Roteiro Salta – Bodega Arca Yaco

Olá,

Continuando nosso roteiro das vinícolas de Salta, hoje vamos falar da Arca Yaco, uma jovem bodega localizada na Quebrada de San Lucas, em Cafayate e que já obteve grandes pontuações em seus vinhos dada pelos principais críticos internacionais.

A vinícola está montando seu centro de turismo. Mas se você quiser visitar, é possível mediante agendamento prévio com a equipe da vinícola.

Matias Etchart, o proprietário da bodega foi quem nos recebeu para essa incrível visita, que terminou com um churrasco e uma degustação a beira da fogueira, com vista para o belíssimo céu estrelado da região. Aliás, Matias participou antes conosco de uma degustação on-line promovida pelo Blog.

História e Curiosidades

A bodega Arca Yaco está localizada a 2.100 metros acima do nível do mar, com solos predominantemente calcários e por onde flui água doce do derretimento do gelo das montanhas e de nascentes de alta qualidade.

Sua história remonta a 1996, ano em que a família de Matías Etchart, seu proprietário, vendeu a um grupo francês a Bodega Etchart, fundada por seu avô Arnaldo Benito Etchart, na década de 1930. Naquela época, Matías Etchart tinha 24 anos e desde então já sabia que queria continuar com essa atividade que sempre lhe deu prazer e alegria desde criança.

No ano de 2010, após trabalhar alguns anos no mercado financeiro e depois de vários anos percorrendo os vales calchaquíes em busca de um lugar para se estabelecer e iniciar seu próprio projeto, adquiriu a fazenda “Arca Yaco” na Quebrada de San Lucas, Vale Calchaquí.

Em 2015, lançou a primeira safra e em pouco tempo seus vinhos alcançam reconhecimento e boas críticas, colocando seus vinhos entre os mais destacados da Argentina por jornalistas, sommeliers e críticos em geral.

Arca Yaco é verdadeiramente uma vinícola boutique na qual seu proprietário e enólogo está envolvido em todas as tarefas da vinícola: elaboração, envelhecimento, engarrafamento, vendas, comunicação e muito mais.

Atualmente produz cerca de 30.000 garrafas por ano utilizando principalmente as variedades Malbec, Cabernet Sauvignon, Torrontes, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Em breve, novas uvas, que já foram plantadas, farão parte do portfólio da vinícola.

Degustação

Provamos três vinhos da linha, todos tintos, visto que estávamos harmonizando com carnes.

Imaginate El Vino 2019: já havia provado antes e trata-se de outro ótimo vinho da região que não passa por carvalho, evidenciando a qualidade da fruta e o terroir privilegiado. Aromas de frutas negras, pimenta negra e cravo. Em boca é frutado, com bom corpo e boa acidez. Final de boa intensidade.

Amar y Vivir 2019: safra que levou 96 pontos de Tim Atkin e é um corte de 90% Malbec e 10% de Cabernet Sauvignon com passagem de 15 meses em carvalho. Muita estrutura e boa complexidade em um vinho que pode ser aberto agora ou guardado por vários anos para acompanhar a evolução.

Amar y Vivir Cabernet Sauvignon 2019: outro grande vinho, levou 95 pontos de Tim Atkin. Mostra o potencial em Cafayate dessa uva mundial. Aromas de frutas vermelhas, notas de baunilha e chocolate. Em boca é equilibrado pela passagem em carvalho, tem taninos firmes e final prolongado.

Bons vinhos a todos!

Serviço:
Bodega Arca Yaco
Instagram: @amaryvivir.me

Um comentário em “Roteiro Salta – Bodega Arca Yaco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s