Melhores Vinhos Uruguaios – Opinião do Blog V³

Olá,

Há poucos meses publiquei no Blog, após ser “desafiado” pelo confrade Fernando Belotto, uma lista com os melhores vinhos brasileiros (link aqui) na minha opinião. Confesso que não fiquei muito satisfeito com o resultado visto que posso ter deixado de lado muitos vinhos que ainda não provei e poderiam ser parte desta lista.

Então resolvi fazer uma lista com os melhores vinhos uruguaios, lista que realmente me sinto confortável para indicar.

Explico: nos últimos anos estive inúmeras vezes no Uruguai e já visitei a maior parte das principais vinícolas. Acredito que, dos principais rótulos produzidos por lá, eu já provei praticamente todos, restando talvez um ou dois que poderiam ser parte dessa lista. O Blog tem se dedicado bastante a conhecer a produção e os vinhos de lá e temos um grande respaldo dos produtores uruguaios e dos amigos que por lá fizemos. Entre safras e rótulos diferentes foram mais de 400 nos últimos anos e a produção uruguaia não é muito grande, sendo bem menor que a chilena e a argentina, por exemplo.

Nomear o meu vinho favorito foi a tarefa mais difícil, os dois primeiros da lista me encantam e a diferença é qualidade é imperceptível. Se a ordem fosse inversa também seria justo mas a última safra do Massimo Deicas (2010) está um pouco abaixo das demais.

Outro ponto importante são dois vinhos brancos nos Top 5. Na minha opinião, dos cinco melhores brancos da América do Sul, três são produzidos no Uruguai.

Hoje, o vinho mais caro do Uruguai, o Balastro da Garzón, custa US$ 180 doláres e sequer figura nos meus TOP 20, não vale o investimento.

TOP 5:

1) Il Nero 2009, Antigua Stagnari, Canelones – um monstro! Já vi esse vinho ser eleito o melhor da noite em inúmeras confrarias (muitas às cegas) frente a vinhos mais famosos e caros.

2) Massimo Deicas 2007, Família Deicas, Juanicó – maravilhoso também na safra 2009, a safra 2010 precisa de tempo em garrafa.

3) Cru D’Exception Chardonnay 2007, Família Deicas, Juanicó – o melhor vinho branco da América do Sul e um dos melhores que já provei.

4) Axis Mundi 2002, Pisano, Progreso – até meus amigos que preferem vinhos europeus deram 5 estrelas para esse Tannat.

5) Prelúdio Barrel Select Blanco 2013, Família Deicas, Juanicó – já provei seis safras e todas são incríveis. Além dessa, a 2009 também foi inesquecível.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outros 15 melhores vinhos:

Osiris Reserva Merlot 2007, Antigua Stagnari, Canelones – talvez seja o melhor Merlot uruguaio.

Osiris Reserva Tannat 2009Antigua Stagnari, Canelones .

Cocó 2015, Bodega Bouza, Canelones – Chardonnay e Albarino, o terceiro branco citado acima.

Monte Vide Eu 2012, Bodega Bouza, Canelones – outro que cai bastante nas novas safras.

Gimenez Mendez Super Premium Tannat 2009, Gimenez Mendez, Juanicó.

Gran Reserva Tannat 2009, Viña Marichal, Juanicó.

Amat 2002, Bodegas Carrau, Cerro Chapeu – o único uruguaio no livro 1001 pra provar antes de morrer, essa safra bem acima das demais.

Premium Gran Tannat 2009, Montes Toscanini, Canelones – se destacou às cegas.

Mil Botellas Pentavarietal 2013, Los Cerros de San Juan, Carmelo – incrível!

Luz de Luna Blend de Tannat, Narbona, Carmelo – blend das safras 2010, 2011 e 2012 infelizmente foi uma edição limitada.

Primo 2011, Pizzorno, Canelones.

Alcyone 2012, Viñedo de Los Vientos, Atlântida – o melhor de sobremesa.

Cetus Syrah 2012, Alto de la Balena, Maldonado.

–  Cru D’Exception Merlot 2009, Família Deicas, Juanicó.

Prelúdio Barrel Select Tinto 1999Família Deicas, Juanicó – precisa abrir com no mínimo 15 anos de estiba em garrafa.

