Vinhos e Vinícolas de Bituruna

Por Ivan Ribeiro

Vocês conhecem a cidade de Bituruna no Paraná? Não? Pois saibam que lá tem uma Rota do Vinho e que a região teve vinhos premiados na Wines of Brazil Awards, que é o maior concurso do segmento de vinicultura e consagra os melhores vinhos do país em várias categorias.

Pois é, a Vinícola Sanber foi agraciada com 3 prêmios nos seus vinhos da linha Tozetti (vamos falar disso mais adiante). Foram mais de 2048 rótulos e 164 vinícolas envolvidas no Concurso. Provas e concorrência pesada. Contudo, essa pequena cidade no interior do Paraná conseguiu se destacar com premiações importantes que valorizam e agregam importância à região.

Bituruna3

Muito embora já tenha uma Lei Estadual que a reconheça como a Capital da produção de vinhos do Estado, com forte tradição na vitivinicultura que fez crescer na região através de imigrantes Italianos que trouxeram para região essa cultura enraizada nos seus descendentes que perpetuaram a cultura das videiras, seu plantio e a produção de vinhos. Bitutuna conta hoje com cinco vinícolas e centenas de produtores, que produzem tipos de uvas que dão um resultado de vinhos com sabor especial, agregando outras ações como o turismo rural e a gastronomia típica italiana.

Essas vinícolas formam a rota de visitas do vinho, juntamente com restaurantes, que são assessorados por diversos Órgãos, como a Associação dos Produtores de Uva e Vinho do Município de Bituruna – APRUVIBI e o SEBRAE, que realizam o trabalho para formação e recebimento da cidade de sua Indicação Geográfica IG, da uva Casca Dura. Uma, casta de extrema importância para região e que tem sido o diferencial dos vinhos de Bituruna.

Bituruna2

Além da Casca Dura, uva que também é chamada de Goethe, a região de Bituruna que produz toneladas da fruta anualmente, cultivam as variedades Bordôs, Niágara, Merlot e Cabernet Sauvignon. Numa região marcada pelo clima subtropical, com solo propício e num alto relevo, situada entre as cidades mais altas do Paraná. Pontos que fizeram do local uma região próspera e atrativa para manutenção da vitivinicultura e criação de raízes nas novas gerações.

Dentre esses destaques temos a Vinícola Sanber, conforme mencionados acima, que vem há mais de 80 anos trabalhando para inserir Bituruna no mercado de vinhos de alta qualidade e contando com duas linhas: a Tozetti e a Sanber. Destacam-se os premiados Tozetti MerlotTozetti Cabernet Sauvignon e o queridinho e único Casca Dura.

Com o vinho da casta Casca Dura, que é um dos ícones do município, feito com uma uva única cultivada em Bituruna. A produção desta espécie de uva é feita em pequena escala mundo a fora, tendo em Bituruna o clima perfeito que garante à casta chegar na sua maturação perfeita. “Temos aqui uma complexidade aromática ímpar. Nossa altitude, o solo e nosso clima transformam essa uva em algo indescritível”, como bem retrata a enóloga da Vinícola Sanber, Michele Bertoletti Rosso, sobre o assunto.

Hoje Bituruna é oficialmente a capital paranaense do vinho e entrará, em breve, na história do vinho Nacional com o recebimento da IG – Indicação Geográfica para os vinhos Casca Dura e Bordo. Atualmente os produtores já fazem uso da marca Vinhos de Bituruna, que traduz a qualidade da produção no segmento e ainda eleva o nome da região.

IMG-20210127-WA0023

Além da Vinícola Sanber, que mereceu esse destaque especial, temos outras 4 vinícolas que forma o Roteiro dos Vinhos que deve ser visitado por todos: a Di Sandi, Bertoletti, Politano e Bituruna (Vinhos Dionísio Sandi e DELL Mont). Isso sem considerarmos outras lojas e adegas da região que valem a visitação.

VINÍCOLA DI SANDI:

A Vinícola traduz num resumo de “Tradição de Gerações”. Foi criada em 1933 por Luiz Antônio Sandi e Assunta Vens Sandi que saíram do Rio Grande do Sul para o Paraná trazendo na mala ramas de parreiras que seriam os vinhedos do futuro e iniciava a história.

Numa localidade com quase 1.000m de altitude, solo fértil, onde as parreiras se desenvolvem bem, foi fundada em 2002 a Vinícola Di Sandi, e desde então a família busca preservar sua tradição em vitivinicultura e o sucesso alcançado na produção de vinhos se deve em grande parte a união familiar.

VINÍCOLA E SALUMERIA POLITANO.

Uma tradição que já se encontra na 5º geração e assim vai a história emanando a paixão pelo vinho e cultivo das videiras que vem sendo passado de pai para filho desde 1958, com conhecimentos adquiridos pela história de vida e aperfeiçoado pelas gerações mais recentes. Deixando de ser uma cultura artesanal para ser algo mágico e com mais preparo.

Em maio de 2012 foi inaugurada nova loja de frente para rua, sendo a vinificação / salumeria construída onde antes era a estrevaria.

Hoje a vinícola produz vinhos e sucos de uva. Vinhos com as uvas, cuja maior parte vem de parceiros da região de Caxias do Sul Rs e de Palmeira – Paraná, com as castas comuns Bordo, Lorena, Moscato Embrapa e Niágara.

Eles tem parceria também com a Vinícola Bertoletti, também de Bituruna, na produção de suco de uva integral. E tendo uma produção de aproximadamente 35 mil litros de vinho por ano, entre tinto, branco e Rose. Os produtos são comercializados principalmente na loja situada no Caminho do Vinho, são vinhos leves, jovens e frutados que remetem o sabor da uva comum.

Além dos vinhos a Vinícola também produz produtos derivados da carne do porco, em sua Salumeira. Em 1998 os proprietários da Vinícola, tendo em vista todo crescimento do turismo na região, buscaram se aprimorar na arte de fazer salame e criar outros produtos e melhorar os costumes que já eram da família buscando novas tecnologias, higiene e limpeza na produção com a finalidade de regulamentar a atividade. Produzindo hoje uma enormidade de produtos, tais como: Linguiça com um leve toque de alho na sua receita, Salame de pernil temperado com vinho são três: tradicional, com azeitonas e com pimenta calabresa, Torresmo, Banha, carne na banha, dentre outros produtos que estão sendo estudados na região.

CONCLUSÃO:

Assim, mapeamos mais uma belíssima região dos Terroirs Nacionais e vamos expandindo e conhecendo nosso imenso Brasil com todos os seus terroirs e regiões vinícolas.

Aqui foi mais uma parte da história dos vinhos e vinhedos do Paraná, com mais uma conquista a caminho, que será o recebimento da Identificação Geográfica das Uvas Bordô e Casca Dura. Em breve novos terroirs e novas regiões. Ou regiões já conhecida de todos para que possamos mapear o Brasil por completo.

O Terroir Paranaense e seus Vinhos e Vinícolas

Ivan Ribeiro do Vale Junior.
Advogado / Sommelier / Professor / Escritor
WSET / ISG / FACSUL / UFRGS
@duvalewinetasting

Um comentário em “Vinhos e Vinícolas de Bituruna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s