Produção Mundial de Vinhos x Consumo Global em 2017

Amigos,

Principalmente para aqueles que como eu, são curiosos com números, apresentamos alguns detalhes da produção e consumo mundial de vinhos relativos ao ano de 2017.

Produção e Consumo Mundial.

A produção mundial de vinhos caiu para o nível mais baixo em 60 anos. A queda foi devido às condições climáticas adversas na União Europeia que reduziram a produção no bloco, informou a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A produção global de vinho totalizou 250 milhões de hectolitros no ano passado, uma queda de 8,6% em relação a 2016.

Um hectolitro representa 100 litros, ou o equivalente a pouco mais de 133 garrafas padrão de 750ml. Transformando em garrafas, a produção mundial foi de aproximadamente 33 bilhões de garrafas.

Ainda segundo a OIV, quatro países produzem a metade do vinho do mundo e cinco países bebem a maior parte. Itália, França, Espanha e Estados Unidos lideraram em 2017 a produção mundial. Na lista dos principais consumidores, além da Itália, França e Estados Unidos estão a Alemanha e a China. Os dados do ano passado são estimativas que dependem de confirmação.

Lista de maiores produtores mundiais 2017

Em relação à exportação, os espanhóis ganham. A Espanha é a líder mundial em venda de vinho, com 22,1 milhões de hectolitros no ano passado. O país é seguido de perto pela Itália (21,4 milhões), França (15,4 milhões) e, a maior distância, Chile (9,8 milhões) e Austrália (8 milhões).

Mas se em vez do volume, medirmos o valor dessas exportações, a França e a Itália são os maiores. Isso porque o vinho espanhol é mais barato: a Espanha vende a 1,25 euro o litro enquanto os franceses vendem a seis euros em média e os italianos a 2,78 euros. Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos são os principais importadores em volume de vinho e valores financeiros.

O consumo mundial (243 milhões de hectolitros) se manteve praticamente estável, com apenas 1,8% a mais que no ano anterior. Os Estados Unidos são o país que mais consome vinho no total, com 31 milhões de hectolitros. Os maiores aumentos entre os principais países consumidores foram constatados na Austrália (5,4%), Espanha (4%) e China (3,5%). Caiu o consumo na Argentina (5,3%) e Rússia (2,2%).

Entretanto, se consideramos o consumo por habitante, os Estados Unidos não são tão entusiastas da bebida como parece. Em quantidade por habitante, Portugal ocupa o primeiro posto mundial. Os portugueses bebem mais de 54 litros por pessoa ao ano, mais que o dobro do consumo dos espanhóis, décimo colocados no ranking, que bebem 25,4 litros por pessoa ao ano.

Produção e Consumo no Brasil.

Apesar da queda no panorama global, o Brasil registrou um salto de 169% em sua produção, passando de 1,3 milhão de hectolitros em 2016 para 3,4 milhões de hectolitros em 2017. O país ocupa a 14ª posição no ranking dos maiores produtores do mundo, segundo dados da OIV.

Em relação ao consumo de vinhos o Brasil aparece em 17º lugar, com 330 milhões de litros consumidos pela população anualmente, o que equivale a aproximadamente 1,7 litro por pessoa ano, cerca de duas garrafas.

Em relação ao nosso país, o vinho tem um concorrente muito forte e quase imbatível: a cerveja. Conforme levantamento do Cuponation, cada brasileiro consome aproximadamente 35 vezes mais cerveja do que vinho anualmente, o que dá, em média, 60,4 litros por pessoa.

Fontes:
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/26/economia/1524755902_232432.html
https://grandesescolhas.com/portugal-no-topo-do-mundo-no-consumo-de-vinho-per-capita
https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2018/09/brasil-e-o-17-maior-consumidor-de-vinhos-no-mundo.html

3 comentários em “Produção Mundial de Vinhos x Consumo Global em 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s