Produção Mundial de Vinhos x Consumo Global em 2021

Amigos,

Antes de mais nada este post está um pouco atrasado em relação ao ano anterior. Eu estava aguardando a OIV atualizar o relatório prévio de abril, com os dados definitivos, o que não aconteceu até o presente momento. Desta forma os dados abaixo são prévias que podem sofrer pequenas alterações.

Os dados foram apresentados em 27 de abril de 2022, pela OIV que divulgou o relatório com as estimativas da produção e do consumo mundial de vinhos em 2021. Os dados foram apresentados pelo Diretor Geral da entidade, Pau Roca, diretamente da sede da OIV em Paris, por conferência na web.

Produção Mundial

A produção mundial de vinho, excluindo sucos e mostos, em 2021, está estimada em 260 mhl, indicando um possível decréscimo de quase 3 mhl (-1%), em comparação a 2020. O ligeiro declínio da produção mundial de vinho em 2021 pode estar associada principalmente a dois efeitos contraditórios: a queda acentuada em alguns dos principais países produtores de vinho da UE e a excelentes colheitas elevando os níveis de produção da maioria dos países do Hemisfério Sul, equilibrando esta queda a nível global.

No geral, o volume global de produção de vinho em 2021 pode ser definido pelo terceiro ano consecutivo como ligeiramente abaixo de sua média de dez anos.

OIV1

Vale lembrar que um hectolitro representa 100 litros ou o equivalente a pouco mais de 133 garrafas padrão de 750 ml. Transformando em garrafas, a produção mundial média estimada é de 34,6 bilhões de garrafas.

Na sequência, a tabela completa dos maiores produtores mundiais.

OIV2

A produção vinificada na UE em 2021 é de 153,7 mhl, o que representa uma queda de 8% em relação a 2020 e está 5% abaixo da média dos últimos cinco anos. Esta queda registada na UE pode ser principalmente explicada por reduções nos níveis de produção de vinho na França (-19%) devido a episódios de geada de primavera ocorridos em abril de 2021, e da Espanha (-14%). A Itália foi o único dos três principais a crescer a produção (+2%).

No Hemisfério Sul, após forte declínio na produção de vinho em 2020 causado por condições climáticas, 2021 indica um forte aumento entre todos os principais países produtores. A estimativa da produção de vinho para o Hemisfério Sul em 2021 é um recorde de 59 mhl, (+19% comparado a 2020). Destaque para o crescimento de 30% na Austrália e no Chile, respectivamente quinto e sexto maiores produtores mundiais.

Outro dado estatístico importante é que os 8 maiores produtores mundiais de vinho, representaram mais de 75% do vinho vinificado em 2021 (precisamente 76,3%). Considerando os três primeiros produtores, eles representam quase 50% da produção mundial (47,4%).

OIV3

Consumo Global

O consumo mundial de vinho em 2021 é estimado em 236 mhl, marcando um aumento de 2 mhl (+0,7%) em relação ao volume de 2020. Esta é uma mudança de tendência negativa iniciada em 2018 com a declínio no consumo da China (que perdeu em média de 2 mhl por ano desde então). Esta tendência de queda foi acentuada em 2020 pela pandemia da Covid-19, que trouxe um efeito deprimente muitos grandes mercados de vinho. O consumo foi atingido por medidas de bloqueio, a interrupção do canal HoReCa (HOtel, REstaurant and CAtering) e uma redução geral no turismo. Em 2021, o levantamento das restrições relativas à circulação de pessoas e bens, reabertura dos canais HoReCa e o renascimento de encontros e celebrações sociais como previsto, contribuíram para um aumento consumo na maioria dos países do mundo. No entanto, os comportamentos de consumo de vinho em níveis regionais são bastante heterogêneos em todas as áreas geográficas.

OIV4

O consumo de vinho continua sendo bastante regionalizado. Apesar do vinho ser consumido em 200 países, os 5 primeiros representam quase 50% do consumo no mundo (49%), enquanto os 10 principais países representam 68% desse consumo em 2021.

OIV5

Os EUA, em 2021, continuam a ser o maior país consumidor de vinho do mundo. Com um nível estimado em 33,0 mhl, seu consumo está em linha com 2020 (+0,7%). Nos últimos três anos, os EUA provou ser um mercado resiliente, apesar das tensões relacionadas com o comércio com alguns países da UE e as restrições impostas pela Covid-19.

Em 2021, a UE, com um consumo de vinho estimado em 114 mhl, responde por 48% do total mundial. Este valor é 3% superior ao nível estimado no ano anterior, com a crise da covid-19 (110,5 mhl), um dos menores volumes registrados, e traz de volta o consumo de vinho da UE à sua última média de dez anos.

A China teve a maior redução mundial em 2021, caindo para o 7° lugar entre os maiores consumidores mundiais com um consumo estimado em 10,5 mhl (-15,4%) em relação a 2020.

Em relação ao consumo per capita, Portugal continua sendo o maior consumidor mundial com 51,9 litros/ano por habitante com idade legal para consumir álcool. Vale ressaltar que a idade legal varia de acordo com o país. No link abaixo você pode consultar as idades legais ao redor do mundo.

Idade Mínima Legal para Comprar ou Beber Vinho ao Redor do Mundo.

Outro ponto de destaque é que os 5 maiores consumidores mundiais de vinho, na relação per capita, são da UE. Também vale destacar que o maior consumidor mundial de vinhos em litros totais é apenas o 18° colocado nesse critério.

OIV6

Produção e Consumo no Brasil

O Brasil registrou grande aumento na sua produção de vinho (1,3mhl, + 60%), igualando a produção de 2017 e registrando o maior aumento percentual entre os principais produtores de vinho mundiais. O país pulou para a 14ª posição no ranking dos maiores produtores do mundo, segundo dados da OIV. Vale ressaltar que o Brasil, em 2020, era o 18º do ranking.

Em relação ao consumo de vinhos, conforme falamos acima, o Brasil se manteve estável com 4,1 mhl  (+1,2%), mantendo-se em 13º lugar no ranking. Já em relação ao consumo per capita, caímos para o 22° lugar do ranking com 2,4 litros/ano por pessoa com idade legal para consumir álcool.

Produção Mundial de Vinhos x Consumo Global em 2020.

Em breve, vamos falar das importações e exportações de vinho em 2021.

Até lá!

13 comentários em “Produção Mundial de Vinhos x Consumo Global em 2021

  1. Nossa, muito surpreendente esses dados, visto que o comportamento de preços vai em outra direção. Redução de consumo considerável nos últimos 4 anos, aumento de oferta, e mesmo assim preços em alta…dado muito curiosi

    Curtir

Deixe um comentário