Roteiro Priorat: Clos Figueras

Olá,

Chegamos a nossa quarta parada no Priorat, a Clos Figueras que fica localizada em Grattalops, um povoado com cerca de 240 habitantes.

Além da vinícola, a Clos Figueras conta com uma pequena pousada de 3 quartos, muito confortáveis e organizados e foi justamente onde ficamos hospedados durante nossa passagem pelo Priorat. Além disso, possui um restaurante e uma loja de vinhos aberta ao público, e é onde serve-se o café da manhã para quem fica hospedado na vinícola.

A vista do local é incrível.

Uma breve introdução

O Priorat é uma das duas únicas regiões vinícolas da Espanha a se qualificar como DOCa, o mais alto nível de qualificação para uma região vinícola sob a regulamentação vinícola espanhola, ao lado da DOCa Rioja. O Priorat alcançou o seu estatuto de denominação qualificada (DOQ) em 2000 (precedido por Rioja em 1991) e foi a primeira região a introduzir vinhos de aldeia em Espanha em 2007.

A nova classificação DOQ Priorat, chamada Els noms de la terra (Os nomes da terra), é a mais ambiciosa já realizada por uma região produtora de vinho espanhola além de Bierzo in Castilla y León. Reforça o modelo de inspiração em Borgonha na Espanha, em oposição à tradicional classificação de Rioja baseada nos tempos de maturação em carvalho. Também vai muito além das categorias de vinhos de vila e vinhedo único de Rioja.

Hoje, 51 vinícolas do DOQ Priorat fazem parte do projeto de classificação “Os Nomes da Terra”. Especificamente, a partir da safra 2020 e anteriores, o Consell Regulador está realizando a rastreabilidade de 41 vinícolas como Vi de Vila, 31 como Vi de Paratge, 3 como Vinya Classificada, 3 como Gran Vinya Classificada e 10 como Velles Vinyes.

Os três vinhos atualmente autorizados a usar a denominação Gran Vinya Classifica são “Mas de la Rosa” da Vall Llach, “1902, Tossal d’en Bou” da Mas Doix e “L’Ermita” de Álvaro Palacios. Inclusive tivemos o privilégio de provar o 1902 durante a visita a Max Doix.

+ Roteiro Priorat: Mas Doix

A vinícola

Clos Figueras está localizada em Gratallops, dentro da Denominação de Origem Qualificada Priorat. A propriedade foi comprada em 1997 por Charlotte e Christopher Cannan. A vinícola possui uma propriedade de 22 hectares no Priorat. Aproximadamente 12 hectares são de vinhedos antigos (plantados em 1930) de Garnacha e Cariñena. Além disso, foram plantadas outras variedades como Syrah, Cabernet e Viognier, Garnacha Blanca e Chenin Blanc.

A vinha está localizada ao norte de Gratallops, com vista para as montanhas de Montsant e para o Vale do Ebro e o rio Montsant nos borda. Tendo a forma de um anfiteatro, possui todas as orientações, estando situada a 400 metros acima do nível do mar, em um solo muito pobre de “llicorella”, que é composto por ardósia Gresosa e ardósia muito laminada e muito quebradiça.

Clima mediterrâneo e continental com verões longos, quentes e secos, temperatura amena, inverno embora em alguns anos possa nevar. O microclima é importante para a qualidade dos vinhos, visto que estão localizados num corredor onde os ventos frios do Norte chegam do Vale do Ebro e também do mar.

A vinificação inicial foi feita na Clos Mogador e a partir de 2002 passou a ser feita na nova vinícola construída em Gratallops. Hoje a vinícola produz três vinhos tintos e dois vinhos brancos de fama internacional. Também produz um vinho de sobremesa produzido com uvas Garnacha.

Em 2011 Clos Figueras conseguiu finalmente adquirir parte do edifício vizinho, incluindo a adega subterrânea para envelhecimento dos vinhos. Além disso, em agosto de 2011, o restante do edifício foi adquirido. Este era inicialmente um restaurante de propriedade do filho de René Barbier chamado “Les Irredutibles”. Hoje é um restaurante chamado “Les Figueres” e é o principal ponto enoturístico da Clos Figueras, oferecendo culinária local simples, mas de alta qualidade, e degustações de vinhos para os visitantes.

Clos Figueras também produz um excepcional Azeite Virgem Extra com Controle de Origem Siurana a partir de 135 oliveiras da célebre variedade Arbequina. Muitas das árvores têm mais de 300 anos. O azeite é embalado em atraentes embalagens de 50 cl. garrafa com uma vasilha verde escura.

A Clos Figueras possui viticultura biológica desde 1997 e em 2015 obtiveram o certificado oficial das autoridades CCPAE. Os vinhos encontram-se nos melhores lojas e restaurantes da Espanha e de 23 países do mundo.

A bodega Clos Figueras dispõe de 3 confortáveis ​​quartos que completam a oferta de enoturismo. A estadia inclui café da manhã no restaurante da vinícola e visita à própria adega, com prova dos vinhos DOQ Priorat incluída. O quarto é espaçoso, muito confortável e com vista para as montanhas Priorat. Todos os quartos TV, aquecimento e ar condicionado, roupeiros, Internet WIFI, e banheiro com “amenidades” e secador de cabelo.

Visita e Degustação

Foi um momento realmente especial pois a visita e degustação foi também conduzida pelo próprio Christopher Cannan, que é uma simpatia de pessoa e conhece muito sobre os vinhos do mundo, visto que começou na indústria do vinho na década de 1970 como fundador da Europvin, uma empresa internacional com sede em Bordéus com a missão de fornecer um portfólio excepcional de vinhos da Europa para todo o mundo.

A vinícola é pequena e aconchegante e está situada no subsolo da propriedade com uma produção aproximada de 35.000 garrafas por ano, entre os rótulos do portfólio.

Após uma rápida passagem pelas instalações iniciamos a degustação dos 5 rótulos da Clos Figueras, entre os brancos e os tintos. Nossa avaliação e detalhes técnicos a seguir:

Serras del Priorat Blanco 2022: uvas 100% Garnacha Blanca. Fermentação em cubas de inox de 1000 litros controlando a temperatura com 6 meses de envelhecimento em tanque de aço inoxidável. Fresco na boca com bom equilíbrio, aromas de peras e frutas amarelas como pêssegos e damascos. Um toque de mineralidade com final médio.

Font de La Figuera Blanco 2023: corte de Viognier com Garnacha Blanca e Chenin Blanc. Fermentação em cubas de inox com temperatura controlada e maceração do Viognier. Fermentado em barricas de carvalho francês com temperatura controlada para Garnacha Blanca e Chenin Blanc. O vinho estagia em inox sobre as borras durante 6 meses. Mineral e fresco refletindo o solo xistoso com notas de pêssego, damasco e pêra.

Serras del Priorat 2022: corte de Garnacha, Carignan, Syrah e Cabernet Sauvignon. Estagia 4 meses em barricas usadas de 500 litros de carvalho francês. Aromas primários de frutas vermelhas e toques sutis de caramelo. Notas de mineralidade com notas de baunilha e ervas mediterrâneas. Final médio.

Font de La Figuera 2021: corte de Garnacha, Carignan, Syrah e Cabernet Sauvignon. Estagia 12 meses em barricas usadas de 500 litros de carvalho francês e mais 12 meses em garrafas. Sabores de frutas vermelhas silvestres e carvalho tostado fino. A entrada é fresca, gourmand e elegante com o clássico toque mineral do Priorat.

Clos Figueres 2019: obviamente o grande destaque da degustação. Corte de Garnacha e Carignan de vinhedos com mais de 80 anos. Estagia 14 meses em uma combinação de barricas novas e usadas de 500 litros de carvalho francês. Aromas de cereja vermelha e frutas negras com um toque elegante de cedro. Em boca tem o carácter mineral clássico do Priorat. Suave e rico, com grande delicadeza, profundidade e boa complexidade. Potencial de envelhecimento até 20 anos.

No Brasil os vinhos são importados pela Mistral.

Excelente opção para visita e hospedagem no Priorat!

Bons vinhos a todos

Serviço:
Website: www.closfigueras
Instagram: @closfigueraspriorat
Importador no Brasil: Mistral

Deixe um comentário