Achaval Ferrer: Guardiões de um Legado

Por Jackie Javkin

Achaval Ferrer é um projeto que nasceu em 1988. A espinha dorsal do projeto é o respeito pela natureza com o objetivo de conseguir a mínima intervenção no manejo do campo e das uvas. Além disso, possuem três vinhedos e vinhas com mais de 100 anos.

A vinícola foi construída em 2006. Um edifício moderno, contemporâneo, simples, com janelas que oferecem uma vista incrível dos vinhedos e das montanhas ao fundo. A poucos metros do prédio, pode-se observar oliveiras centenárias, vinhas e jardins ideais durante a época da colheita. Está localizada na emblemática zona de Agrelo, na Rota 7, no departamento de Luján de Cuyo.

Além disso, você pode encontrar um pitoresco recanto de vinhedos na área de Perdriel, também em Luján de Cuyo, Achaval Ferrer possui um novo Espaço Estate, um lugar para viajar e fazer uma espécie de cronologia no tempo através de seus grandes ícones.

Os protagonistas sem dúvida são: “Finca Bella Vista, Finca Altamira e Finca Mirador”, vinhos provenientes de vinhas centenárias que refletem a história, o terroir, valorizando a sua origem, além do “Temporis”, o blend das 3 Fincas.

+ Bodega Matervini: Vinhos que Expressam Terroir e História

Eles são caracterizados por baixo rendimento e alta concentração. Frutos mais concentrados, complexos e vibrantes, produto da utilização de uma série de técnicas, incluindo poda e desbaste. Ao deliberado baixo desempenho, soma-se o arranjo de plantas, com alto grau de densidade. A média que fica próxima de 2.600 plantas por acre, faz com que as plantas concorram entre si e devam se esforçar para alcançar raízes mais profundas, bem como fazê-las perder o vigor em busca de frutos mais concentrados. Eles têm a filosofia de mínima intervenção e máxima expressão. Durante o processo de vinificação, a mensagem do terroir é respeitada e cuidada, gerando vinhos puros e vibrantes.

Gustavo Rearte é o enólogo do projeto e procura expressar todas as características dos diferentes terroirs de Altamira, Perdriel e Medrano, obtendo a complexidade de cada um. Ano após ano ele entende mais cada zona, avaliando como o clima afeta as produções e assim podendo trabalhar melhor no próximo ano. Está na profissão há mais de 15 anos e teve a oportunidade de fazer vinhos na Itália, EUA e Nova Zelândia. Desde 2013 faz parte da equipe de enologia da Achaval Ferrer e aplica toda a sua experiência e conhecimento no projeto.

A seguir, destaco alguns vinhos do projeto:

ACHAVAL FERRER MALBEC 2021:
Uvas 100% Malbec. Durante todo o processo de elaboração do vinho, com remontagens diárias, não existem filtrações ou macerações pré-fermentativas a frio, a acidez natural que as uvas trazem é preservada (não é corrigida), não sangram durante a maceração fermentativa, nem são adicionadas enzimas de qualquer tipo durante a vinificação. A fermentação ocorre em tanques de cimento a alta temperatura (entre 29 e 32 graus Celsius) com remontagens diárias. A fermentação maloláctica é 100% espontânea durante o envelhecimento em barricas. O envelhecimento ocorre durante nove meses em barricas de carvalho francês de segundo uso produzidas pela Boutes & Mercury.
Este vinho expressa Malbec e Mendoza em uma linguagem universal. É de cor vermelha rubi brilhante. Fresco e floral, com amoras, framboesas e violetas. Denso, espesso, com notável estrutura mineral. Acidez típica do Velho Mundo com taninos sedosos e final longo.

ACHAVAL FERRER MALBEC APPELATION LUJAN DE CUYO 2019:
Achaval Ferrer Malbec Appellation Luján de Cuyo é um blend de Malbec proveniente de vinhedos localizados em Las Compuertas, Perdriel e Agrelo. O vinhedo de Las Compuertas confere elegância e carácter floral, Perdriel confere intensidade e Agrelo, plantada em 1923, com quase 100 anos de história, confere força, especiarias e potência no meio de boca. Seguindo a filosofia de mínima intervenção na adega, foram utilizadas barricas de segundo e terceiro uso no processo produtivo durante 13 meses de envelhecimento. A utilização de barricas com estas características tem menor presença de tosta, produto da madeira que lhe fecha os poros, o que permite uma evolução mais lenta e delicada onde se mantém o carácter frutado dos vinhos enquanto os taninos são polidos.

