Degustação da Bodega Rolland com Dany Rolland

Amigos,

Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Não é verdade, ele pode cair sim e ainda vir acompanhado da Deusa do Trovão!

Em março de 2022, havíamos feito uma degustação com os 4 ícones da Bodega Rolland (Bodega Rolland: História, Curiosidades e Degustação dos Ícones). Foi um evento diferenciado, com 4 super vinhos lado a lado, em uma das melhores degustações organizadas pelo Blog. É muito difícil escolher qual o melhor dos 4 rótulos.

Agora, em dezembro de 2022, em parceria com a importadora oficial da marca no Brasil, a Vinoterra, realizamos a mesma degustação, junto a outros ótimos vinhos da vinícola, principalmente o Val de Flores e ao lado da proprietária Dany Rolland, um dos grandes nomes mundiais do vinho. Um evento muito especial que reuniu alguns amigos do Blog no restaurante El Tranvia do Itaim.

Quem é Dany Rolland

Dany Rolland nasceu em 1948 em Saint-Astier. Depois de terminar o colégio em Périgueux, estudou medicina antes de se matricular no Instituto de Enologia de Bordéus (onde estudou de 1968 a 1970). Lá, ela conheceu Michel Rolland, outro dos principais nomes do vinho mundial. Eles se casaram em 1970, no ano em que ela se formou no Instituto. O casal formou uma parceria com o Sr. e a Sra. Chevrier, que dirigiam um laboratório de enologia, que os Rollands assumiram completamente em 1976. Suas duas filhas, Stéphanie e Marie, atualmente trabalham com seus pais.

O sucesso de sua empresa familiar reconhecida internacionalmente não precisa mais ser comprovado. Hoje, o laboratório conta com mais funcionários e mais de 400 vinícolas enviam suas amostras para análise e consultam esses especialistas para aconselhamento sobre a vinificação. A empresa, chamada Rolland Conseils et Prestations, e dirigida por Dany Rolland, também presta consultoria no exterior. Dany Rolland também administra as propriedades vinícolas da família ROLLAND. Dany também participa de várias joint-ventures do casal em propriedades na África do Sul, Argentina e Espanha. Finalmente, ela é acionista da empresa Rolland Collection Limited, que comercializa os vinhos produzidos por todas as vinícolas Rolland.

Foi em Mendoza, Argentina que a Família Rolland elegeu um local para construir sua própria vinícola, único lugar fora da França onde a família possui uma vinícola 100% própria e ainda é acionista do Clos de Los Siete, além de ser o criador desta realidade, que hoje vende 1 milhão de garrafas em 56 países. Junto com a família, e desde antes da construção da vinícola, trabalham os extremamente talentosos Magdalena e Rodolfo Vallebella. Ambos são enólogos e estão encarregados da gestão da vinícola, na Argentina.

+ Roteiro Mendoza: Bodega Rolland.

A Degustação

Acompanhada por um jantar completo em um menu que incluiu entradas, saladas e carnes, provamos a maior parte dos vinhos da vinícola, incluindo todos os principais. Também levamos alguns vinhos brasileiros para a Dany provar, com destaque para o Churchill Cabernet Franc 2018, que também impressionou a todos.

IMG-20230115-WA0007

Mariflor Sauvignon Blanc 2021: a curiosidade deste vinho é que Michel plantou Sauvignon Blanc sem avisar Dany, foi uma surpresa. Varietal da casta, passa 6 meses em carvalho francês sobre as borras. Aromas cítricos, em boca tem bom corpo e ótima acidez. Nota V3 – 91 pontos.

Mariflor Pinot Noir 2019: uvas 100% Pinot Noir. Um vinho mais encorpado que o usual desta uva. Passa 14 meses em barricas novas de carvalho francês. Frutas vermelhas no nariz e na boca, final médio. Nota V3 – 89 pontos.

Mariflor Merlot 2020: uvas 100% Merlot com passagem em barricas novas de carvalho francês por 15 meses. Muita elegância e boa complexidade. Nota V3 – 92 pontos.

Val de Flores 2019: que baita vinho, na sua faixa de preço é difícil conseguir algo igual (apesar de ter aumentado o preço). Uvas 100% Malbec com passagem de 14 meses em barricas de carvalho francês. Estilo “malbecão”, “old school”, potência e taninos firmes, boa complexidade e final prolongado. Nota V3 – 95 pontos.

Mariflor Camille 2011: a neta mais velha de Michel Rolland foi novamente a grande campeã do evento, na opinião do grupo. Esse 100% Malbec com 24 meses de estágio em carvalho francês é uma bomba de frutas. Cor rubi intenso, aromas de frutas maduras, pimenta negra e chocolate. Em boca é potente e encorpado e não demonstra em nada seus mais de 10 anos. Vai muito longe. Nota V3 – 98 pontos.

Mariflor Arthur y Theo 2012: os gêmeos. Nessa safra, o vinho é um corte de 65% Malbec e 35% Syrah com passagem de 24 a 36 meses em barricas novas de carvalho francês. Aromas de frutas negras, especiarias e um toque floral. Em boca é rico e encorpado, com taninos envolventes e final longo e austero. Nota V3 – 97 pontos.

Mariflor Raphael 2013: a safra 2012 desse vinho, é na minha opinião um dos melhores Cabernet Franc da Argentina (se não for o melhor). Este 2013 também é ótimo mas está levemente abaixo do 2012. Corte de 85% Cabernet Franc e 15% Malbec com larga passagem em carvalho francês. Aromas herbáceos e florais, notas de couro. Em boca é mais elegante e com taninos mais finos, com notas de cereja madura e baunilha. Final persistente. Nota V3 – 96 pontos.

Mariflor Giulia 2017: a neta mais nova, impressionante como evoluiu desde nossa última degustação. Esse é um corte de 40% Merlot, 30% Malbec, 25% Cabernet Sauvignon e 5% Petit Verdot com passagem de 24 meses em barricas novas de carvalho francês. Agradou muito quem gosta dos vinhos mais vivos e o corte está bastante equilibrado. Eu aconselho uns bons anos na adega, pois o vinho tem uma complexidade incrível e tem muito a evoluir. Talvez ele se torne o melhor de todos em mais alguns anos, recomenda-se decantar. Nota V3 – 97 pontos.

Bons vinhos a todos!

Serviço:
Vinoterra Importadora
Website: www.vinoterra.com.br
Instagram: @vinoterra_br

2 comentários em “Degustação da Bodega Rolland com Dany Rolland

  1. Que baita experiência, que pena não poder ter ido. Desses tomei apenas o Raphael 2012, e realmente é um vinho fora de série, não me lembro de nenhum CF igual a ele na Argentina.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s