Um grande vinho fora dessa lista é o Cru D’Exception Malbec pois é produzido em Mendoza. mas vale a pena provar.

Ainda poderia citar outros ótimos vinhos para que vocês possam provar como o Cerro Negro da Viña Eden, o Gran Ombú Cabernet Franc da Bracco Bosca, o Merlot Viñedo Pan de Azucar e os Parcela Tannat da Bouza, o Artesana Limited Edition, o El Legado Blend, o Gran Tannat Bertolini Broglio entre outros tantos. São muitos bons vinhos com preços muito interessantes.

20170822_173243.jpg

Em resumo amigos, hoje o uruguai tem um dos melhores custo x benefício do mundo para vinhos e fica a pouco mais de 2 horas de voo de São Paulo, vale a pena visitar sempre que possível.

23 comentários em “Melhores Vinhos Uruguaios – Opinião do Blog V³

  1. Belíssima lista, Sitta!
    Tive a oportunidade de provar o Il Nero, Osiris Reserva Merlot, Gimenez Mendez Super Premium e o Cru D’Exception Chardonnay (com mais uma garrafa na adega), que pra mim ficou entre um dos melhores vinhos que já provei!
    Abraços

    Curtido por 2 pessoas

  2. Sitta, realmente os vinhos uruguaios estão crescendo absurdamente em qualidade, com resultados maravilhosos e preços ainda convidativos. Sem contar que Montevideo é um ótimo lugar para visitar, pena o preço atual das passagens aéreas 😓
    Aquele Prelúdio que o Ortega nos brindou estava sensacional, inesquecível!

    Curtido por 2 pessoas

  3. Belíssima lista Sitta!! Eu colocaria o Prelúdio Tinto nela também. A safra 2009 está espetacular.
    O resto são vinhos fantásticos. Alguns já provei e outros ainda estão na minha lista.
    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Fantástica lista Sitta, eu diria até indispensável como guia para quem viaja para o Uruguai e gostaria de trazer o melhor de lá! (E fiquei muito feliz que o Amat 2002 também figurou no top 15…!!!)

    Curtido por 1 pessoa

  5. Rodrigo, qual sua sugestão de lojas para comprar vinhos em Montevideo? Ou, qual a melhor forma de encontrar suas sugestões por lá a fim de trazer para o Brasil. Obrigado e abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Tivera oportunidade de beber alguns vinhos dessa lista. Gostei de todos. O Cru D’Exception Chardonnay 2007 realmente me surpreendeu. Um dos melhores Chardonay que bebi. Belo artigo, Sitta!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Estranha e tendenciosa essa lista Top 5, com 3 vinhos da Familia Deicas, excelente bodega, mas um exagero classificar 3 vinhos deles como top 5, gosto não se discute. Senti falta de ver vinhos da Varela Zarranz, que faz vinhos excepcionais e de excelente CB. Apenas 1 vinho da Bodega Carrau na lista de melhores, o Pentavarietal da Cerros de San Juan fora do top 5. Meu Top 5, não necessariamente nessa ordem:
    – Il Nero;
    – Mil Botellas;
    – Monte Vid Eu;
    – Amat;
    – Guidai Detti;

    Curtir

    1. Acredito que você não tenha provado os vinhos da Família Deicas. Principalmente os brancos, que são os melhores da América do Sul. E imagino que você também não provou o o Axis Mundi 2002.
      Dos vinhos da sua lista todos muito bons mas na minha opinião um pouco abaixo dos que classifiquei.

      Curtir

      1. Moro no Uruguai há 2 anos, conheço muito a maioria das bodegas daqui. Como falo, gosto não se discute, mas que puxou a sardinha para a Familia Deicas, não há sombra de dúvidas…..rs…. Sou um pouco xiita no assunto de vinhos e não considero vinhos brancos, vinho pra mim tem que ser tinto.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Acho que você deveria dar uma chance a esses dois brancos, eles vão te surpreender. Se tomar as cegas dirá que é tinto.
        Estou no Uruguai a cada 15 dias e conheço 80% das vinícolas. Sou amigo de todos os proprietários e o Blog não tem patrocínio. Então a Família Deicas é gosto pessoal mesmo.
        Estarei aí de 29 a 31 de outubro.
        Abraços

        Curtir

Deixe um comentário