Gosto, e Daí?

Por Fernando Procópio

Há um programa da rádio CBN, apresentado por Tatiana Vasconcellos e Fernando Andrade, com a participação do genial João Marcello Bôscoli, filho de quem? Elis Regina e Ronaldo Bôscoli. Na “Sala de Música”, é levado ao ar uma vez por semana.

É muito legal porque se dedica a tocar músicas, indicadas pelos ouvintes, que não se enquadram no padrão “normal”, são músicas estranhas, exageradas, muitas delas bregas. Não são nada “corretas”. E o gostoso é que a Tatiana acompanha, sabe as letras e o João Marcello sempre valoriza alguns aspectos daquela que estamos escutando. Não sou fã de músicas sertanejas, mas adoro algumas, como Evidências. Quem não?

Por que me lembrei disso agora? É que estou comendo um delicioso panetone acompanhado de… Bem, mais para diante revelarei.

Antes, vou falar um pouco sobre essa delícia de Natal. Você deve ter sua preferência. Pode ser um “chocotone”. Eu já gosto do tradicional, com frutas cristalizadas e passas. Delícia! Meu irmão esteve em Portugal na época de Natal há cerca de 15 anos. Os portugueses reclamavam porque só chegava panetone brasileiro quando sobrava por aqui. Qual a razão disso, se tinham à mão os italianos? Explicavam que os nossos são mais úmidos e os de lá são mais secos. Para completar o quadro, entre todas as marcas, prefiro o Bauducco, mas não o de 500 ou 750 gramas. O de 1 quilo, faz toda a diferença. Se for o de 4 kg ainda melhor. Diziam – não sei se é verdade – que ele era o único produzido com banha de porco.

Mas, voltando às preferências: a harmonização recomendada seria com um Vin Santo, Prosecco ou talvez um Moscatel. Mas, para mim, após uma bela refeição – de preferência à italiana – corto um bom pedaço dele e continuo no vinho tinto! Pronto, falei!

Hmz2

Ainda hoje, me arrepiei ao ver um dos nossos confrades cometer uma tremenda heresia na combinação. Mas, aí, eu me refreio e penso na minha própria.

E você, tem alguma harmonização do tipo “Gosto e daí?”. Conte pra gente nos comentários.

Fernando Procópio
Apreciador de Vinhos

18 comentários em “Gosto, e Daí?

  1. Amei Procópio. Tanto as associações de ideias como a conclusão. Eu sou expert no “gosto, e daí?”, por conta da minha preferência com tintos encorpados, que bebo com tudo, até com comida japonesa. E me perdoe quem condena. O bom é ser feliz e beber o que nos dá prazer é tudo.

    Curtido por 2 pessoas

      1. Boa, Procópio. Eu gosto de sushi com vinhos tintos. Certa feita harmonizei um Tokaji seco com Carne de Sol, prato típico do Ceará. Também adoro tinto com feijoada.

        Curtido por 2 pessoas

  2. Adorei o tema e o texto meu prezado Comendador! Parabéns! Não sou daqueles. ortodoxos em termos de harmonização: adoro comer acarajé com pimenta com Chardonnay barricado argentino, assim como Tannat encorpado uruguaio com feijoada com pimenta! A tradição manda em emboscada os casos um espumante ou Champanhes por causa da acidez. Mas gosto mesmo é das harmonizações citadas! Vá entender!!! Kkkkk

    Curtido por 2 pessoas

    1. Eita, esse acarajé deu água na boca, mas deixa sem pimenta, Toni, pois não sou pimenteiro. Hehehe. Com relação à feijoada e Tannat, você não está sozinho, mas, de novo, a pimenta…

      Curtir

  3. Por mais que em muitos casos isso seja estranho, eu gosto muito de tintos, tanto que os bebo mesmo se estou comendo peixes… Fato esse curioso, pois na minha lua de mel, viajei para o Chile, minha esposa e eu fomos almoçar em um restaurante em Viña del mar e logo eu escolhi peixe pois sabia que haveriam varios para escolher, ela foi de carne e vinho tinto e eu prontamente escolhi o mesmo vinho (no restaurante em questão, eles tinham meia garrafa de cada vinho para o almoço), lembro até hoje da cara do Maître, garçons e tantos outros me olhando torto por causa da minha escolha… Mas não troco meus tintos por nenhum vinho branco, por melhor que ele seja… Hahahaha

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s