A Grand Cru, o Pão de Açúcar, e o Desrespeito ao Consumidor

Amigos,

Fazia muito tempo que eu evitava de postar polêmicas no blog, mas essa última ocorrida nessa semana não daria pra deixar passar.

Na última terça-feira estávamos reunidos em uma Confraria quando recebi de um amigo uma oferta surpreendente publicada pela Grand Cru no e-commerce do Pão de Açúcar. O Cobos Malbec, um dos vinhos mais prestigiados e caros da Argentina estava em promoção de R$ 110,90 por R$ 88,72. Ele havia comprado 36 garrafas.

Obviamente havia algum erro e se você ainda não conhece esse vinho, recomendo ler nosso Post a seguir: Vinho Argentino Atinge Novamente 100 Pontos.

Como estávamos em um grupo de 6 pessoas, decidimos comprar 10 garrafas em um pedido. O pedido (pra nossa surpresa) foi gerado normalmente e cobrado no cartão de crédito. Logo após recebemos as mensagens de confirmação do pedido e do pagamento.

O que veio a seguir foi um total desrespeito ao consumidor (e possivelmente a sues direitos).

Na manhã seguinte, recebemos uma mensagem do Grupo Pão de Açúcar dizendo que nossa reserva havia sido cancelada, que era necessário verificar se havíamos preenchido todos os dados corretamente e, em caso afirmativo, se gostaríamos de tentar pagar em outro cartão de crédito (compra que já havia sido aprovada e informada a aprovação). Isso obviamente era um completo absurdo visto que a compra foi feita através de uma conta já ativa e com inúmeras compras anteriores no site do GPA. Logo na sequência chega o e-mail abaixo, indicando que nós havíamos solicitado o cancelamento do pedido.

Vamos aos fatos: ninguém está questionando o cancelamento do pedido por um erro da Grand Cru ou do GPA. Estamos questionando a maneira como isso foi feito.

Se houve um erro, porque não admiti-lo e dar as devidas explicações ao cliente? Porque transferir a “culpa” do cancelamento para um possível erro do cliente? É assim que o consumidor merece ser tratado? Esse é o respeito pregado por esses estabelecimentos aos clientes?

Outro ponto. E se o erro de preço acontecesse na gondola? Possivelmente teríamos pago e levado o produto não?

E tem algo mais grave. Já se passaram alguns dias do ocorrido, o pedido foi cancelado mas não houve o devido estorno no cartão de crédito. E se quem comprou e não recebeu, precisar do saldo para outra compra? ou até uma emergência?

Para cancelar o pedido eles são rápidos mas só na parte que lhes interessa? Vergonha!

Conheço vários amigos na mesma situação. Todos eles reclamam da falta de suporte e muitos já acionaram os canais de defesa do consumidor ou sites que intermediam reclamações de clientes, como o Reclame Aqui, mas até agora o GPA e a Grand Cru não deram qualquer explicação digna. Nem através dos seus canais.

Fica aqui registrado nosso desabafo, sobre a falta de suporte e a indiferença na tratativa com os clientes. Errou, informa corretamente e cancela da maneira adequada.

O espaço está aberto para resposta do Grupo Pão de Açúcar e da Grand Cru.

14 comentários em “A Grand Cru, o Pão de Açúcar, e o Desrespeito ao Consumidor

  1. Meu filho, que é especialista em vendas on-line, informa que o responsável por inserir a oferta e o preço no market place do Pão de Açúcar é a parceira Grand Cru, também responsável por cancelar a compra. O Pão de Açucar é quem deveria já ter estornado. Juridicamente, há co-responsabilidade: pode-se acionar um, o outro ou os dois. Realmente, o que foi lamentável foi a forma como as empresas lidaram com a questão: não assumindo o erro e como que jogando a culpa no cliente.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sou umas das vítimas dessa “fraude”. É frustrante receber a notícia do cancelamento como se tivesse partido de mim. Estou tentando o estorno e ninguém do Fale Conosco de Pão de Açúcar consegue resolver. Estou seriamente pensando em entrar na Justiça.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Também fui vítima. Tenho todas as fotos dos passos do processamento do pedido, inclusive “mercadoria em separação”. Atribuir ao cliente um erro na digitação do cartão é no mínimo conduta de má fé, quando estão cientes da aprovação imediata. A emenda está saindo pior que o soneto.

    Curtido por 2 pessoas

  4. engraçado… mesmo após minha compra cancelada, na mesma situação dos demais, minhas paginas de internet agora são BOMBARDEADAS de promoções do GPA… aparecem do nada, 40 xs por dia.

    Curtido por 2 pessoas

  5. De fato o cancelamento era esperado, porém essa tratativa não. Seria tão mais fácil se fossem abertos e sinceros, com certeza quem comprou esse vinho sabe do custo do mesmo, e teria ficado apenas “chateado”, mas de fato a tratativa do pós venda foi das piores….

    Curtido por 1 pessoa

  6. Tantos adjetivos para classificar tal situação, Rodrigo. Vou me expressar com um, REVOLTANTE. Infelizmente, em nosso país vemos situações semelhantes ocorrerem sequencialmente sem que haja qualquer forma de reparo ou retratação. Triste!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s