Por Jackie Javkin
Masi Tupungato é uma vinícola com foco na sustentabilidade e que se mistura com a paisagem de Mendoza e seus vinhedos. Seu principal valor é a expressão do terroir, combinando a utilização dos métodos clássicos da região com a constante inovação tecnológica.
O projeto vitivinícola desenvolvido na Argentina pela Masi Agrícola, empresa italiana com sede em Valpolicella desde 1772, produtora de valiosos vinhos venezianos e uma líder na produção de Amarone, está localizado na região do Vale de Tupungato, no distrito de La Arboleda, na província de Mendoza. A propriedade possui vinícola própria e 150 hectares de vinhedos plantados. A sua filosofia é o cuidado e o respeito com o meio ambiente e todos os seus vinhos são 100% orgânicos.
Vale esclarecer que, apesar de existirem diferentes certificações para vinhos orgânicos, são vinhos que não estiveram em contato com agroquímicos em toda a cadeia produtiva. Nos vinhedos orgânicos não são utilizados produtos sintéticos, ou seja, herbicidas, fungicidas e pesticidas, além dos fertilizantes serem preferencialmente de origem natural. Também há uma outra preferência por agentes de clarificação de origem natural e por menor uso de dióxido de enxofre. A gestão cuidadosa dos vinhedos Masi levou à certificação orgânica para as propriedades Masi Tupungato na Argentina. As principais práticas de sustentabilidade adotas pela Masi são: água da chuva para irrigação, substâncias naturais como fertilizantes, anti-parasitas naturais, práticas de cultivo que melhoram a relação vinhedo / ambiente, favorecendo a biodiversidade e a presença de organismos úteis ao controle natural dos parasitas da videira.
Os vinhos da vinícola Masi Tupungato são elaborados com a técnica de apassimento. É um procedimento muito utilizado na Itália, mais especificamente de Venezia, e Masi tem uma vasta experiência a nível internacional. A produção dos grandes Amarones, envolve a desidratação das uvas após a vindima durante um determinado período, o que resulta na concentração de açúcares, aromas e sabores. O resultado é um vinho estruturado, complexo, elegante e com uma concentração de sabor muito boa.
Atualmente Masi Tupungato tem três (3) rótulos em sua linha:
Masi Tupungato Passo Blanco: 60% Pinot Grigio (com apassimento) e 40% Torrontés. Tem a característica carga aromática do Torrontés Argentino combinada o Pinot Grigio com apassimento, o que lhe confere um efeito de vinho elegante com o estilo dos brancos da região do Veneto.
Masi Tupungato Paso Doble: 70% Malbec e 30% Corvina (com apassimento). Com grande intensidade aromática, picante, algo doce e com notas de cerejas. Muito boa persistência e taninos suaves. Sem dúvida, um expoente de Masi Tupungato que expressa o terroir e a elegância de Corvina Veronese.
Masi Tupungato Corbec: 70% Corvina e 30% Malbec. Neste caso, 100% do vinho é com a técnica de apassimiento. A corvina oferece aromas de cerejas e um amplo veludo, que complementam perfeitamente o caráter tânico do Malbec argentino. Um bom resultado para um vinho com intensidade, riqueza e elegância.
No Brasil, você pode encontrar os vinhos da Masi no link a seguir: Portus Cale by Carlos Mazon
A característica dos vinhos Masi Tupungato é a união entre o estilo italiano e a paixão argentina. O denominador comum em todos os seus vinhos é o frescor e a vivacidade da fruta aliada à mineralidade do local. São vinhos que nos fazem viajar tanto para a região do Vale do Tupungato, em Mendoza, quanto para a região do Vêneto, na Itália.
Excelente artículo Jackie. Muchas gracias vpor compartir. El blanco es uno de mis preferidos, ideal para este clima primaveral.
Cariños
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente artículo, gracias Jackie!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vinazos los de Masi y encima orgánicos, un lujo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gracias Jackie, por compartir tan lindos proyectos de la vitivinicultura argentina. Que sigan los éxitos! Salud
CurtirCurtido por 1 pessoa
La corivna de Masi es excepcional, un deleite!
Salud Jackie!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vinazos los de Masi, son una bomba de fruta y especias. Muy buen artículo. Salud!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Buenos vinos y orgánicos! Muy buena nota Jackie.
CurtirCurtir
Muchas felicidades Jackie, maravilloso artículo. Gracias por compartir
CurtirCurtir
Felicitaciones por el artículo, siempre un paso adelante.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vinos orgánicos, no había escuchado de ellos. Gracias por compartir Jackie, un fuerte abrazo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muy interesante, saludos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gracias por el artículo Jackie! A descubrir los vinos d Masi.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Felicitaciones por la nota, me dio ganas de probar el corbec.
CurtirCurtir
excellent article, cheers!
CurtirCurtir
Gracias por compartir, gran nota Jackie!
CurtirCurtir
Felicidades, gran art!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amo los vinos orgánicos y masi es una de las bodegas preferidas. Gracias Jackie por adentrarnos en la historia de la bodega.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gran artículo para una gran bodega, que piensa más allá de lo económico cuidando el planeta.
CurtirCurtir
Muchas gracias por compartir Jackie. Felicitaciones!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Grandes vinos tenemos en la región de Valle de Uco. Me falta probar el Corbe, muy buena descripción. Saludos a todxs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Increíbles los vinos de Masi Tupungato que cuida el medio ambiente. Genia Jackie!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muy buen artículo, felicidades Jackie.
Cheers
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que genia Jackie, felicitaciones! Muchas gracias por difundir los vinos d nuestro hermoso país.
CurtirCurtido por 1 pessoa