Olá,
Hoje vamos falar sobre a bodega Laureano Gómez, uma vinícola boutique de Mendoza que eu conheci os vinhos, há alguns anos, através da Marcia Morato, uma amiga do Vivino de Belo Horizonte. Desde a primeira prova, fiquei bastante surpreso com a qualidade dos vinhos.
No ano passado, na Oda Al Vino, tive a oportunidade de provar mais alguns rótulos, mostrando que a qualidade que surpreendeu de início, se mantem.
Esse ano, graças ao nosso colaborador Alessandro Calbucci, que estreitou nossa relação com os proprietários da vinícola, provamos todos os vinhos da linha de ícones, o que fez valer um post aqui.
História e Curiosidades
Depois de mais de vinte anos fazendo vinhos de alta qualidade, como enólogo em duas das principais vinícolas de Mendoza (Trapiche e Salentein), Laureano Goméz decidiu iniciar sua própria produção familiar de vinhos, em sua novíssima vinícola boutique em Tunuyán, Valle de Uco.
Trata-se de uma pequena empresa familiar que produz cerca de 200.000 garrafas/ano, com filhos que apoiam e se envolvem no negócio, desde quando eram muito pequenos, em todas as etapas do processo como: viticultura, vinícola, administrativa e comercial. No início chamava-se BODEGA GARAGE, pois neste espaço iniciaram a elaboração das primeiras quatro colheitas com apenas 5000 litros, uma vinícola verdadeiramente “garage”. Já em 2014, construíram literalmente eles mesmos, a nova e simples adega, que garante o processo de grande qualidade, sem luxos que possam aumentar desmedidamente os custos do produto e alcançando um excelente custo x benefício para sua linha de vinhos.
As principais variedades plantadas são Pinot Noir (considerada como a uva emblemática da vinícola), Merlot e Malbec que compõem toda a linha Jovem, Reserva e Gran Reserva, tanto em varietais como em cortes. Em 2018 foi lançado um novo ícone, e a safra 2020 também conta com um corte de brancas: Semillón e Sauvignon Blanc.
Cerca de 30% da produção (60.000 garrafas/ano) são exportadas para 8 países: Estados Unidos, Canadá, Equador, Peru, China, Inglaterra, Suíça e Brasil. No Brasil, a Laureano Gomèz abriu uma importadora própria, a Soccer and Wine. A ideia é produzir rótulos personalizados para clubes de futebol e hoje já são 13 times que se iniciaram com o Vasco da Gama, que tem três varietais a venda (Malbec, Merlot e Pinot Noir). O contato para aquisição dos vinhos está no final do Post.
Vale ressaltar que a vinícola possui programa de visitação com degustações e restaurante. As reservas podem ser feitas através do site: https://www.bodegagarage.com/index.php/restaurante/.
A Degustação:
Durante este mês, provamos a linha completa dos Gran Reservas da vinícola (em safras distintas), que é composta com quatro rótulos descritos abaixo. Essa linha completa é também vendida em um box com as quatro garrafas no próprio site da vinícola.
Gran Reserva Pinot Noir 2018: microvinificado em barricas de carvalho francês, tem um envelhecimento de 16 meses na mesma barrica com 15,4% de graduação alcoólica. Uvas 100% Pinot Noir do Vale do Uco, é mais encorpado que o usual desta uva, notas de frutas vermelhas, tabaco e final persistente.
Gran Reserva Malbec 2020: microvinificado em barricas novas de carvalho francês, tem um envelhecimento de 18 meses na mesma barrica com 15,0% de graduação alcoólica. Uvas 100% Malbec do Vale do Uco, cor púrpura, aromas de frutas vermelhas silvestres, baunilha e chocolate. Em boca tem bom equilíbrio, taninos macios, notas de cereja e final firme.
Gran Reserva Merlot 2019: microvinificado em barricas novas de carvalho francês, tem um envelhecimento de 18 meses na mesma barrica com 15,7% de graduação alcoólica. Uvas 100% Merlot do Vale do Uco, foi o meu favorito entre os quatro. Aromas de frutas vermelhas e negras, baunilha e chocolate. Em boca tem boa complexidade, taninos macios, notas de cacau e cedro e final aveludado.
Gran Reserva Blend 2018: microvinificado separadamente em barricas de carvalho francês, tem um envelhecimento de 12 meses na mesma barrica e depois do blend mais alguns meses em barrica até sua perfeita integração e mais 12 meses de envelhecimento em garrafas com 15,5% de graduação alcoólica. Uvas Merlot de Tupungato e Malbec de El Cepillo, mostrou que pode evoluir muito.
Ótimos vinhos de uma vinícola focada em qualidade e família. Vale a pena conhecer e provar.
Bons vinhos a todos!
15,4% em um PN? pqp!
CurtirCurtido por 1 pessoa
É encorpado. Tipo Oregon
CurtirCurtir