Roteiro Mendoza: Vinos de la Luz

Por Ana Carolina Sitta

Dando continuidade ao nosso roteiro em Mendoza, nossa próxima parada foi na Vinos de la Luz. Mais uma das vinícolas que conhecemos através de uma degustação online do blog e de um post de nossa colaboradora Jackie Javkin. Claro que não podíamos perder a oportunidade de conhecer o Pablo Navarrete e a Mari Pareja, Diretor de Enologia no grupo Vinos de la Luz e Engenheira Agrônoma da bodega.

+ Vinos de La Luz: Vinhos que Iluminam e Inspiram.

A Vinos de La Luz faz parte de um grupo chamado Vinhos de Luz que além da Argentina, também está na Itália, Espanha e Estados Unidos. Eles ainda não tem uma área de hospitalidade, mas pretendem ter no futuro, então, essa degustação foi organizada especialmente para o blog!

Logo que chegamos fomos conhecer a infraestrutura da bodega: os vinhedos, os tanques de fermentação e a sala de barricas. O prédio, que já pertenceu a uma antiga vinícola, funciona a pleno vapor e logo de cara o rigoroso controle da higiene da bodega foi o que mais nos chamou a atenção.

Visitamos os vinhedos do Valle del Uco, mas eles tem vinhedos em outras regiões de Mendoza. A diferença entre as regiões foi inclusive um dos pontos altos quando fizemos a degustação da linha de Single Vineyards da Callejón del Crimen, todos 100% Malbec da safra 2018: Vista Flores, Pampa el Cepillo, Gualtallary e Blend de Terroirs. São 4 vinhos, com a mesma uva, mesmo ano, mesmo processo de fermentação e envelhecimento, porém com uvas de diferentes terroirs. Claro que como apaixonados por vinhos sabemos que o terroir impacta diretamente nas características do vinho, mas fazer essa degustação com o Pablo e a Mari nos explicando as diferenças de solo, altitude, chuvas, irrigação e muito mais, e poder provar um ao lado do outro, posso afirmar que foi mais do que uma aula, foi uma lição de vida!

A paixão deles pelos vinhedos e pelo vinho, pode, sem dúvida alguma, ser sentida em cada gole que damos. Que experiência!

Todos os vinhos passam 12 meses em barricas de carvalho francês, tem ótima acidez e final frutado. Difícil eleger um melhor. Na nossa prova cada um teve um favorito.

Além dessa horizontal de terroirs também degustamos os seguintes vinhos:

Callejón del Crimen Gualtallary Chardonnay 2019: uvas 100% Chardonnay de Gualtallary com fermentação e passagem de 12 meses em barricas de carvalho francês. Apesar de algumas notas de mel, os aromas são mais cítricos e florais. Em boca tem bom volume e final de intensidade média.

Callejón del Crimen Gran Reserva Sangiovese 2018 : uvas 100% Sangiovese de Vista Flores com passagem de 12 meses em carvalho francês. Uma típica da Itália se adaptou muito bem ao solo do terroir, produzindo um ótimo Gran Reserva.

Callejón del Crimen Gran Reserva Petit Verdot 2018: (essa foi a primeira vez que tomei um varietal de Petit Verdot, me surpreendeu positivamente). Uvas 100% Petit Verdot de Vista Flores com passagem de 12 meses em barricas de carvalho francês. A característica marcante é a acidez e a cor é exuberante.

Callejón del Crimen Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2018: também com uvas de Vista Flores, esse 100% Cabernet Sauvignon passa pelo mesmo processo de envelhecimento dos Gran Reserva acima. Vinho encorpado, com taninos firmes, notas de chocolate e baunilha e final aveludado.

E uma grande novidade que provamos ainda antes de ir ao mercado foi o Callejón del Crimen Gran Reserva Cabernet Franc. Eu sou fã de Cabernet Franc e afirmo que esse estava espetacular!!! Com certeza tá na minha lista de compras quando for lançado!

Enólogo e Engenheira Agronoma da Callejón del Crimen

Não tenho palavras para agradecer a recepção do Pablo e da Mari, foi realmente um prazer conhecer vocês e uma aula que jamais sairá da memoria! Muito muito obrigada!

+ Roteiro Mendoza: Solo Contigo Wines

Serviço:
Website: www.vinosdelaluz.com
E-mail: info@vinosdelaluz.com
Instagram: @vinosdelaluz
Instagram: @callejoncrimen

3 comentários em “Roteiro Mendoza: Vinos de la Luz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s