Bassetti, juntamente com seu enólogo, Joelmir, que guiaram a degustação de 5 rótulos, devidamente harmonizados com belos pratos portugueses, elaborados pela equipe do Seu Nazário (Enólogo e Chef Português). Uma noite maravilhosa em todos os sentidos.

Um friozinho agradável em São Joaquim nos convidava para grandes passeios, e conhecer as Vinícolas da região.

No dia seguinte, dia 12 de Novembro, terceiro dia do diário de bordo dessa aventura, partimos para Vinícola Quinta da Neve, abrindo para seus novos  projetos de enoturismo e visitação, e fomos agraciados com uma bela recepção no novo espaço de eventos, com direito a um prato preparado exclusivamente para o nosso grupo, pelo “Chef” e um dos proprietários da Vinícola, e servido deliciosamente ao som do Cantor Lírico – Douglas Hahn, que engrandeceu a viagem com excelentes interpretações.

Na Quinta da Neve participamos de uma aula de degustação guiada pela competente enóloga Betina De Bem. Ela nos contou a história de todos os rótulos da Quinta da Neve, com destaque para o Sangiovese e o Leão-Baio, um blend de tintas que foi o vinho servido no nosso almoço.

De lá seguimos para a Villa Francioni, onde pude conhecer um grandioso projeto arquitetônico de uma das mais belas vistas que pude registrar, um mar de vinhedos cobertos e protegidos. A Villa Francioni tem uma obra pensada para realizar a vinificação no sistema de condução por gravidade, com mínima interferência no manuseio dos vinhos, evitando-se o uso de transferências mecânicas. São 5 andares de níveis diversos, até chegarmos à cave com mais de 300 barricas que descansam harmoniosamente.

Na Villa Francioni degustamos alguns rótulos emblemáticos, como por exemplo o VF Rosé, VF Chardonnay, o VF Cabernet Franc, o VF Tinto (um blend de uvas com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernert Franc, Malbec e Merlot) e o Michelli (um dos ícones da vinícola feito com as uvas Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot).

A Villa Francioni tem uma história grandiosa, vinda de um grande visionário e um dos idealizadores dos Vinhos de Altitude, Sr. Manoel Dilor Freitas. A paixão, não só pelos vinhos, como pela arte, além dos desafios inerentes à vitivinicultura, levou um homem à busca do definitivo terroir de altitude brasileiro. Reuniu informações ao redor do mundo, percorrendo as melhores regiões produtoras ou dialogando com grandes especialistas, até fundar a Villa Francioni. Enfim, um conceito erguido com uma missão para ser escrita: “Enriquecer a celebração da vida ao sabor de um elegante vinho elaborado com amor e arte.”. Assim, todo vinho elaborado pela Villa Francioni conta uma parte da história.

Fechando o terceiro dia, fomos ao Jantar do Traga Seu Vinho no Restaurante Pequeno Bosque, lugar muito charmoso, no centro de São Joaquim. Oportunidade em que cada participante levou uma garrafa de vinho para compartilhar com todos, fiz questão de apresentar o Terroir Mineiro com degustação do Angelus e do Modestus da Vinícola Stella Valentino. Dentre tantos outros rótulos degustado numa noite dedicada, primordialmente ao vinho Brasileiro, com rótulos de diversas regiões do Brasil (Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, Santa Catarina), além de outros rótulos ao redor do mundo. Uma noite sensacional de diversas experiências e percepções aromáticas e gustativas.

VAM8

Finalizando o VAM, o terceiro dia de Eventos e passeios, foi um dia intenso e inesquecível.

Iniciamos a jornada visitando a elegante Leone Di Venezia, onde fomos recepcionados pelo querido Saul Bianco, sua enóloga Maikely Paim e toda equipe, com um passeio fantástico entre os vinhedos e suas diversas castas. Recebemos uma verdadeira aula de enologia sobre cultivo, enxertia, cuidados contra pragas e demais características e desafios que podem ocorrer nos vinhedos. Antes de partirmos para a visitação interna da vinícola, participamos de uma experiência com Sabrage e degustação dos espumantes no Jardim da vinícola. Seguindo, fomos conhecer a estrutura interna da vinícola, que adota, também, o sistema gravitacional, finalizando com a degustação de toda linha fantástica da Vinícola numa explanação preciosa guiada pelo próprio Saul Bianco onde nos apresentou os vinhos selecionados pelo mesmo.

De lá partimos, num pequeno grupo, para conhecermos a Zanella Back Vinhos e o querido Alberto Back, carinhosamente chamado de Betinho, que nos presenteou com uma degustação deliciosa de alguns rótulos de sua produção. Degustamos o Sauvignon Blanc, o Chardonnay com 6 meses de barrica, um Rosé, um Âmbar, e três vinhos tintos da Safra 2020, sendo um Merlot com passagem por barrica, um Touriga Nacional e um Cabernet Sauvignon, que tem origem em vinhedos com mais de 20 anos. Ainda fomos agraciados com a apresentação do projeto do Amarone de Cabernet Franc e da lingüiça artesanal de produção com carne de ovelha da própria região. Uma experiência sem igual.

Dividimos os grupos, mais uma vez, e segui com o Betinho para visitar a querida Villaggio Conti, onde fui recepcionado pelo Humberto Conti e seu fiel escudeiro, Valdir, que preparou uma galinhada com barriga de porco ao forno, numa tarde deliciosa onde degustamos diversos vinhos da linha da Villaggio Conti, Grechetto, o Ribolla Gialla, vários vinhos diretamente das barricas, além do lançamento deles o Spiaggia (um blend fantástico de algumas castas ideal para o verão). Fizemos um lindo passeio por dentro dos vinhedos e conhecendo o novo receptivo que está sendo erguido no local. Um dia inesquecível.

Finalizando o VAM 2021, fomos agraciados com um jantar delicioso servido na Vinícola Pericó sob o comando de Rodrigo e do Chef Diego de Sá Proença, que nos guiaram com vinhos e pratos fantásticos. Degustamos o Espumante Cave Pericó Brut Branco, seguindo do Rosé Juliette, Basalto Cabernet Sauvignon/Merlot safra 2016 e Altitude Licoroso 2018. Pratos divinos e harmoniosos que ficaram ainda mais fantásticos com as canções interpretadas pelo cantor lírico Douglas Hahn.

Experiências que guardo na memória e que jamais apagarão. Foram dias incríveis e onde conheci pessoas sem igual. Minha passagem pelo VAM 2021 encerrou na Pericó. Mas, a viagem seguiu com o Pós-VAM para a turma do VAM por demais vinícolas dentro de Santa Catarina e no Paraná.

Eu segui outro caminho da viagem para percorrer os vinhedos de Bento Gonçalves, Minas Gerais e a Vinícola Urbana Ruiz Gastaldo. Mas, isso é parte do ENOTURISMO NO BRASIL – Parte II.

Considerações finais:

Vem aí o VAM 2022 que será na região do Nordeste do Brasil. Iremos viajar pelos vinhedos e vinhos de Pernambuco e Bahia. Em breve as inscrições estarão abertas! Venha fazer parte dessa incrível viagem! Uma experiência única!

Eu sou Ivan Ribeiro do Vale Junior.
Advogado / Sommelier / Professor / Escritor
WSET / ISG / FACSUL / UFRGS
@duvalewinetasting

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s