Lamadrid: Vinhos que Homenageiam a Família

Por Jackie Javkin

A Bodega Lamadrid está localizada no distrito de Las Compuertas, pertencente ao departamento de Luján de Cuyo, uma das áreas mais favoráveis ​​da província de Mendoza para o cultivo de videiras.

Inaugurada em 2008, a vinícola tem uma área de 12.170 m² e está equipada com tecnologia avançada, destacando-se a incorporação de tanques, especialmente para a elaboração de vinhos premium. A Lamadrid tem uma capacidade de produção de cerca de 1,5 milhões de garrafas por ano.

As linhas de vinho feitas em Lamadrid levam o nome da vinícola, independentemente de seus destinos serem o mercado local ou internacional. Atualmente, estão presentes em mais de 20 países e se destacam no Brasil, Estados Unidos e Canadá, além de outros países europeus.

Em 1959, enquanto acontecia a Revolução Cubana, Matilde Lamadrid decidiu que seu filho Guillermo García Lamadrid viajaria para os Estados Unidos. Mais tarde, ele se reuniu com sua família em Porto Rico. Em 2004, Matilde voltou a encontrar o caminho para ele. Ele iniciou este projeto abrindo as portas para a viticultura na Argentina, de Agrelo em Luján de Cuyo, a primeira área de Malbec.

“Lamadrid presta homenagem à minha mãe, a mulher que me abriu a porta para me dar a oportunidade de viver e abrir minhas asas para aproveitar a magia da vida. Não há glória sem sacrifício. Meu eterno agradecimento.” – Guilhermo Garcia Lamadrid. Viticultor. Fundador da Lamadrid Estate Wines.

Além disso, a vinícola conta com uma grande equipe de enólogos, os irmãos Héctor e Pablo Durigutti, que desde o primeiro dia entendem, conhecem os vinhedos e a vinícola, fazendo parte da família por sua filosofia e forma de trabalhar.

Percorrendo as Fincas

Finca Lamadrid
A denominação é Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina. As idades das vinhas variam entre 1963 e 1999. O tipo de solo é argiloso e franco-arenoso, franco-pedregoso. As variedades plantadas foram Malbec 78%, Cabernet Sauvignon 8% e Bonarda 14%. Tem uma área plantada: 150 acres (64 ha). O sistema de formação da vinha: Double Guyot. O sistema de irrigação é por gotejamento desde 2016. Treliça com 7.200 plantas/ha e treliça com 3.300 plantas/ha.

Finca La Suiza
Também localizada em Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza. As idades das vinhas plantadas são 1993, 1995 e 1998. O solo é franco-argiloso e pedregoso. As castas plantadas são: Malbec 70%, Cabernet Sauvignon 15% e Cabernet Franc 15%. O sistema de formação do vinhedo: para Malbec Double Guyot; para Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon Phyton Cord. Sistema de irrigação é o tradicional, com espaldeiro de densidade entre de 3.300 e 5.500 plantas/ha.

Finca Matilde
Esta finca também está localizada em Agrelo, Luján de Cuyo. A idade da vinha plantada é do ano de 1929. O tipo de solo que poderemos encontrar é franco-argiloso e arenoso, franco-pedregoso. Eles plantaram apenas Malbec em sua totalidade. O sistema de formação da vinha é Double Guyot. O sistema de irrigação é o mesmo da finca anterior.Espaldeiro: 7200 plantas/ha.

Los Bocheros Malbec 2020: esta linha de vinhos, criada pelos enólogos Héctor e Pablo Durigutti, caracteriza-se por oferecer vinhos frescos, envelhecidos em madeira neutra – 3º e 4º uso – e fáceis de beber.
Este vinho tem uma grande quantidade de frutas silvestres, frutas vermelhas frescas, violetas, notas picantes e uma textura envolvente. Para beber agora ou deixar evoluir. Possui uma elaboração em que o método de colheita é manual. Com fermentação alcoólica, leveduras nativas e tanques de aço inoxidável por 22 dias a 23°C-25°C. Além disso, uma fermentação malolática é 100% espontânea em barricas de carvalho francês por 30 dias e envelhecimento por 6 meses em barricas de carvalho francês de terceiro e quarto uso.
• James Suckling 91 pontos.

Lamadrid Single Vineyard Malbec 2019: Frutado, você pode perceber o cassis e mirtilos. Boa estrutura, equilibrado. Tem uma fermentação malolática em barricas de carvalho francês durante 30 dias. Por sua vez, estagiou durante 9 meses em carvalho francês de terceiro e quarto uso.
• James Suckling 91 pontos.

Lamadrid Single Vineyard Malbec Reserve 2018:
É um vinho roxo profundo. Concentrado, com bom corpo, no nariz apresenta algumas notas de especiarias como o cravo e a canela, bem como a fruta madura. Na boca, detectam-se taninos persistentes que são equilibrados pela acidez. O Método de Colheita é Manual e a seleção é por dupla esteira. A maceração é fria a temperaturas entre 8º C e 10º C durante 7 dias; fermentação alcoólica com leveduras nativas em tanques de cimento de 10.000 litros cobertos com epóxi por 22 dias a temperaturas entre 26º e 29º C. Depois, fermentação malolática 100% espontânea em barricas por 30 dias a 22º C e finalmente a vinificação é sem estabilização, filtragem ou clarificação, 10% de sangria. É envelhecido por 12 meses, dos quais 50% em barricas de carvalho francês de segundo uso e 50% em barricas de carvalho francês de terceiro uso.
• James Suckling 91 pontos.
• Wine Enthusiast 92 pontos.

IMG-20220507-WA0002

A principal característica destes vinhos é a suavidade derivada da maturação dos taninos das uvas das quais são escolhidas das Fincas Lamadrid e La Suiza, que são cultivadas sob o conceito de vinha única.

Esta filosofia de produção baseia-se na produção de um tipo especial de vinho que é produzido todos os anos a partir da mesma vinha. Ou seja, a cada colheita o vinho utiliza uvas do mesmo local.

Mais informação:
• E-mail de exportação: rarrambide@lamadridwines.com

Por Jackie Javkin
– Periodista y Productora de Contenidos
– Conductora y Productora de Contenidos en Recorriendo Sabores.
– Consultoría de Marketing y Comunicación.
– Organizador de ediciones Wine Fest en Bs.As. -Argentina.
– 9 años comunicando. Miembro de la Asociación Argentina de Sommeliers.

6 comentários em “Lamadrid: Vinhos que Homenageiam a Família

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s