Terragnolo

Amigos.
Último texto deste início de cobertura das vinícolas brasileiras. Em breve voltaremos a falar deste assunto por aqui.
Boa Leitura!

Nossa terceira e última parada (se você perdeu os 2 primeiros posts, leia aqui. Marco Luigi e Don Laurindo) desta visita pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha foi a Terragnolo.

Apesar da história dessa vinícola se misturar com a da Casa Valduga, a Terragnolo é a vinícola mais jovem que fomos conhecer. Foi fundada em 1999 por Sandro Valduga, bisneto de Luigi Valduga, trazendo com ele toda a tradição e cultura da família que chegou ao Brasil em 1875. Os primeiros vinhos são de 2005 e são elaborados com 100% de uvas dos próprios vinhedos, cuidados pessoalmente pelo Sandro.

 

Um diferencial dessa vinícola é que é possível comprar as barricas de vinho e colocar o nome/rótulo que quiser (barricas de 225 litros ou cerca de 300 garrafas). O cliente pode escolher as uvas de acordo com seu gosto pessoal (claro, com a ajuda do Sandro!) e a Terragnolo produz o vinho.

Durante a nossa visita não tivemos a oportunidade de degustar os vinhos mais nobres da vinícola, mas fomos surpreendido com a experiência de provar um vinho sendo tirado direto da barrica. Com certeza, foi o melhor Cabernet Sauvignon desta nossa viagem a Bento Gonçalves.

 

Além deste, outro vinho que me chamou a atenção (e rendeu mais uma garrafa na mala) foi o Merlot Reserva 2013. Com 95% Merlot e 5% Cabernet Sauvignon, esse vinho fica 24 meses em barricas de carvalho francês e americano. É um vinho de cor vermelha rubi, aromas de frutas vermelhas silvestres, com toque de especiarias, corpo médio e bem equilibrado.

 

A Terragnolo também produz sucos de uva – tinto e branca – e geléias. A de mirtillo acabou parando na nossa mala também!

Para quem tiver o interesse de se hospedar no próprio vale dos vinhedos, eles tem também uma pousada. São poucos quartos, mas todos tem hidromassagem com cromoterapia na sacada (nada mal, não é mesmo?!). Além disso, tem também um SPA onde todos os produtos são feitos à base de uvas.

Serviço
Loja Online: https://www.terragnolo.com.br/encomenda
Visitas e Degustações: A degustação dos três vinhos de entrada não tem custo. A degustação com 4 vinhos de barricas custa R$ 80,00. Necessário agendar a visita pelo telefone (54) 3453-1103 ou email terragnolo@terragnolo.com.br
Endereço: Via Trento, 1458, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS

 

2 comentários em “Terragnolo

Deixe um comentário