Por Ana Carolina Sitta
A próxima vinícola da nossa etapa foi para lá de especial. Primeiro porque tivemos o prazer de conhecer a queridíssima Andrea Marchiori que é enóloga, mãe, esposa, empresária e a simpatia em pessoa. Mas também pelo privilegio de conhecer esse novo cantinho que eles estão construindo para receber os amantes de vinho e culinária e principalmente pelos vinhos maravilhosos que pudemos degustar.
Antes de falar mais sobre o local e o vinho, quero falar um pouco mais sobre a Andrea. Como já adiantei, ficamos encantadas com essa mulher absolutamente competente. Antes de abrir a Marchiori & Barraud, Andrea juntamente com Luis Barraud, seu marido, e Paul Robbs fundaram a famosa Bodega Cobos. Para quem não conhece, a Cobos é uma das principais vinícolas da Argentina e seus vinho já alcançaram a chamada nota perfeita (100 pontos) para James Suckling. A Cobos foi fundada em 1999 e logo foi crescendo e ganhando destaque internacional. Em 2016 Andrea e o marido decidiram vender a parte deles na Cobos e se dedicar a um novo projeto: Marchiori & Barraud. A nova vinícola tem como foco a produção artesanal das uvas e vinhos, trazendo uma paixão única que pode ser sentida a cada gole que damos.

+ Viña Cobos.
Nós fomos recebidas por Andrea no local onde eles irão abrir o novo projeto deles. Um espaço não apenas para degustação, mas também para gastronomia. A antiga casa da família, além de trazer muita história, é um lugar lindo, cercado de natureza e com absolutamente tudo para se tornar uma experiência incrível para quem for visitar.






Claro que além de uma ótima conversa, pudemos degustar os ícones deles, como segue:
Marchiori & Barraud Chardonnay 2021: uvas 100% Chardonnay onde apenas 5% do vinho passa por barris de carvalho. Amarelo com tons verdes, nariz fresco e frutado, aromas de pêssegos e peras são combinados com uma fragrância sutil de maçã verde. Na boca é um vinho vivo e fresco com a acidez característica das uvas Gualtallary.
Marchiori & Barraud Malbec 2020: 100% Malbec do vinhedo de Las Piedras, em Luján de Cuyo, apenas 10% do vinho fica passa por barris de carvalho, para garantir o frescor, com 14% de graduação alcoólica.
Marchiori & Barraud Cabernet Sauvignon 2020: Esse vinho para mim foi o mais especial. Rodrigo e eu já escrevemos aqui, algumas vezes, contando como nossa paixão por vinhos começou com o nosso pai. E Seu Sitta tinha uma certa obsessão por Cabernet Sauvignon, chegava até a ser um pouco irritante…rs. A gente mostrava outras uvas para ele, ele gostava, mas estava lá sempre voltando para vinhos com Cabernet Sauvignon. E como já falamos anteriormente, o vinho pode nos trazer uma memória afetiva muito forte. E eu poderia JURAR que esse vinho aqui, é Seu Sitta engarrafado. Uma lágrima chegou a escorrer enquanto eu degustava. Assim como o Malbec, apenas 10% do vinho passa por carvalho.



Cuarte Dos Mabelc 2020: O vinho leva essa nome justamente pela parte do vinhedo em que essas uvas são colhidas e plantadas. Esse foi também o primeiro vinho do novo projeto desse casal. O corte dessa safra é 96% Malbec e 4% Petit Verdot e envelhece por 12 meses em barricas de carvalho francês com 14,5% de graduação alcoólica. Combina potência e elegância com final persistente.

Hornero 2019: Esse provamos a nova safra do Hornero, ainda sem rótulo. E que vinho! Corte de 62% Malbec, 23% Cabernet Franc e 15% Cabernet Sauvignon. Parte das uvas é do famoso vinhedo Marchiori, uma lenda na Argentina. O vinho passa 16 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso com 14,5% de graduação alcoólica. Excelente Bordeuax Blend pra fechar a visita com chave de ouro.

Andrea, mais uma vez, muitíssimo obrigada pelo carinho e recepção. E todo sucesso em sua nova empreitada!
Belo post Ana, se não me engano esse vinhedo do Hornero é o que era utilizado anteriormente pela Cobos para fazer o Cobos Marchiori, correto?
CurtirCurtido por 1 pessoa
É isso mesmo, Marceu!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Uma parte das uvas do corte vem do vinhedo. Outra parte vem do vinhedo Las Piedras
CurtirCurtir
Que lugar maravilhoso. Estou curioso para apreciar o Hornero. Obrigado por compartilhar essa experiencia sensacional, tenho certeza que se divertiu muito.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Que visita fantástica. E obrigada por compartilhar com a gente suas impressões.
CurtirCurtido por 2 pessoas