Bemberg Estate Wines – História, Curiosidade e Degustação Horizontal

Amigos,

Ainda falando sobre a 6ª Oda Al Vino de Puerto Iguazu, que aconteceu no mês passado (a lista dos 25 melhores vinhos do evento estão no link abaixo), um dos pontos mais altos do evento foi a degustação privada da linha completa dos vinhos da Bemberg Estate Wines, em uma fantástica horizontal da safra 2016.

Os Melhores Vinhos da 6ª Oda al Vino.

E se não bastasse a extrema qualidade dos vinhos provados, a degustação foi guiada por Daniel Pi, o diretor de enologia da bodega e do grupo Penaflor, e um dos enólogos mais importantes da Argentina. Ele foi reconhecido, em 2017, como o melhor enólogo da Argentina por Tim Atkin, um dos mais prestigiados críticos de vinhos do mundo.

História e Curiosidades

A origem da Família Bemberg remonta à segunda metade do século XVI, e tem suas raízes em uma pequena cidade alemã chamada Langenberg. Naquela cidade, Conrad zum Bimberg, o primeiro membro da família de quem se tem registros, possuía uma grande propriedade onde cultivou seus primeiros vinhedos, uma atividade que permaneceu em seu sangue por séculos.

Embora os arquivos familiares tenham como certo o início desta Família com o nascimento de Conrad zum Bimberg, muitos situam o verdadeiro início da linhagem na primeira metade do século XIX e destacam a figura de Otto Peter Bemberg como seu fundador. Em 1850, Otto emigrou do Velho Mundo e partiu para a América do Sul, estabelecendo-se finalmente na Argentina. Foi ele quem lançou as bases da família no país, mantendo-se fiel às suas origens europeias.

A Bemberg produz uma série de vinhos, únicos na Argentina, reflexo da diversidade de terra. A seleção de apenas alguns lotes dos melhores espólios da Família Bemberg traduziu-se em exemplos de cunho familiar, que unem o passado com o presente e o futuro, homenageando o legado de uma linhagem centenária.

Bemberg Estate Wines é uma viagem que vai de norte a sul da Argentina, um país com uma excepcional diversidade de solos, altitudes e climas devido à presença da Cordilheira dos Andes. Eles produzem vinhos de seis vinhedos distintos, sendo 3 em Mendoza (Los Arboles, La Consulta e Gualtallary), 2 em Salta (Valle de Cafayate e Chañar Punco) e 1 em San Juan (Valle de Pedrenal), que explicaremos um pouco mais a seguir.

Daniel Pi e Marcelo Belmonte, foram encarregados de estudar a viabilidade dos diferentes terrenos, e selecionaram um local emblemático da rota do vinho: Gualtallary. É neste lugar de renome em Mendoza que a vinícola e a Casa da Família estão localizadas em uma geometria harmônica.

Bemberg

A Degustação

Realizada em uma sala privada, dentro do espaço do evento, e conduzida por Daniel, a degustação horizontal contou com os sete vinhos da linha La Linterna, além do ícone da bodega, o Pionero. Abaixo nossa opinião sobre os vinhos provados na ocasião:

20220910_180922

La Linterna Parcela 1 Chardonnay 2016: uvas 100% Chardonnay provenientes da Finca El Tomillo, Gualtallary, plantadas em 1998. O vinho é fermentado 1/3 em ovos de concreto e 2/3 em foudres de 5.000 litros e barricas de 300 e 500 litros e depois passa 10 meses sobre as borras nos mesmos recipientes. Vinho fresco mas intenso, com muito volume em boca, notas de baunilha e mel e final frutado. Nota V3 – 94 pontos.

La Linterna Parcela 12 Pinot Noir 2016: uvas provenientes da Finca La Piedra, Los Arboles, plantadas em 2009. Esse 100% Pinot Noir passa 12 meses em barricas de carvalho francês de 300 litros e primeiro uso. Um PN mais encorpado que o usual, com aromas de morango, rosas e casca de laranja. Em boca é sedoso e elegante com taninos macios e final aveludado. Nota V3 – 92 pontos.

La Linterna Parcela 15 Malbec 2016: uvas provenientes da Finca El Milagro, La Consulta, plantadas em 2010. Esse 100% Malbec passa 18 meses em barricas de carvalho francês de 300 litros e primeiro uso. Cor púrpura, aromas de ervas silvestres, menta e violetas. Em boca é potente, com notas minerais, taninos finos e final firme e prolongado. Nota V3 – 93 pontos.

La Linterna Parcela 5 Malbec 2016: uvas também provenientes da Finca El Tomillo, Gualtallary, plantadas em 1998. Esse 100% Malbec passa 18 meses em barricas de carvalho francês de 300 litros e primeiro uso. Cor púrpura, aromas de cedro, pimenta e frutas silvetres. Em boca é muito potente, com fruta vibrante, taninos firmes e final largo e frutado. Nota V3 – 95 pontos.

La Linterna Parcela 13 Malbec 2016: uvas também provenientes da Finca La Yesca, Valle de Pedernal, plantadas em 2009. Esse 100% Malbec passa 18 meses em barricas de carvalho francês de 300 litros e primeiro uso. Cor púrpura, aromas de amoras, rosas e violetas. Em boca é equilibrado, com notas de figos secos, carne de caça, taninos firmes e final prolongado. Nota V3 – 93 pontos.

La Linterna Parcela 73 Malbec 2016: uvas também provenientes da Finca Los Chañares, Valle Calchaquies, plantadas em 2000 e com 2.000 metros de altura. Esse 100% Malbec passa 18 meses em barricas de carvalho francês de 300 litros e primeiro uso. Cor púrpura, notas de ervas e flores e frutas vermelhas. Em boca é austero e vivo, com notas de cereja madura, taninos firmes e final prolongado. Nota V3 – 95 pontos.

La Linterna Parcela 19 Cabernet Sauvignon 2016: uvas também provenientes da Finca Las Mercedes, Valle Cafayate, plantadas em 1958, o mais antigo de todos. Esse 100% Cabernet Sauvignon passa 18 meses em barricas de carvalho francês de 300 litros e primeiro uso. Cor vermelho intenso, notas frutas vermelhas, bálsamo e chocolate. Em boca é austero e firme, com notas de baunilha, café, taninos firmes e final prolongado. Nota V3 – 96 pontos.

Pionero 2016: o grande ícone da vinícola também foi, na minha opinião, o melhor vinho da Oda al Vino. Nessa safra o corte é 65% Malbec, 30% Cabernet Franc e 5% Cabernet Sauvignon, de um vinhedo plantado em 2004 em Gualtallary. Cor violeta com nuances azuladas, aromas de frutas vermelhas, pimenta negra e baunilha. Em boca é potente mas muito equilibrado, boa acidez, taninos maduros e final prolongado. Vinhaço. Nota V3 – 97 pontos.

Bons vinhos a todos!

Serviço:
Bemberg Estate Wines
Website: www.bembergestatewines.com
Instagram: @bembergwines

4 comentários em “Bemberg Estate Wines – História, Curiosidade e Degustação Horizontal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s