Roteiro Priorat: Mas Martinet

Amigos,

No final do mês passado tivemos a oportunidade de visitar algumas vinícolas da região do Priorat. Nos nossos próximos posts, vamos descrever um pouco do que conhecemos e aprendemos sobre os vinhos e vinícolas dessa região de enorme prestígio, tanto na Espanha como no mundo.

Nossa primeira parada é na vinícola Mas Martinet.

Uma breve introdução

A Denominação de Origem Qualificada Priorat (no idioma Catalão se escreve Qualificada ao invés de Calificada) é uma pequena região montanhosa localizada no coração da província de Tarragona. De acordo com as leis da Catalunha, todo o território da DOQ Priorat faz parte de uma região administrativa conhecida como ‘Priorat’, que também inclui uma área que não faz parte da Denominação de Origem.

Essa região não tem a mesma fama e popularidade de outras regiões da Espanha, como Rioja e Ribera del Duero, mas também produz excelentes vinhos. Inclusive o Priorato é uma das duas únicas regiões que possuem o status de DO Calificada, junto com Rioja (considerado o mais alto nível de exigência na produção de vinhos na Espanha).

A D.O.Q Priorat é composta pelos seguintes municípios: Morera de Montsant (que inclui Scala Dei), Gratallops, Porrera, Poboleda, Torroja del Priorat, Vilella Alta, Vilella Baixa, El Lloar e Bellmunt del Priorat. Além disso, dentro dos limites da DOQ Priorat, estão incluídas a parte norte do município da cidade de Falset (Masos de Falset) e a parte leste do município de Molar (Les Solanes del Molar).

8794 - MAPA DOQ PRIORAT 100X70 FONS+CLAR LLUIS

No dia 18 de Abril de 2006 foram aprovadas as novas regras do DOQ Priorat, de acordo com a nova Ley de la Viña y el Vino e a Lei do Vinho e Catalã e publicadas no DOGC Núm. 4.618, de 21 de abril de 2006.

As variedades recomendadas e permitidas do DOQ Priorat são as seguintes:

Variedades tintas recomendadas: Garnacha e Carignan.

Variedades tintas permitidas: Garnacha Peluda, Tempranillo, Picapoll Negro, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir, Merlot e Syrah.

Variedades brancas: Garnacha Branca, Macabeu, Pedro Ximénez, Chenin Blanc, Muscat de Alexandria, Muscat Blanc à Petits Grains, Xarel-lo, Picapoll e Viognier.

Os vinhos brancos devem ter uma graduação alcoólica mínima de 13,0% enquanto os tintos devem ter a graduação alcoólica mínima de 13,5%.

A vinícola

A Mas Martinet foi fundada em 1981. Trata-se de um projeto de vida e um sonho que se tornou realidade. A marca é fruto da paixão de Josep Lluís Pérez e Montse Ovejero pelo conhecimento, pelo método… Significa transferência, substituição geracional, continuidade, persistência, processo de ida e volta. Josep Lluís, Montse, Sara, Núria, Adrià, Marc, Jordi, Armando, Pilar, toda a família está envolvida no projeto, juntamente com uma grande equipe (não pela quantidade de pessoas, mas pela sua humanidade).

A bodega esta localizada entre a cidade de Falset e o povoado de Grattalops, mais precisamente a cerca de 90 minutos de Barcelona.

Aliás, durante nossa visita pudemos ver o senhor Josep Lluís pelos vinhedos. Apesar de aposentado (hoje sua filha Sara Perez é a enóloga responsável), ele regularmente acompanha os vinhedos. Vale lembrar que Sara é casada com René Barbier, outro dos mais prestigiados enólogos da região.

Llicorella é o nome dado ao solo de ardósia característico do Priorat. Confere aos vinhos mineralidade, estrutura, corpo, frescura, persistência; Em suma, tipicidade. Em cada vinha, a estrutura, textura e composição mineral da llicorella são diferentes em nuances e é por isso que, através dos vinhos, procuram mostrar o terroir particular de cada uma das suas vinhas.

Nos vinhedos da Mas Martinet além das vinhas existe o pomar, os terraços de cereais, as oliveiras e amendoeiras, cultivam leguminosas e recuperam nas vinhas variedades silvestres de flores e arbustos para colaborar com o equilíbrio dos seus sistemas agrícolas. Gerem as colheitas de forma ecológica, sendo o mais respeitosos possível com todos os processos para obter vinhos fiéis ao seu terroir.

Percebe-se claramente a influência dessas flores e arbustos típicos do terroir no perfil aromático dos vinhos e em notas no paladar. O calendário lunar indica os melhores dias para tratar a vinha e o solo, demonstrando respeito pela sua terra no dia a dia.

