Vinhos: Uma Ponte para a Amizade

Amigos,
O próximo Post foi escrito pelo confrade Fernando Procópio. Ele me fez lembrar de uma frase que escrevi naquela que foi, na minha opinião, a postagem mais marcante do Blog, há cerca de dois anos, quando meu pai faleceu.
Convido vocês a refletirem sobre o poder do vinho de unir pessoas e fortalecer amizades! Boa Leitura!!

“Uma boa companhia vale mais que 10 anos em garrafa!”

Ao ler o post de comemoração do aniversário de dois anos do VaoCubo (link no final da página) e relembrar a transformação que se passou na vida de nosso amigo Rodrigo Sitta, fiquei pensando em várias nuances que nós, amantes do vinho, temos em comum. Mas, uma em particular me chama a atenção.

Compartilhar… Uma palavra que está tão em voga.

Nós, que pertencemos a essa turma que tanto valoriza o vinho, sabemos bem o que é isso e o valor que tem.

É bem curioso esse prazer que temos de oferecer aos amigos os nossos melhores vinhos. E o que sinto ao meu redor é o mesmo sentimento. O mundo hoje está repleto de mesquinharia, de atitudes de esperteza, de quem quer levar vantagem. Isso está presente nas relações pessoais e – arre! – de trabalho. As pessoas negociam para vencer, para “se dar bem”. Há pouco espaço para o “ganha-ganha”, tão propalado pelas consultorias de gestão. Há muito pouco interesse pelas consequências das ações que se tomam no trabalho ou mesmo na vida privada. É claro que há exceções, normalmente nas verdadeiras amizades.

Nesse outro mundo a que pertencemos – o mundo do vinho – reina uma postura totalmente diferente: todos querem oferecer o que há de melhor em suas adegas. Ninguém se pergunta se os demais componentes do encontro para o qual se está levando sua garrafa possuem a mesma condição ou o mesmo nível de rótulos. A satisfação está em satisfazer os confrades e até, quem sabe, surpreendê-los com aquele vinho que irá “causar”. Mas, não há competição. Há, sim, prazer em doar. Ninguém me parece frustrado por não ter sido quem ofereceu o melhor do jantar. O sentimento é de usufruir os melhores, ainda que outros os tenham trazido. Pouco importa quem.

 

Nesses anos todos, provei vinhos que nunca poderia adquirir, graças ao desmedido desprendimento de amigos. Sou eternamente grato a eles. Ao mesmo tempo, regalei outros, em outros círculos, que tenho certeza de que seus participantes não estariam em condições de experimentar.

Screenshot_20190623-192458

É claro que já tive algumas (pouquíssimas) decepções, em que se procurou buscar uma forma de nivelar o valor das garrafas aportadas, mas isso sempre fracassou. Esse tipo de atitude logo acaba em desfazimento do grupo, porque não está de acordo com a essência do compartilhamento.

Esse altruísmo de nossas rodas tem um efeito mágico: quanto mais você se doa, mais o seu grupo vai elevando o nível de conhecimento enológico. Com o transcorrer dos anos, todos evoluem: seus amigos passam a apreciar vinhos melhores e, consequentemente, o retorno vem em conhecimento e inestimáveis surpresas para todos.

Essa é – creio eu – a razão pela qual tantas grandes amizades nascem em torno dessa bebida sem igual. Portanto, aproveitemos e brindemos: saúde, amigos!

Fernando Procópio
Apreciador de Vinhos

 

Links dos Posts citados:
2° Aniversário do Blog – Um Agradecimento ao Vinho!
Quantos anos devemos guardar um vinho? Uma pequena lição que aprendi.

29 comentários em “Vinhos: Uma Ponte para a Amizade

  1. Sensacional, Procópio! Digo com toda certeza, não fosse por amigos generosos e sensíveis, não teria provado nem 1/3 do que já provei. Da Bahia, passando por Brasília, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais e por aí vai… Sou eternamente grato e guardo na memória uma lista de retribuição. Um dia ainda quero retribuir um a um. Um abraço e parabéns pela sensibilidade.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Belas palavras, Procópio. Em um mundo em que o individualismo e a competitividade parecem cada vez maiores, é bom lembrar a verdadeira essência do vinho: a partilha, os bons momentos e as amizades. Posso dizer que a grande maioria das minhas maiores amizades nasceu em torno de uma garrafa de vinho – em alguns casos são mais de 15 anos de amizade verdadeira, muitas garrafas, experiências e risadas compartilhadas.
    Um abraço e espero em breve poder compartilhar boas garrafas com essa turma aí.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s