5 Razões para Beber Vinho Todos os Dias

Os cientistas e médicos vêm apresentando cada vez mais evidências de que o álcool faz mal à saúde. Mas o vinho tinto seria uma exceção, podendo até fazer bem, dizem alguns. Será que isso é verdade?

Um ponto importante, antes de apresentar os benefícios do vinho, é que, como disse o Doutor Drauzio Varella no vídeo abaixo, substituir uma doença por outra seria um erro, mas o consumo do vinho com responsabilidade e auto-controle (evitando o alcoolismo) pode sim ajudar a prevenir algumas doenças e melhorar a qualidade de vida.

  1. Beber Vinho todos os dias ajuda a reduzir o risco de Infarto e outras doenças cardiovasculares.

Um estudo com 38.000 homens acima dos 40 anos mostrou que uma pessoa que tomava ao menos duas doses de 5 mg de álcool por dia, diminuiu em até 31% o risco de infarto.

O vinho tinto é feito com uvas que contêm micronutrientes conhecidos como polifenóis. Eles atuam como antioxidantes e podem proteger o organismo contra algumas doenças e ainda combater o envelhecimento.

Os polifenóis protegem tanto as células quanto outras substâncias químicas naturais do corpo contra os danos causados pelos radicais livres.

  1. O Vinho ajuda a prevenir cáries.

O vinho (principalmente tinto) pode ajudar na prevenção da cárie dentária. Ele tem benefícios no fortalecimento do esmalte e das gengivas, devido à presença de polifenóis. Eles também ajudam na redução do sangramento da gengiva e úlceras na boca.

  1. Vinho Tinto tem Propriedades Anti-inflamatórias e Anti-coagulação. 

American Chemical Society descobriu que os fenóis encontrados no vinho previnem a agregação de plaquetas, combatendo assim tromboses que podem ocluir o revestimento interno dos vasos sanguíneos. Possui também propriedades de afinamento do sangue e escores mais altos do que a aspirina (ácido acetilsalicílico), a este respeito. A aspirina é geralmente tomada como uma medida preventiva para ataques cardíacos.

  1. O consumo do vinho ajuda na fertilidade.

Muitos casais talvez nunca tiveram este problema, mas às vezes, engravidar não é assim tão simples. Isso se deve a uma série de características do organismo feminino que podem fazer uma gravidez demorar até um ou dois anos para chegar. Do mesmo jeito que não se sabe por que isso acontece, o Centro de Ciência Epidemiológica Dinamarquês, após um levantamento enorme, constatou que beber vinho regularmente diminuiu quase um terço do tempo de espera entre 30 mil mulheres estudadas.

  1. Aumenta o desejo e a satisfação sexual.

Uma pesquisa publicada no The Journal of Sexual Medicine, realizada com 798 mulheres italianas da região de Chianti, entre 18 a 50 anos e que não reclamavam de nenhuma disfunção sexual, concluiu que quem consome duas taças de vinho por dia, apresenta aumento no nível de desejo e satisfação sexual. Isto acontece porque os compostos do vinho tinto aumentam o fluxo de sangue em áreas específicas do corpo. O link da pesquisa está aqui.

Mas lembre-se: tudo o que é exagerado é ruim, então beba com moderação!

Fontes:
http://www.jsm.jsexmed.org/article/S1743-6095(15)32277-3/fulltext
https://drauziovarella.com.br/
https://www.acs.org/content/acs/en.html
https://setorsaude.com.br/10-beneficios-do-vinho-tinto/

7 comentários em “5 Razões para Beber Vinho Todos os Dias

  1. Outros fatores com agregador de pessoas, relaxante, li um estudo falando, que descobrir os aromas durante a degustação, ajudava a criar novas sinapses ( impulsos nervosos que devem passar de uma célula à outra para que ocorra uma resposta a um determinado sinal) ajudando na prevenção do alzheimer por estimular o cérebro.
    Fora proporcionar prazer por horas ! Abraço Sitta !

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário