Roteiro Salta – Bodega El Esteco

Amigos,

Voltamos a falar sobre a nossa recente passagem pelas vinícolas da região de Salta, Argentina. Dessa vez nós vamos contar nossa experiência na El Esteco, que fica na cidade de Cafayate. Sem dúvida, trata-se de uma das principais vinícolas da região,

Aliás essa foi a vinícola que eu mais quis visitar, visto que na minha primeira passagem por Cafayate, eu não tive a oportunidade de conhecer a bodega da qual sou um grande admirador dos vinhos.

A Vinícola.

A vinícola foi criada em 1892, como Bodegas La Rosa de Michel Torino Hnos, e posteriormente foi vendida ao Grupo Peñaflor, que é um dos principais grupos vinícolas da Argentina. Essa mudança a transformou no que é hoje: uma grande produtora de vinhos de alta gama.

Seu nome, “El Esteco”, vem de uma lenda de Salta que se refere a uma cidade perdida. No início quase toda a produção era exportada. Hoje, 50% permanece no mercado argentino.

Após um gigantesco investimento do grupo administrador, hoje a bodega combina a tradição dos vinhos de Salta, com uma estrutura colonial preservada e com as mais modernas técnicas de produção de vinhos, coordenadas pelo enólogo chefe da vinícola, Claudio Maza.

A produção aproximada da vinícola é de 8 milhões de garrafas por ano, nas mais diversas linhas que compõem seu portfólio. Deste total, aproximadamente 45% das garrafas são exportadas para mais de 40 países. Os principais mercados consumidores são: Canadá, Estados Unidos, Japão, China, Reino Unido, Suécia, Suiça e Holanda, além de países da América latina.

A El Esteco possui 750 hectares de vinhedos plantados com as mais diversas variedades, com destaque para Malbec, Torrontes e Cabernet Sauvignon mas também plantam Sauvignon Blanc, Chardonnay, Roussanne, Marsanne, Vionier, Merlot, Syrah, Tannat, Pinot Noir Garnacha e Cabernet Franc, possibilitando aos enólogos criar novidades constantes e aprimorar cada vez mais os vinhos.

Na propriedade colonial da vinícola também está o elegante hotel Patios de Cafayate, que oferece uma experiência única de enoturismo, um excelente restaurante e que completa a proposta e o espírito da Bodega El Esteco. Além disso possui excelente localização, muito próxima ao centro de Cafayate.

Seu centro histórico data do início do século XVII e representa a gênese de Cafayate: seu elegante passado colonial dialoga com teares artesanais, móveis rústicos cercados por elegantes ornamentos de prataria nativa, a serenidade de seus icônicos pátios e o aconchego de seu povo. Tem trinta e dois quartos e suítes, com vista para as vinhas, montanhas e jardins espetaculares. Um lugar perfeito para quem procura desfrutar do mundo do vinho em um lugar diferenciado.

Visita e Degustação

Tivemos o privilégio de ser acompanhados pelo Claudio Maza, durante nossa visita pela belíssima vinícola. Conhecemos toda a estrutura da unidade, desde os tanques de fermentação até as salas de barricas.

Durante a visita provamos diversos vinhos, em várias fases do processo de produção, onde ficou claro a altíssima qualidade e o cuidado rigoroso com a produção dos vinhos. Aliás muitas novidades virão em breve e a vinícola está investindo em novas técnicas e também em novas uvas.

Na sequência uma degustação guiada, com seis rótulos escolhidos pelo Claudio, com o objetivo de mostrar a grande diversidade do portfólio de vinhos da El Esteco, que foi realizada no belíssimo pátio que fica ao lado da sala de vendas da bodega.

Os rótulos provados estão a seguir:

Partida Limitada Chardonnay 2019: uvas 100% Chardonnay de um vinhedo localizado a 2.000 metros de altura, produção de apenas 960 garrafas, o vinho é envelhecido em ovos de cimento e em garrafa. Fresco e frutado, com notas minerais, ótima acidez e final agradável.

Blanc de Noir 2021: que ótima surpresa. Uvas 100% Pinot Noir, cor salmão, acidez impecável, aroma frutado de média intensidade, em boca também é fresco e frutado com notas de especiarias.

Old Vines 1945 Torrontes: uvas 100% Torrontes de um vinhedo plantado em 1945. Tem a tipicidade da uva, passa de 6 a 8 meses em garrafas antes de sair para venda. Aromas cítricos e florais com bom equilíbrio, boa acidez e final mineral. safra que levou 95 pontos de James Suckling.

Malbec 2020: uvas Malbec provenientes de dois vinhedos, Finca La Colección e Finca El Esteco. O vinho é envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês, com taninos maduros e potencial de guarda de 10 anos.

Finca Notables Tannat 2017: uvas 100% Tannat com passagem em foudres de carvalho francês por 15 meses. Outro ótimo exemplar dessa cepa na região. Aromas de fruta madura, chocolate e café. Em boca é potente e estruturado com taninos firmes e largo final.

Altimvs 2016: sempre presente nas listas dos melhores vinhos do blog, tenho uma paixão especial por esse aqui. Nessa safra o corte é 49% Cabernet Sauvignon, 32% Malbec, 16% Cabernet Franc e 3% Merlot envelhecidos em carvalho francês individualmente por 12 meses e mais 6 meses após o blend. Combina potencial e elegância com aromas de frutas negras e baunilha e final firme e persistente.

Uma visita incrível, que espero repetir em breve. Obrigado El Esteco e Claudio Maza.

Serviço:
Bodega El Esteco – Visitas e Hospedagem
Website: www.elesteco.com.ar
Instagram: @bodegaelesteco

3 comentários em “Roteiro Salta – Bodega El Esteco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s