Olá!
Não há dúvidas que a Viña Cobos é uma das principais vinícolas da Argentina, produzindo vinhos de altíssima gama, entre os principais do país e fundada por três grandes enólogos.
Em 1997, Paul Hobbs conheceu o casal de enólogos Andrea Marchiori e Luis Barraud, ambos de famílias tradicionais no ramo da vitivinicultura. Juntos, os três começaram a desenhar o sonho de abrir as portas de uma vinícola na Argentina. A Cobos foi fundada em 1999 e logo foi crescendo e ganhando destaque internacional. Os vinhos desta vinícola estão entre os mais desejados do mundo e a Viña Cobos é muito popular entre os turistas que visitam Mendoza (o blog já esteve na vinícola por duas vezes).
Em 2016 Andrea e o marido decidiram vender a parte deles na Cobos e se dedicar a um novo projeto: Marchiori & Barraud e Paul Hobbs passou a ser o único responsável pela vinícola.
Face minha admiração pela vinícola, em setembro de 2022 adquiri uma caixa com quatro Bramares da linha Single Vineyard: Touza, Rebon, Zingaretti e Chañares. Desde então juntamos um grupo para provar esses vinhos e face a vários desencontros de agenda, a degustação somente ocorreu no último 15 de fevereiro. Essa degustação mais que especial é o tema desse post!
A Degustação
Reunimos um grupo de oito amigos apaixonados pela vinícola e com quase seis meses de preparação até conseguir fechar uma data. O resultado final foi aumentar o número de garrafas que fariam parte dessa incrível degustação, de quatro para onze, abrangendo quase todas as linhas da vinícola.
O local escolhido foi o restaurante El Tranvia do Itaim. O que poderia ser melhor do que carnes para combinar com a potência e estrutura dos vinhos servidos?
E a degustação, como já é usual nos eventos do blog, aconteceu em flights (quatro no total), separando os vinhos por categoria e faixa de preço. Abaixo todos os detalhes desses onze ótimos vinhos:
1° Flight – brancos.
Bramare “Appellation” Valle de Uco Chardonnay 2020: uvas 100% Chardonnay de três distintas regiões do Vale do Uco (Gualtallary, Los Arboles, La Consulta, Altamira e Los Chacayes), o vinho estagia 10 meses em barricas de carvalho francês, 20% novas. Cor amarelo pálido, fresco, mineral, com aromas de maçã verde e flores brancas. Bom equilíbrio, com acidez equilibrada e boa persistência. Nota V3 – 91 pontos.
Vinculum Chardonnay 2020: uvas 100% Chardonnay de Chacayes, Vale do Uco, o vinho estagia 10 meses em barricas de carvalho francês, 19% novas. Aromas de pera, melão, baunilha e notas de chocolate branco. Na boca apresenta boa mineralidade e volume, acidez equilibrada e final longo. Nota V3 – 93 pontos.
2° Flight – tintos da linha Appellation.
Bramare “Appellation” Valle de Uco Malbec 2017: uvas 100% Malbec de cinco distintas regiões do Vale do Uco (Gualtallary, Los Arboles, La Consulta, Altamira e Los Chacayes), o vinho estagia 18 meses em barricas de carvalho francês (20% novo) e americano (10% novo). Na opinião geral foi o melhor entre os 3 desta linha. Nota V3 – 93 pontos.
Bramare “Appellation” Lujan de Cuyo Malbec 2017: uvas 100% Malbec de quatro distintas regiões de Lujan de Cuyo (Perdriel, Agrelo, Vistalba e Las Compuertas), o vinho estagia 18 meses em barricas de carvalho francês (20% novo) e americano (10% novo). Com algumas sutis diferenças com seu “irmão”, é mais elegante mas perde na potência. Nota V3 – 92 pontos.
Bramare “Appellation” Lujan de Cuyo Cabernet Sauvignon 2017: uvas 100% Cabernet Sauvignon de três distintas regiões de Lujan de Cuyo (Perdriel, Agrelo e Las Compuertas), o vinho estagia 18 meses em barricas de carvalho francês, 20% novas. Ótimo Cabernet Sauvignon, como é típico de Paul Hobbs, muita estrutura e boa complexidade. Nota V3 – 92 pontos.
3° Flight – tintos da linha Single Vineyard.
Bramare Touza Vineyard Malbec 2017: uvas 100% Malbec do vinhedo Touza de 15 anos de idade e localizado a uma altura de 1.050 masl. O vinho estagia 18 meses em barricas de carvalho francês, 55% novas. Não é mais produzido na linha atual da vinícola. Nota V3 – 93 pontos.
Bramare Chañares Estate Malbec 2017: uvas 100% Malbec do vinhedo Chañares Estate de 15 anos de idade e localizado a uma altura de 1.184 masl. O vinho estagia 18 meses em barricas de carvalho francês, 50% novas. O mais impactante dos Malbecs com boa mineralidade e muita fruta. Nota V3 – 95 pontos.
Bramare Zingaretti Estate Malbec 2017: uvas 100% Malbec do vinhedo Zingaretti Estate de mais de 80 anos de idade e localizado a uma altura de 1.150 masl. O vinho estagia 18 meses em barricas de carvalho francês, 55% novas. Na minha opinião pessoal o melhor dos quatro Malbecs. Nota V3 – 96 pontos.
Bramare Rebon Estate Malbec 2017: uvas 100% Malbec do vinhedo Rebon Estate de 20 anos de idade e localizado a uma altura de 1.015 masl. O vinho estagia 18 meses em barricas de carvalho francês, 55% novas. Apresentou notas mais florais combinadas com taninos mais suaves. Nota V3 – 94 pontos.
Bramare Marchiori Estate Cabernet Sauvignon 2017: uvas 100% Cabernet Sauvignon do vinhedo Marchiori Estate de mais de 20 anos de idade e localizado a uma altura de 995 masl. O vinho estagia 18 meses em barricas de carvalho francês, 65% novas. Na opinião geral foi o grande campeão da noite, superando inclusive o Cobos Marchiori Malbec. Um CS como só Paul Hobbs sabe fazer. Nota V3 – 98 pontos.
4° Flight – o “Gran Finale”.
Cobos Marchiori Malbec 2015: uvas 100% Malbec do vinhedo Marchiori Estate de mais de 80 anos de idade e localizado a uma altura de 995 masl. O vinho estagia 18 meses em barricas de carvalho francês Taransuad, 100% novas. Um grande Malbec, um pouco “overpriced” mas que representa o melhor desta emblemática casta na Argentina. Notas de fruta madura, Muita potência, taninos firmes e final largo. Nota V3 – 97 pontos.
Bons vinhos a todos!
Bom dia, Acredito ter havido um engano na descrição dos vinhos tintos da linha Appelation. A descrição começa com “100% Chardonnay¨”. Favor verificar. Obrigado Carlos Alberto
CurtirCurtido por 1 pessoa
Já foi corrigido, obrigado
CurtirCurtir
No 4º Flight também: Bramare Marchiori Estate Cabernet Sauvignon 2017: uvas 100% Malbec…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Já foi corrigido
CurtirCurtir
Belo post Sitta, realmente essa vinícola é diferenciada…espero que o Cobos Marchiori evolua de acordo com o seu preço hahaha
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olha
Progressão geométrica kkk
CurtirCurtido por 1 pessoa