Entre a vinícola e o ponto mais alto dos vinhedos são cerca de 500 metros de diferença de altitude. O caminho até o ponto mais alto é feito através de veículos 4 x 4 e uma degustação foi “improvisada” na parte superior do vinhedo, onde a vista é privilegiada.

O antigo sistema de condução dos vinhedos com dois aros metálicos, criado por Josep Lluís, é único. Eu nunca havia visto. ele foi desenvolvido para aumentar a produtividade no mesmo espaço. Atualmente ele é utilizado em parte do vinhedo, visto que Sara Perez prefere os métodos tradicionais de condução.

A produção atual é de 60.000 garrafas por ano das quais cerca de 70% é exportada para Estados Unidos, Suíça principalmente, além de outros países e 30% é consumido na Espanha.

A vinícola possui apenas seis rótulos em seu portfólio, sendo quatro tintos, um vinho Ranci de sobremesa e um vinho laranja. Os processos de envelhecimento variam de acordo com os rótulos. Pode ser feito em barricas de carvalho, em ânforas, em ovos de concreto ou em demijonh (grandes frascos ovais de vidro).

A Degustação

As visitas na Mas Martinet podem ser feitas em inglês ou em espanhol. Como no nosso grupo haviam mais duas pessoas da Holanda, nosso tour foi em inglês.

A primeira etapa, como citamos anteriormente, foi uma visita aos vinhedos com uma degustação de dois rótulos no alto da montanha. Antes da degustação, na volta pelos vinhedos, percebemos claramente a influência das ervas e flores da região no perfil dos vinhos.

Na sequência uma visita pela pequena mas aconchegante vinícola. Percebe-se claramente que estamos falando de uma vinícola boutique, onde a experimentação vai conduzindo o perfil dos vinhos. Ânforas, barricas de carvalho, ovos de concreto e demijohns se misturam e permitem que Sara possa criar vinhos autênticos.

Por fim, a segunda etapa da degustação, conduzida na sala de visitas que contém livros que contam a história da vinícola e seus criadores. Provamos 4 rótulos sendo que, devido a publicação no blog dos melhores vinhos do mês de dezembro de 2023, com o Clos Martinet 2014 sendo um dos principais destaques do mês, fomos agraciados com uma nova prova dessa excelente safra. A seguir, descremos os rótulos provados:

Martinet Bru 2022: corte de 30% Garnacha, 30% Carignan, 30% Syrah e 10% Cabernet Sauvignon com passagem de 18 meses em barricas de carvalho de diferentes tipos e 14,0% de graduação alcoólica. No nariz aromas com frutas vermelhas frescas, como cerejas e morangos complementadas por um tom mineral distinto. Em boca expressa um caráter mineral com notas de frutas frescas e final frutado. Vendido por R$ 520 na Grand Cru.

Els Escurçons 2018: uvas Garnacha de um vinhedo com 20 anos de idade, fermentado em ânforas e com estagio de 13 meses em demijohns. Essa safra recebeu 95 pontos de Robert Parker. Produção de somente 3.645 garrafas e 40 magnum. Um privilégio.

Camí Pesseroles 2021: corte de um vinhedo de Cariñena, que tem mais de 80 anos, e de um vinhedo de Garnacha mais jovem, de 30 anos. Um vinho fermentado em barricas abertas de castanheiro, e que também envelhece por 15 meses em madeira de castanheiro e em Demijohn.

Clos Martinet 2021: corte de Cabernet Sauvignon, Cariñena, Garnacha Tinta, Merlot, Syrah com passagem de 22 meses em ovos de concreto e 14,5% de graduação alcoólica. Bastante jovem mas muito elegante, com algumas notas balsâmicas no nariz, taninos finos e final prolongado. Vendido por R$ 1.569 na Grand Cru.

Clos Martinet 2014: vale lembrar que este vinho só é produzido nas melhores safras. corte de Cabernet Sauvignon, Cariñena, Garnacha Tinta, Merlot, Syrah com passagem de 22 meses em barricas de carvalho novas e usadas (nessa safra era carvalho) e 13,5% de graduação alcoólica. Vinho elegante, em ótimo momento para abrir, nariz com frutas vermelhas, em boca taninos finos e final prolongado. O grande destaque da fantástica degustação.

Em breve seguimos com nossas postagens da região, até lá bom vinhos a todos!

Serviço:
Mas Martinet:
Website: www.masmartinet.com
Instagram: @masmartinet
Importador no Brasil: Grand Cru

9 comentários em “Roteiro Priorat: Mas Martinet

  1. Incrível experiência Sitta !!! Você conseguiu relatar com detalhes todas as nuances que a região do Priorat mostra , inclusive relatando aquele toque floral que sentimos , que vem justamente daqueles arbustos floridos !! parabéns

    Curtir

Deixe um comentário