ACHAVAL FERRER MALBEC APPELATION VALLE DE UCO 2019:
Blend de Malbec proveniente de vinhedos localizados em Gualtallary, Chacayes e Altamira. O vinhedo de Chacayes, em Tunuyán, confere notas de sopé, ervas da montanha e aguaribay, árvore regional. Gualtallary, em Tupungato, confere poder, audácia e intensidade. Altamira, em La Consulta, devido ao clima extremo aliado à altitude, proporciona mineralidade e um carácter bastante selvagem com taninos marcados.
Apresenta uma cor vermelha rubi com tons violáceos brilhantes. Presença de aromas de amoras e ameixas pretas, violetas, groselhas e um toque de couro, com 13 meses de estágio em carvalho de segundo e terceiro uso.
Esta nova série chega num momento de maturidade que nos convida a reconhecer denominações de origem num país de grandes extensões, a interpretar as características de cada uma delas. Reconhecer a microdiversidade é dar voz às vinhas e deixá-las falar através dos seus frutos.

ACHAVAL FERRER FINCA ALTAMIRA 2019:
Desde 1999, ano em que foram produzidos pela primeira vez seus três icônicos vinhedos únicos: Finca Bella Vista, Finca Mirador e Finca Altamira, podemos explorar a complexidade dos mais seletos terroirs de Mendoza e foi possível posicionar a Argentina ao nível dos grandes produtores de vinho do mundo.
Uvas 100% Malbec de um vinhedo localizado em Altamira (Valle de Uco, Mendoza) a 1.100 metros acima do nível do mar. O solo é de origem aluvial. Possui uma superfície rasa (30 cm) de calcário combinado com cinzas vulcânicas sobre grandes camadas rochosas erodidas, ricas em sedimentos vulcânicos e com drenagem. O sistema de condução é por treliça vertical de 1,30 a 1,50 metros. Estagia 14 meses em barricas novas de carvalho francês.
Altamira é montanha, clima extremo. Quietude e calma combinam-se com a intensidade do alto Tunuyán. É uma das Quintas mais bem proporcionadas pois apresenta uma imensa gama aromática, com notas que vão desde frutas negras, amoras e frutas vermelhas até flores, picantes, fumados, minerais e exóticos. É rico, elegante, sedoso e persistente.

ACHAVAL FERRER FINCA BELLA VISTA 2019:
Bella Vista, onde está localizada a sede da vinícola, é amplitude e espaço, reflexo da imensidão do rio Mendoza. Distingue-se pelas suas características balsâmicas e textura de trama muito fina. É 100% Malbec da região de Perdriel (Luján de Cuyo, Mendoza) a 990 metros acima do nível do mar. O solo é de origem aluvial, franco-arenoso fino com cascalho por baixo e boa drenagem. A fermentação maloláctica é 100% espontânea durante o envelhecimento em barricas. Estagia 14 meses em barricas novas de carvalho francês.
É o estilo histórico da casa de cor granada escura, oferecendo ameixas maduras, frutas vermelhas, ervas do campo e um pouco de mentol. O seu envelhecimento suave sublinha o carácter do terroir. É um vinho complexo, suculento na boca, com taninos envolventes e frescor bem marcado, conferindo intensidade e profundidade. Um excelente vinho com grande potencial de envelhecimento.

ACHAVAL FERRER FINCA MIRADOR 2019:
Finca Mirador, em Medrano, tem potencial para ser um verdadeiro “Grand Cru”.
Uvas 100% Malbec da região de Medrano (Junín, Mendoza) a 700 metros acima do nível do mar. O solo é de origem aluvial, com uma camada superficial de cerca de 80cm de argila sobre um leito de areia e rocha erodida.
Tem um rendimento de 2.500 quilos por hectare e uma gestão sustentável da vinha. Estagia 14 meses em barricas novas de carvalho francês.
Este vinho de parcelas de mais de 100 anos, bastante estruturado, com uma presença marcante de frutas negras, grafite, ervas e especiarias, e que promete continuar a adquirir complexidade com o passar dos anos. Ideal para beber agora ou guardar algumas garrafas para observar a sua evolução daqui a alguns anos. Sem dúvida um grande vinho argentino que nos representa no mundo.

Na Achaval Ferrer, o legado do tempo foi protegido numa época em que o antigo foi substituído pelo novo. Atualmente, continuam com o legado mantendo o DNA de plantas centenárias e aliando a paixão à sabedoria, para criar vinhos que expressem o terroir excepcional a que pertencem.

A Finca Bella Vista, coração da vinícola Achaval Ferer, está a menos de meia hora da cidade de Mendoza e aos pés da Cordilheira dos Andes e do leito do rio Mendoza. Tanto o turismo local quanto o internacional podem agendar visitas todos os dias e um há alguns meses lançaram o novo restaurante “Quimera Bistro” onde você poderá viver uma experiência incrível, combinando a cozinha de vanguarda e os vinhos guardiões de um legado.

E-mail de exportação: web@clarets.com.br / winery@achaval-ferrer.com
Vendas no Brasil: clarets.com.br

Por Jackie Javkin
– Periodista y Productora de Contenidos.
– Conductora y Productora de Contenidos en Recorriendo Sabores.
– Consultoría de Marketing y Comunicación.
– Organizador de ediciones Wine Fest en Bs.As. -Argentina.
– 10 años comunicando. Miembro de la Asociación Argentina de Sommeliers

5 comentários em “Achaval Ferrer: Guardiões de um Legado

Deixe um comentário