Piattelli Vineyards – Cafayate.

Desde quando fui “apresentado” a Piattelli Vineyards, através de uma indicação do amigo Sebastian Gamboggi (atualmente sommelier da Vinoteca Casagrande), em uma das minhas visitas a Vera Viños, eu fiquei apaixonado pelos vinhos da vinícola.

Minha primeira prova foi o Trinitá Gran Reserva, produzido em Mendoza. Depois o fantástico Arlene (que leva o nome da esposa do proprietário), produzido em Cafayate. Ao longo dos últimos anos provei vários outros rótulos e várias safras, que sempre estão na adega. Sendo assim a visita à vinícola durante minha estada em Cafayate, na semana passada, era mandatória (vale ressaltar que a bodega também possui uma unidade em Mendoza).

A expectativa era muito boa mas a realidade foi ainda mais surpreendente! Trata-se, sem dúvida, de uma das vinícolas mais belas que já visitei. A unidade de Salta começou a ser construída em 2008 e foi inaugurada em 2013. Os primeiros vinhos produzidos lá são desta safra.

 

Como tudo em Cafayate é muito próximo, a vinícola fica a menos de 5 Km do centro da cidade e chegar lá é muito simples. Dá pra ir até de bicicletas que podem ser alugadas nos hotéis da cidade.

O comando da vinícola está a cargo de Eric Malinski, que me abriu as portas para a visita e como trata-se de um grupo norte-americano, uma boa parte da produção é destinada aos Estados Unidos. A enóloga responsável pelo grupo é Valeria Antolin e o responsável pela planta de Cafayate, que nos acompanhou durante a degustação, é Javier Saldaño.

As principais uvas plantadas em Cafayate são a Torrontes, Tannat e Malbec. Além dessas variedades são plantadas Cabernet Franc, Ancellotta, Chardonnay e Cabernet Sauvignon além de uma pequena quantidade de Pinot Noir que será produzida inicialmente como uma edição limitada.

 

Todos os vinhos tintos produzidos em Salta tem bom potencial de guarda e a sala de barricas conta com 60% de carvalho francês e 40% de carvalho americano.

 

Degustação e almoço:

Durante a degustação fizemos algumas experiências sensoriais, comparando vinhos de Salta com vinhos de Mendoza.

Inicialmente comparamos um Torrontes sem passagem por carvalho de Salta com um Chardonnay com passagem em carvalho de Mendoza. Com certeza são características muito diferentes mas o Chardonnay estava incrível. Além disso provamos um Rosé de Malbec.

IMG-20180810-WA0014

Depois comparamos dois Malbec da linha Gran Reserva, um de cada região e observamos as claras diferenças de terroir. Para encerrar a degustação provamos um Cabernet Sauvignon de Mendoza e o Trinitá Gran Reserva 2015 que foi o primeiro vinho que provei da Piattelli, na safra 2011.

O passo final foi um almoço no restaurante da vinícola, um dos mais renomados da cidade e atual número 1 no aplicativo Trip Advisor. Assim como a vinícola o restaurante é fabuloso, com destaque para um menu degustação de cortes de carne da região acompanhado pelo Arlene 2015, vinho ícone da bodega.

O valor estimado por pessoa para o almoço no restaurante gira entre R$ 80 a R$ 120 incluindo vinho, sobremesa e café.

Serviço:
Informações e reservas para a degustação e almoço podem ser obtidas através do link:  https://www.piattellivineyards.com/contact-us 

 

 

 

17 comentários em “Piattelli Vineyards – Cafayate.

  1. Não ligava muito para esta bodega mas depois de muito bem indicada pela Oda vinos em Puerto Iguaçu comecei a beber seus vinhos….o Arlene é perfeito além de preço justo…. parabéns pelo post.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ainda bem que estava junto com o Mestre e grande blogueiro nessa viagem. Corroboro com todas as informações: maravilhosa vinícola, belos vinhos, excelente almoço num restaurante dos sonhos. Bela reportagem,amigão. Parabéns!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Espetacular o teu blog Rodrigo! Já te acompanhava no vivino mas muito legal ler os posts aqui…
    Por coincidência estou indo daqui uns dias pra Bernardo de Irigoyen. Tem algumas dicas de tintos com menos ênfase na fruta, mais no estilo velho mundo?

    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário